Tatuagem inclusiva: uma experiência incrível para você conhecer

Esse texto foi pensado para contar uma experiência incrível que tive no final do ano passado e cujo relato que fiz no meu Instagram, acabou me aproximando do Tattoo2me e, cá estou escrevendo pra vocês. Que seja um divisor de águas para tatuadores e leitores, assim como foi pra minha trajetória.

-

Foto de Engin Akyurt no Pexels

Olá, pessoal, tudo certinho?

Esse texto foi pensado para contar uma experiência incrível que tive no final do ano passado e cujo relato que fiz no meu Instagram, acabou me aproximando do Tattoo2me e, cá estou escrevendo pra vocês. Que seja um divisor de águas para tatuadores e leitores, assim como foi pra minha trajetória.

Quantas pessoas apaixonadas por tatuagem você conhece? E quantas delas já expressaram o desejo de fazer uma tattoo e, de repente foram desencorajadas pela família, ou mesmo por algum artista, por receios e algumas questões de visão. Gostaria de dividir com vocês um caso que me fez enxergar de outra forma a tatuagem em pessoas com deficiência (PCD).

Depois de tatuar uma cliente, ela me contou que tinha uma amiga com uma irmã portadora da Síndrome de Down que gostaria de fazer uma tatuagem para comemorar o aniversário de 37 anos. Inicialmente tive certo receio e alguns questionamentos. Resolvi pesquisar sobre algum tipo de limitação ou implicação em relação à tatuagem e quais critérios para tatuar ou não. E entendo como uma análise de caso a caso, cada vez que me surgir essa demanda. O que descobri é que não é uma doença, mas uma condição que é identificada, principalmente por características físicas, de formação genética, que nada tem a ver com a consciência ou capacidade intelectual do indivíduo. Portanto, não existe tratamento e sim o fator inclusivo e multidisciplinar para proporcionar inclusão e qualidade de vida.

Se de fato não existe nenhuma implicação na consciência ou vulnerabilidade física, por que não fazer? Aí, tive um insight e pesquisei na literatura quais seriam as características motoras ou de sensibilidade do portador da síndrome: hipotonia (músculos moles), hipersensibilidade (maior propensão à sentir dor). Algo que, provavelmente não acomete apenas portadores da síndrome e pode variar de pessoa para pessoa. Inclusão é muito mais sobre igualdade do que sobre as diferenças. Nesse caso, concluímos que não existe limitação de consciência nem vulnerabilidade física ou risco de saúde por imunidade, nada nesse sentido. A família estava presente e autorizou, então chegou o grande dia de tatuar a Beatriz. :))

Bia e Nique no estúdio Oz Tattoo. Foto: Instagram @nique_tattoo

Foi uma das sessões mais emocionantes que tive até hoje na vida, sem exagero. Ver a Bia comemorando pelo estúdio, dizendo que me adorava, que amou muito e que eu realizei o maior sonho da vida dela. Nossa, foi muito emocionante. Não vou esquecer ela fazendo vídeo chamada: “Mãe, consegui, vitória!”. A Bia nem sabe, mas depois que acabou, eu também queria ligar pra minha mãe e fazer isso, super me identifiquei! Foi uma tattoo muito pequena, mas o desafio foi enorme! E nem consigo descrever como eu ampliei minha visão. Essa experiência mudou demais a minha forma de encarar o processo da tatuagem, e isso eu serei eternamente grata à Bia e todos os envolvidos.

Existem momentos únicos e mais do que especiais, como fazer a primeira tattoo da Bia e ver a superação e a alegria de ter seu sonho realizado. O presente de aniversário era dela, mas eu também fui contemplada ao presenciar esse momento e conhecer essa pessoa fantástica que comoveu todos com seu afeto e pureza incondicionais.

Prezo pelo atendimento humanizado, com total biossegurança e conforto. Eu não ofereço apenas a tatuagem, cada sessão é uma experiência única. Também me emociono, troco vivências, sou grata. E isso não tem preço.

E você, já teve alguma experiência mais do que especial? Conta pra mim, vai ser muito bacana saber mais sobre experiências de tatuagem inclusiva. Precisamos abrir mais diálogos sobre esse tema.

*Monique Barcellos é jornalista, tatuadora e ilustradora do Rio de Janeiro.



Monique Barcelloshttp://linktr.ee/nique.tattoo
Expansiva, multi-habilidosa, sou formada em Jornalismo há 14 anos. Nascida em Saquarema-RJ. Tenho 37 anos e atuo como tatuadora no Rio de Janeiro. Artista plástica autodidata, produzo telas e murais (pinturas decorativas em paredes, portas e afins) desde 2009. Ganhei o Prêmio Nacional do Salão da ABD (Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais) em 2012, com o Troféu Criatividade. Faõ desenhos e retratos realistas desde 2015 e comecei oficialmente na Tatuagem em 2019. Em 2021 ganhei o Prêmio Internacional EXPO TATTOO PORTUGAL na Categoria Revelação e fui a única mulher participante da edição. Escrevo artigos e matérias para o Blog Tattoo2me, sempre com temas mais pedidos ou com alguma curiosidade do público em relação à ética, empreendedorismo, arte e o que mais surgir.

Mais desse autor

Mais Recentes

Liberado estilos de tatuagem no blog do tattoo2me!

Nos últimos 2 meses foram mais de 30 matérias novas no blog do tattoo2me, e dentro delas falando sobre diversos estilos de tatuagem!

Tatuagem Abstrata no Brasil: arte abstrata na pele!

Das telas para as peles, você irá mergulhar na tatuagem abstrata, e conhecer quem são os artistas brasileiros que estão nesse movimento artístico.

Tatuagem colorida: Joga mais cor que está pouco!

Aqui não tem economia de cores, esse texto é para quem ama tatuagem colorida e busca por tatuadores e tatuadoras para fazer sua arte colorida!

Publicidade

Mais Populares

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

Significado da tatuagem de Lobo

Conheça o significado da tatuagem de lobo e veja mais de 30 inspirações de tatuagens desse animal que chama tanto a nossa atenção e está presente em tantas histórias.

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.