Tatuagem autoral, exclusiva e conceitual: entenda aqui!

Conheça agora sobre trabalhos exclusivos que vão para a pele e tornam esse momento muito mais importante para você: Tatuagem autoral!

-

Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.

Conheça agora sobre trabalhos exclusivos que vão para a pele e tornam esse momento muito mais importante para você: Tatuagem autoral!

Esse assunto não é novo, mas é pouco falado na internet, e se procurar no google poucos blogs abordaram a tatuagem autoral (Ainda).

Para abrir a roda dessa conversa, trouxemos o Bernardo Lacerda, artista que acompanhamos alguns anos para falar um pouco sobre, mas além dele super tatuadores e tatuadoras que fazem trabalhos autorais e exclusivos para seus clientes.

Se você busca por tatuagem autoral para estampar sua pele, continue lendo até o final.

Foto de nappy no Pexels

O que você vai ler nesse texto:

  • O que é uma tatuagem autoral?
  • O que é um trabalho exclusivo?
  • O que é um projeto conceitual de tatuagem?
  • Por que devo me preocupar em fazer um trabalho exclusivo?

A tatuagem é um desenho que deve se adaptar a sua anatomia e claro ser um desenho que você deseja ter em sua pele, sendo escondido ou não, é algo que você precisa se orgulhar e não sentir vergonha. 

Por esse motivo sempre indicamos você não escolher um trabalho que já foi feito em outra pessoa, não copiar e valorizar quem cria e estudou para isso.

Conversamos com o Tatuador Bernardo Lacerda, que nos contou que para começar seu processo criativo junto a cada cliente, a pergunta mais importante é porque a cliente ou o cliente quer fazer essa tatuagem. 

Se a pessoa sabe o por que quer aquilo, o caminho será traçado de uma forma fluida com a tatuadora ou tatuador que você escolher. 

Tatuagem Autoral, exclusiva e conceitual:



O que é uma tatuagem autoral?

Nada mais é do que uma tatuagem criada por quem está tatuando (tatuador ou tatuadora). Então isso não vale para quem copia trabalho ou que a referência está muito pertinho do trabalho executado. 

Uma tatuagem autoral pode ser um desenho criado por um(a) tatuador(a) e inclusive ser tatuado mais de uma vez em inúmeras pessoas, e ainda assim ser autoral. (Você vai entender melhor isso abaixo.)

Você pode se identificar com trabalhos e projetos do(a) tatuador(a) que foi criado e ainda não tem “dono” e comprar esse desenho para você, você terá um trabalho em seu corpo autoral, mas não quer dizer ser feito para você, mas pode ser que você seja o único a ter. 

Isso vai estar bem claro quando você for comprar o serviço da tatuagem.

O que é tatuagem exclusiva?


A Tatuagem exclusiva não significa ser autoral, ou a autoral ser exclusiva. Vou explicar melhor: A Tatuagem exclusiva é uma tatuagem que será feita só em você, será desenhada apenas para você ou o desenho será tatuado apenas 1 vez.

Tatuagem Autoral e Exclusiva?


É o que vamos ver muito por aqui: o tatuador ou a tatuadora cria uma arte para o cliente com base no que o cliente passou de referências, mas a criação será do profissional. 

Os flashdays ( evento que serão feitos desenhos autorais, feitos apenas 1 vez, são desenhos que não são repetidos) são exemplos de tatuagens autorais e exclusivas. Os desenhos são feitos pelo(a) tatuador (a) e o cliente não participou dessa criação, mas se identifica com a arte, e junto do(a) artista irá pensar no melhor lugar para encaixar no corpo.

Tatuagem Conceitual, o que seria isso?

O cliente participa dessa criação trazendo sua história, referencias para a tatuagem.

Dessa forma seria uma tatuagem conceitual, o cliente deu o conceito da tatuagem a ser criada. Não tem como separar o cliente da tatuagem, junta tudo: Ela é ao mesmo tempo autoral, exclusiva e conceitual. E isso é baseado na conversa com o cliente, quando surge no primeiro contato o por que, e se esse trabalho for feito em cima dessa resposta ela já é parte do cliente.

Nesse momento que o Bernardo Lacerda nos explica melhor sobre a tatuagem conceitual, nos damos conta da importância de valorizarmos esse trabalho, dessa forma ter uma tatuagem no corpo que iremos sempre nos orgulhar.

