Tatuagem e doação de sangue, tudo que você precisa saber.

Quem tem tatuagem pode doar sangue? Saiba tudo sobre a doação de sangue.

-

Nessa matéria você vai tirar todas as dúvidas sobre tatuagem e doação de sangue. Saiba exatamente quanto tempo deve esperar para doar sangue depois de fazer uma tatuagem, e porque deve esperar esse tempo.

Encontre o tatuador e a inspiração perfeita para fazer sua tattoo.
Encontre os melhores estúdios de tatuagem e tatuadores na sua cidade, fique por dentro de todos os eventos
.

As dúvidas mais comuns sobre tatuagem e doação de sangue

Quem tem tatuagem pode doar sangue?
Sim. Tatuados podem doar sangue, desde que a última tatuagem tenha sido feita há pelo menos 1 ano. Muitas pessoas acreditam que depois de fazer tatuagem não é mais possível doar sangue, e isso ainda é motivo de muito preconceito contra os tatuados. E esse foi um dos motivos que levaram o Tattoo2me a lançar a campanha nacional de doação de sangue.

Pessoas com piercing podem doar sangue?
Sim. Os nossos queridos perfuradinhos também podem doar sangue, em geral depois de 1 ano após a aplicação do piercing, mas existem alguns casos especiais. Se a perfuração for feito em local sem condições de avaliar a antissepsia é necessário aguardar 12 meses após realização para doar, com material descartável e feito em local apropriado deve-se aguardar 6 meses após realização, mas se for feito na mucosa oral ou genital não é permitido doar sangue enquanto estiver com o piercing e apto após 12 meses da retirada.

Por que existe essa restrição de 1 ano para os tatuados?
De acordo com o Ministério da Saúde, esse prazo é necessário porque a pessoa pode ter contraído algum vírus na hora da tatuagem e durante esse período de 1 ano o vírus pode ficar incubado sem apresentar qualquer sintoma, ao final de 1 ano boa parte dos vírus comuns não resistem. Por exemplo, o vírus da Hepatite B pode ficar incubado durante 4 meses sem apresentar nenhum sintoma.

Por que é importante doar sangue antes de fazer a próxima tatuagem?
Nós nunca sabemos quando nós, ou uma pessoa próxima irá precisar de sangue, e a restrição de 1 ano é bastante longa. Ao doar sangue antes de fazer sua próxima tattoo você estará ajudando a manter os estoques de sangue e não ficará com peso na consciência caso aconteça alguma coisa. Se todas as pessoas que tem tatuagem no Brasil doassem sangue 1 vez por ano, é provável que os estoques do banco de sangue estivessem cheios.

Menores de 18 anos podem doar?
Sim, a partir de 16 anos, de acordo com a legislação brasileira que regulamenta as normas técnicas a serem aplicadas em todos os bancos de sangue do país. Informações sobre documentos necessários e formulário de autorização podem ser encontrados na página de requisitos básicos para doação.

O que é preciso para doar sangue?
É necessário levar um documento de identificação com foto (identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional). Além disso é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50Kg e não estar de jejum.

O que pode impedir provisoriamente a doação?
– Febre: acima de 37°C
– Gripe ou resfriado
– Gravidez atual: 90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana
– Amamentação: até 1 ano após o parto
– Uso de alguns medicamentos
– Anemia
– Cirurgias
– Extração dentária: 7 dias
– Tatuagem ou piercing: 1 ano sem doar
– Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
– Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano

Quanto tempo leva a doação de sangue?
A doação leva entre 10 a 15 minutos.

Quantas vidas uma doação pode ajudar a salvar?
Ao doar sangue você pode ajudar a salvar até 4 vidas de pessoas adultas, ou até 10 vidas de crianças.

Doar sangue dói?
Não. A picada da agulha não dói muito mais do que uma mordida de mosquito, e durante a doação não há sensação de dor.

Quanto de sangue é retirado durante a doação?
São apenas 450ml de sangue, isso representa menos de 10% do sangue total do nosso corpo que é de 5 litros. E o organismo repõe essa quantidade doada no mesmo dia.

É necessário estar em jejum para doar?
Não. É importante que o doador se alimente normalmente, evitando ingerir alimentos gordurosos no dia da doação. Após o almoço, é necessário esperar cerca de uma hora e meia para efetuar a doação de sangue.

