Tatuagem e maternidade: o que você precisa saber

Dúvidas sobre tatuagem são muito recorrentes e algumas delas são bem específicas, ainda mais quando o assunto é maternidade.

-

Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.

Dúvidas sobre tatuagem são muito recorrentes e algumas delas são bem específicas, ainda mais quando o assunto é maternidade.

Recebo perguntas das minhas clientes, vejo diversas questões que envolvem as mães nos grupos sobre tattoo.

Foto de Marlon Schmeiski no Pexels

Sendo assim, segue um apanhado bem objetivo, inspirado em algumas justificativas sobre o tema, além da minha percepção no cotidiano, onde incluí alguns cuidados essenciais.

Desenvolvi os principais pontos relevantes a serem considerados, tanto para as mamães, quanto para nós profissionais da tatuagem.

“Posso tatuar durante a gravidez e amamentação?”

Não. Pois aumenta o risco de infecção, de não cicatrizar normalmente.
Durante a gravidez e a amamentação seus nutrientes estão sendo divididos com o bebê. O que pode gerar baixa na imunidade, inflamação e desenvolvimento de alergia. A grávida não pode tomar qualquer medicamento para infecção ou alergia, por risco de aborto.

Foto de Daniel Reche no Pexels

A dor durante a tatuagem pode ocasionar contrações, levar a um parto prematuro. Como a gestante ganha peso e depois perde, o traço e a pigmentação da tattoo podem ser danificados durante e após a gestação. O mesmo vale para as lactantes. Meu conselho é que as mamães agendem uma tattoo apenas após o período da amamentação.

Vale lembrar que é difícil para o profissional saber se a mãe está em fase de amamentação ou nos primeiros meses de gestação.  Muitas mamães não fazem ideia dos riscos de fazer uma tattoo durante a gestação e amamentação. É sempre importante consultar seu médico e o artista/profissional da sua confiança, para se informar sobre qualquer outra dúvida.

Foto de lucas mendes no Pexels

Agora que já temos essas informações, é importante que você que é mamãe conscientize outras mães para sua saúde e segurança.

Vale à pena esperar para ter a sua tattoo dos sonhos, linda e plena com seu bebê.

E você artista, converse com seus colegas profissionais da área. Você acharia interessante incluir esse questionamento na sua anamnese? Tem mais algum ponto importante sobre tattoo e maternidade e tatuagem que não foi citado? Essa matéria foi útil pra você?

*Monique Barcellos é jornalista, tatuadora e ilustradora do Rio de Janeiro.

Mais desse autor

Mais Recentes

Empreendedorismo e Tatuagem: gerenciamento de estúdio de tattoo

Bora entender um pouco como funcionam os bastidores da tatuagem? O foco principal desse artigo é empreendedorismo, marketing e gerenciamento.

Marcelo Paulino: um artista com uma missão

E dessa vez vou falar sobre um artista de um estilo que estou pouco acostumado: o gospel.

Uma jornada inesperada: Tatuagem e jogo de RPG

Acompanhe agora a saga de dois tatuadores iniciantes em um novo formato

Publicidade

Mais Populares

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

Significado da tatuagem de Lobo

Conheça o significado da tatuagem de lobo e veja mais de 30 inspirações de tatuagens desse animal que chama tanto a nossa atenção e está presente em tantas histórias.

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.