Vou apresentar artistas brasileiros que fazem criações autorais, sejam elas conceituais ou não, mas todas feitas apenas 1 vez para cada cliente:

Maureen Sendim
Cidade: Rio de Janeiro – RJ
Contato: [email protected]
Instagram: https://www.instagram.com/mausendim/

Conheça a tatuadora Maureen do Rio de Janeiro que faz artes autorais e inspiradas em sua vivência:

“Tatuo há quase 9 anos e quem começou me ensinando foi a Thais Valente, amiga querida. Hoje em dia faço um trabalho mais voltado para o abstrato. Gosto de pegar referências de grandes pintores e sinto que muito da minha inspiração vem deles, kandinsky, por exemplo, é uma forte influência, mas quando me perguntam o que me inspira eu sempre respondo: tudo, todas as formas que vejo.”


Vino Moraes
Cidade: São Paulo – SP
Contato: [email protected]
Instagram: https://www.instagram.com/Vinomoraes

O Tatuador Vino é de São Paulo e faz um trabalho único que você precisa acompanhar. Conheça um pouco sobre sua história abaixo:

“Sempre me interessei por desenho desde pequeno, aos 24 anos tive a oportunidade de ser aprendiz em um estúdio. Eu gosto de trabalhar com figuras femininas, animais e elementos da cena geek, sempre de forma autoral e exclusiva.

Um trabalho geek e de personagens é possível ser exclusivo para cada cliente, trazendo as referências do cliente e também o estilo que o tatuador ou a tatuadora possuem.


Nikita
Cidade: Brasília – Df
Contato: 61-99660-1523
Instagram: https://www.instagram.com/nikitaink_/

Nikita é de Brasília, uma cidade que respira movimentos artísticos, debates e claro, muita tatuagem, conheça um pouco da história da tatuadora Nikita:

“Eu jogava futebol, e consegui uma bolsa atleta para estudar na faculdade, e quando faltava um ano para eu me formar, conheci o meu mestre (japa), e comecei a trabalhar no estúdio dele, ele me acolheu e me ajudou em tudo. Sou grata demais por isso. E foi daí que terminei o curso e larguei tudo, para viver de tatuagem. Faz 3 anos que estou tatuando.


Leandro Brasil
Cidade: São Paulo – Sp
Contato: (11) 96647-9356
Instagram: https://www.instagram.com/leandrobrasil

O artista iniciou no mundo da tattoo como aprendiz e sempre esteve atrás de conhecimento e estudo em workshops dos mais variados estilos e temas.

“Sempre fui ligado a artes, desenho desde os 9 anos e trabalho com arte desde os 17, comecei a tatuar em 2009, de 2016 para cá, me especializei em arte tribal, minhas maiores inspirações são as tribos de diversas partes do mundo, e suas artes.”

O artista nos inspira ao falar sobre seus planos e sonhos:

“Aprender, penso que esse é meu maior sonho, é muito difícil alguém chegar em algum lugar e parar, não gosto de zona de conforto. Quando vejo que algo que começa se estabilizar, penso em partir para um novo desafio, essas dificuldades que nos fazem evoluir, então estou atrás de uma evolução constante não vejo o porque parar e nem se acomodar.” Leia mais aqui!


Lincoln Lima
Cidade: São Paulo – Sp
Contato: 11 98905-1544
Instagram: https://www.instagram.com/lincolnlimartist/

O artista Lincoln trouxe para tatuagem mais uma forma de se expressar e possibilitar pessoas a carregarem sua arte.

“Artista plástico Autodidata, desde pequeno envolvido com desenho. Tatuo há 15 anos. Meu estilo considero contemporâneo com uma linguagem própria. Minhas inspirações são os artistas do período Moderno.”


Monique Lobach
Cidade: São Paulo – SP
Contato: @moniquelobach ou (27) 99994-3446
Instagram: https://www.instagram.com/moniquelobach/

A tatuadora Monique Lobach é de São Paulo e nos contou um pouco sobre sua história:

“Sou tatuadora há 7 anos, mas convivo imersa em tatuagem desde criança. Me descobri no estilo blackwork, gosto de fazer ornamentais que acompanhem as mais variadas formas dos corpos de cada pessoa, tornando assim cada trabalho único, transmitindo na pele, de forma abstrata a energia de cada um, em conjunto com a minha. Gosto da liberdade das pinceladas, da firmeza dos traços, da delicadeza dos pontos e da solidez do preto chapado.”


Raquel Roman
Cidade: Farroupilha – Rio Grande do Sul
Contato: (54) 99911 1993
Instagram: https://www.instagram.com/raquelromantattoo/

A Designer Raquel conta como se tornou tatuadora e fala sobre sua história:

“Formada em design de produto, trabalhei na área do desenvolvimento e estamparia por muitos anos, sempre fui apreciadora de tatuagens nos estilos old school e oriental, mas foi o fineline que me fisgou como profissional. Tatuando profissionalmente há um ano, tenho como proposta a criação de tatuagens únicas e exclusivas, que carreguem consigo sentimentos e a autoexpressão.”