Posso apresentar alguma reação doando sangue?
Raramente acontece e, na maioria das vezes, está relacionada com a ansiedade. As reações mais frequentes são queda de pressão, sensação de desmaio, náuseas e hematomas no local da punção. Mais raramente os doadores podem apresentar vômitos e convulsões. Caso haja alguma reação, no local da coleta de sangue há sempre uma equipe preparada para atender a qualquer emergência.

Durante o período menstrual, a mulher pode doar sangue?
Sim. Não há nenhum risco para a saúde da mulher na doação de sangue

O material usado na coleta de sangue é mesmo seguro?
Sim. Todo o material usado para a coleta de sangue é individual, descartável, estéril e apirogênico (não causa febre). Não há nenhum risco de o doador adquirir uma doença infecciosa com a doação de sangue. O máximo que pode acontecer é uma leve dependência de fazer essa boa ação a cada 3 ou 4 meses.

O doador de sangue tem direito à folga no trabalho?
Sim. O doador tem direito a 1 dia de folga no trabalho em cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada, de acordo com os termos previstos no Decreto-Lei nº 5.452. Esse direito também se estende ao funcionário público civil de autarquia ou militar, conforme a Lei Federal nº 1.075. Mas apesar da legislação vigente, cumpre ressaltar que a doação de sangue é um gesto voluntário e altruísta e, portanto, não deve ser encarada como um benefício próprio.

84 inspirações de tatuagens femininas
As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.

Encontre o tatuador e a inspiração perfeita para fazer sua tattoo.
Encontre os melhores estúdios de tatuagem e tatuadores na sua cidade, fique por dentro de todos os eventos


Entre os dias 01 e 20 de Dezembro de 2017 o Tattoo2me realizou junto com a Corun Tattoo Machine, Art Fusion, Tropical Derm e 85 artistas do Brasil inteiro uma campanha nacional de tatuagem e doação de sangue. Durante esse período qualquer pessoa que tenha doado sangue teve direito a 30% de desconto na tatuagem com qualquer um dos 85 tatuadores participantes.

Mesmo quem não podia doar sangue pôde aproveitar a campanha, era só convencer duas pessoas a doarem sangue, que também ganhava o direito ao desconto de 30% no valor da tattoo.

Depoimentos de quem participou da campanha

Suh Acorroni (Doadora)

É uma experiência sem igual poder doar sangue e saber que com uma bolsa de 450 mL, posso salvar até 4 vidas. Tive que parar de doar por um tempo devido a necessidade de fazer cirurgias, sendo que em uma delas eu era a pessoa que precisava de doações. Acho que essa é a melhor forma de retribuir aos desconhecidos que doaram um pouco do seu tempo para fazer uma doação de sangue e salvar a minha vida! — Suh Acorroni

Kah Vazquez (Tatuadora Participante)

Eu me sinto privilegiada em fazer parte de algo que comove as pessoas a fazerem o bem ao próximo, acredito que as pessoas deveriam sim realizar doações mais constantemente. Me sinto melhor ainda em poder incentivar alguém a doar, usando minha arte, faz muito bem pra alma. Adorei a iniciativa! — Kah Vazquez

Porque o Tattoo2me resolveu promover uma campanha nacional de tatuagem e doação de sangue?

O primeiro motivo foi instigado após o último 25 de Novembro, dia do Doador de Sangue, que dá o alerta da importância de doar sangue próximo às festas de fim de ano e feriados pois todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Esses bancos precisam se manter sempre abastecidos por meio das doações dos voluntários.

O segundo motivo é que ainda existe preconceito com pessoas tatuadas e, principalmente, com os tatuadores, o Tattoo2me traz a campanha com artistas do Brasil todo, de 52 cidades, em 20 estados para mostrar que esses mesmos artistas, muitas vezes discriminados pela sociedade, pensam no próximo e fazem boas ações.

Doadores que aderiram à campanha e postaram no instagram usando a hashtag #sanguet2me

Fontes:
http://www.hemorio.rj.gov.br/
https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/hepatite-b/
http://prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao
http://www.hospitalinfantil.saude.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=543&tit=Uma-unica-bolsa-de-sangue-pode-salvar-a-vida-de-quatro-pessoas


Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!

Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.

Romulo Tavares
Romulo Tavareshttps://tattoo2me.com
Empreendedor desde criança, desenvolvedor de software, apaixonado pela arte da tatuagem, co-fundador do Tattoo2me.com e editor do blog.tattoo2me.com.

Mais desse autor

Mais Recentes

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

WithMaiza: Uma Jornada Inspiradora de Superação e Arte

Do Sonho à Realidade: A Transformação de Maiza

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.