Tatuagem e maternidade: o que você precisa saber

Dúvidas sobre tatuagem são muito recorrentes e algumas delas são bem específicas, ainda mais quando o assunto é maternidade.

-

Dúvidas sobre tatuagem são muito recorrentes e algumas delas são bem específicas, ainda mais quando o assunto é maternidade.

Recebo perguntas das minhas clientes, vejo diversas questões que envolvem as mães nos grupos sobre tattoo.

Foto de Marlon Schmeiski no Pexels

Sendo assim, segue um apanhado bem objetivo, inspirado em algumas justificativas sobre o tema, além da minha percepção no cotidiano, onde incluí alguns cuidados essenciais.

Desenvolvi os principais pontos relevantes a serem considerados, tanto para as mamães, quanto para nós profissionais da tatuagem.

“Posso tatuar durante a gravidez e amamentação?”

Não. Pois aumenta o risco de infecção, de não cicatrizar normalmente.
Durante a gravidez e a amamentação seus nutrientes estão sendo divididos com o bebê. O que pode gerar baixa na imunidade, inflamação e desenvolvimento de alergia. A grávida não pode tomar qualquer medicamento para infecção ou alergia, por risco de aborto.

Foto de Daniel Reche no Pexels

A dor durante a tatuagem pode ocasionar contrações, levar a um parto prematuro. Como a gestante ganha peso e depois perde, o traço e a pigmentação da tattoo podem ser danificados durante e após a gestação. O mesmo vale para as lactantes. Meu conselho é que as mamães agendem uma tattoo apenas após o período da amamentação.

Vale lembrar que é difícil para o profissional saber se a mãe está em fase de amamentação ou nos primeiros meses de gestação.  Muitas mamães não fazem ideia dos riscos de fazer uma tattoo durante a gestação e amamentação. É sempre importante consultar seu médico e o artista/profissional da sua confiança, para se informar sobre qualquer outra dúvida.

Foto de lucas mendes no Pexels

Agora que já temos essas informações, é importante que você que é mamãe conscientize outras mães para sua saúde e segurança.

Vale à pena esperar para ter a sua tattoo dos sonhos, linda e plena com seu bebê.

E você artista, converse com seus colegas profissionais da área. Você acharia interessante incluir esse questionamento na sua anamnese? Tem mais algum ponto importante sobre tattoo e maternidade e tatuagem que não foi citado? Essa matéria foi útil pra você?

*Monique Barcellos é jornalista, tatuadora e ilustradora do Rio de Janeiro.

Romulo Tavares
Romulo Tavareshttps://tattoo2me.com
Empreendedor desde criança, desenvolvedor de software, apaixonado pela arte da tatuagem, co-fundador do Tattoo2me.com e editor do blog.tattoo2me.com.

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.