Alessandro Pikeno
Cidade: São Paulo – SP
Contato: (11) 94198-1739
Instagram: https://www.instagram.com/alessandropikeno

O tatuador Alessandro é de São Paulo, e quando você acompanha seu instagram vê um grande desafio nas coberturas de tatuagem, onde a criação do desenho para essa coverup é preciso fazer exclusivamente para os clientes. Além disso, suas artes sempre acompanham a anatomia do corpo dando fluides em cada traço:

“Comecei fazendo aerografia, logo depois comecei a me arriscar com a arte da tatuagem. Hoje já faz 21 anos que estou exercendo a profissão! Gosto muito de trabalho ornamentais, Coverup, blackwork, buscando sempre fazer um trabalho exclusivo, em poucas palavras gosto de muitos tatuadores iria passar o dia aqui descrevendo os nomes.”


Igor van der Laan
Cidade: São Paulo – SP
Contato: (11) 93096 2818
Instagram: https://www.instagram.com/igorvdl.tattoo

O tatuador Igor é de São Paulo e faz criações fantásticas na área da tatuagem junto com os seus clientes, leia a história dele abaixo:

“Desde criança sempre gostei muito de desenhar. Foi com 27 que decidi aprender a tatuar, e desde então não parei. Hoje, me especializei mais nos estilos de blackwork, fine line, microrealismo, dot speed e wip shading. Busco inspiração em diversas áreas das artes e de outros artistas.”


Erick Andrade
Contato: @erickandradeeee
Instagram: https://www.instagram.com/erickandradeeee

Tatuador Pernambucano profissional há 14 anos, já atuou no estilo new school e bio mecânico, onde conquistou prêmios e reconhecimento internacional. Hoje procura focar seu trabalho exclusivamente em criações baseadas em estudos mais clássicos, resultando em um neotraditional peculiar, porém sempre mantendo sua principal característica: a natureza como principal fonte de inspiração. Tudo isso combinado com cores e embasado pela sua bagagem de ilustração e pintura digital.


Bernardo Lacerda
Cidade: Rio de Janeiro – RJ
Contato: [email protected]
Instagram: https://www.instagram.com/bernardo_art

Bernardo Lacerda (27) é tatuador e artista plástico, sócio-fundador do estúdio Vulcão.

Nascido no Rio de Janeiro e passou os últimos anos viajando pelo Brasil, Bernardo entende a tatuagem como uma forma milenar de expressão através de símbolos e imagens, onde contamos nossas histórias através de linhas, marcas e cicatrizes.

“Toda cicatriz conta uma história, e com a tatuagem não poderia ser diferente.”

Nos últimos anos, Bernardo tem focado sua atenção em interpretar as histórias de seus clientes em forma de desenho, adicionando o máximo de conceito e significado a cada uma de suas criações, tornando-as assim, peças únicas que fazem sentido somente para o narrador da história.

“O mais legal desse processo todo, é saber que antes da conversa, nem eu e nem o meu cliente sabemos o que vai acontecer. Ambos esperamos algo como resultado, mas frequentemente o que se mostra é algo totalmente diferente do que havíamos imaginando.”


Amanda Sant’Ana
Cidade: São Paulo
Contato: [email protected]
Instagram: https://www.instagram.com/saintmandy_/

A tatuadora Amanda Sant’Ana é de São Paulo e nos contou como foi sua trajetória na tatuagem:

“Sempre gostei de desenhar, mas vi a oportunidade de trabalhar com desenho na tatuagem assistindo Miami Ink, onde os clientes contavam suas ideias e os tatuadores criavam para eles. Achei isso incrível! Mas no começo da tatuagem, na minha cidade natal era comum só fazer cópias, o que me desanimou, pois, esse não era meu objetivo. Foi quando me mudei para São Paulo que fui incentivada a não fazer cópias, e com o tempo fui me descobrindo como artista e desenvolvendo meu estilo. Minhas principais inspirações são as tatuadoras Sara Rosa Corazon, Beth Rose, Hannah Flowers e as tatuadoras brasileiras Suelyn Silveira, Maria Guimarães e Nina Fontenelle.”

O relato da Amanda é muito comum, muitas vezes tatuadores e tatuadoras além de incentivar seus clientes a terem uma arte exclusiva na pena, muitas vezes viajam para outras cidades para fazer um trabalho autoral. Parabéns Amanda, amamos seu trabalho!


Jessica Damasceno
Cidade: ✈️ Europa ✈️ Rio, Floripa e Brasília.
Contato: goo.gl/forms/kvIanQZvFl4zqz8U2
Instagram: https://www.instagram.com/jessicadamasceno.art/

“Comecei a tatuar em 2013, mas a minha infância sempre foi toda com respingos de tinta. Desde pequena eu sempre amei pintar, trabalhei com pintura em tecido por muito tempo até me arriscar na tela em 2012 (que era meu sonho). Em 2013 foi quando fiz a primeira Tatuagem, no meu último dia de curso eu voltei chorando para casa pois tinha certeza que havia encontrado a profissão dos meus sonhos.

Desde então, venho aprendendo diariamente sobre a arte na pele, pude viajar por aí e conhecer grandes artistas (de pele, de muros, de telas e de tudo que se pode pintar). Gosto muito de me atualizar e não fixar em um jeito de pintar muito específico. Eu acredito muito que todo dia uma coisa nova nos faz mudar como pessoa e isso reflete diretamente na arte.

Eu tenho amado tatuar abstrato com flores e também tenho sentido muita necessidade de preto na minha arte, o contraste do preto com as cores têm me encantado cada vez mais.


Robson Carvalho
Cidade: São Paulo – SP
Contato: [email protected]
Instagram: https://www.instagram.com/robcarvalhoart/

Rob Carvalho é tatuador de São Paulo, e não podemos negar que acompanhamos ele alguns anos com suas ilustrações cheias de personalidade, abaixo ele conta um pouco sobre sua trajetória:

“Sou formado em design gráfico e atuei como criativo nas áreas de editoração e ilustração antes de conhecer o processo de tatuagem. Atualmente tatuo há cerca de 6 anos e meu trabalho é focado em traduzir ideias em forma de arte. Geralmente me inspiro em ilustradores e designers. Em um aspecto mais cultural me inspiro no universo, música, cinema, cultura pop e na natureza.


Matheus Izarias
Cidade: São Paulo – SP
Contato: (62) 99989-7849
Instagram: https://www.instagram.com/zari.ink/

O tatuador Matheus Izarias é de São Paulo, e sua formação em arquitetura e urbanismo traz para suas criações de tatuagem mais personalização, conheça sua história abaixo:

“Arquiteto e Urbanista de formação, conheci a tattoo através do grafitti a cerca de 4 anos. Atualmente desenvolvo projetos mais gráficos, usando diferentes texturas para causar contraste com as ilustrações ou foto colagens. Gosto muito da parte lúdica e abstrata e sempre busco o equilíbrio visual junto ao encaixe anatômico nas peças que desenvolvo.”


Curtiram esse tema? No nosso próximo texto desse assunto, iremos nos aprofundar no assunto sobre tatuagens autorias em uma entrevista com Bernardo Lacerda, continue com a gente aqui!


Bônus para compartilhar!

Copie e cole para seus amigos a mensagem abaixo enviando para eles esses tatuadores e tatuadoras que selecionamos para essa matéria:

Artistas que fazem tatuagem autoral e viajam pelo Brasil:

https://www.instagram.com/bernardo_art

https://www.instagram.com/mausendim/

https://www.instagram.com/saintmandy_

https://www.instagram.com/leandrobrasil

https://www.instagram.com/Vinomoraes

https://www.instagram.com/nikitaink_/

https://www.instagram.com/lincolnlimartist/

https://www.instagram.com/jessicadamasceno.art/

https://www.instagram.com/erickandradeeee

https://www.instagram.com/alessandropikeno

https://www.instagram.com/raquelromantattoo/

https://www.instagram.com/moniquelobach/

https://www.instagram.com/igorvdl.tattoo

https://www.instagram.com/robcarvalhoart/

https://www.instagram.com/zari.ink/

Continue acompanhando os outros textos do nosso blog, produzimos semanalmente junto com nossos colaboradores =)

Leia os últimos posts do Tattoo2me aqui:

Até o próximo texto =)

Avatar
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @clubedanic / www.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

Um trabalho pra se ver e “O Resto do Mundo Esquecer”

Na última semana de fevereiro Rodrigo Edo lançou seu novo clipe e, acreditem, se fosse possível ouvir até “riscar o disco favorito”.

Elder Lopes lança versão acústica de “Cabo de Guerra”

Com o lançamento o artista mostra que influências de artistas ultrapassa o mainstream!

Tem música nova aí? Música nova da Banda Rádio Moscou

E hoje eu tenho o imenso prazer de estrear a minha participação nesta coluna com uma banda que eu curto muito e que vem lá do nordeste do país, mais precisamente de Mossoró-RN : a Rádio Moscou.

Publicidade

Mais Populares

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

Significado da tatuagem de Lobo

Conheça o significado da tatuagem de lobo e veja mais de 30 inspirações de tatuagens desse animal que chama tanto a nossa atenção e está presente em tantas histórias.

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.