Tatuagem na Adolescência ou em menores de idade

O que você precisa considerar antes de se precipitar e se tatuar antes da maioridade

-

O que você precisa considerar antes de se precipitar e se tatuar antes da maioridade e fazer sua tatuagem na adolescência:

Por Monique Barcellos*

Foto de Elijah O’Donnell no Pexels

Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vamos abordar um tema meio controverso, porém recorrente e que foi sugerido por vocês: tatuagem em adolescentes. Existem alguns pontos importantes e delicados, alguns aparentemente óbvios, mas vamos por partes, tá?

A tatuagem é uma profissão que atende basicamente maiores de 18 anos. Isso é uma premissa básica. Mas sabemos que com a popularização da tatuagem, com ídolos do futebol e na música, no Insta… A ideia de um corpo todo tatuado, aliado ao espírito independente e libertário que a tatuagem transmite, chega com tudo e salta aos olhos dos mais jovens.

DILEMA DOS PAIS E RESPONSÁVEIS

Por outro lado existe o dilema dos pais e responsáveis que já não sabem mais o que fazer para aquietar os ânimos e alertar os filhos sobre a tatuagem nessa fase da vida, onde as decisões são tomadas geralmente por impulso. Muitos adolescentes são tomados pela  sensação de pertencimento, onde a interação social está só no começo,  a autoestima oscila e a autoafirmação só cresce. Na fase onde o caráter se molda e o bom senso muitas vezes é ofuscado pela vontade momentânea.

Tudo bem, nem todo adolescente é impulsivo, irresponsável e inconsequente. Mas existem certas questões que esbarram diretamente nessas escolhas imaturas até mesmo na fase adulta. Sabemos que existem estúdios que seguem a lei onde o menor pode ser tatuado com autorização e na presença do responsável.

LEGISLAÇÃO

No Brasil não existe uma lei única e federal sobre tatuagem em crianças e adolescentes. Mas em todos os casos, se for feita sem a autorização e consentimento dos pais é crime. Configura lesão corporal de natureza grave, que resulta em deformidade permanente (Art. 129 §1º, III do CP), fixado pela 9ª Câmara de Direito Criminal do TJSP. Em São Paulo, por exemplo, a idade mínima é de 16 anos com o consentimento dos pais.

Sobre as tatuagens em relação a empresas e cargos públicos, algumas empresas mudaram sua visão, porém sabemos que ainda existem áreas onde a tatuagem é mal vista e ainda um critério para a eliminação de um candidato. Já pensou ser eliminado de um concurso por causa de uma tattoo? Pesado, né…

PENSE MELHOR, REPENSE MELHOR AINDA

Falando sobre a escolha de tatuar o corpo na adolescência, na questão estética também há controvérsias, já que o corpo está em fase de desenvolvimento e ainda vai mudar bastante até a fase adulta. Isso provavelmente vai alterar no aspecto da tattoo, causar um arrependimento e até constrangimento nos próximos anos. Sem contar que se pensar em remoção a laser, vai custar mais caro e é um processo lento e doloroso.

Se você ama tatuagens, mas é menor de idade, entenda que toda escolha permanente envolve riscos e deve ser bem pensada. Converse com seus pais, busque o máximo de informação possível, estude bem sobre a arte que você deseja fazer, espere um pouco para poder fazer depois dos 18 anos. Vai que até lá você já mudou de ideia e quer fazer algo que tenha a ver com sua personalidade e não apenas com uma vontade de momento, né?

Vale à pena esperar!

Esse artigo foi útil pra você? Compartilhe com pais e filhos que estão passando por essa situação e podem amenizar eventuais conflitos. :))

*Monique Barcellos é jornalista, tatuadora e ilustradora do Rio de Janeiro.

Matérias recentes

Monique Barcelloshttp://linktr.ee/nique.tattoo
Expansiva, multi-habilidosa, sou formada em Jornalismo há 14 anos. Nascida em Saquarema-RJ. Tenho 37 anos e atuo como tatuadora no Rio de Janeiro. Artista plástica autodidata, produzo telas e murais (pinturas decorativas em paredes, portas e afins) desde 2009. Ganhei o Prêmio Nacional do Salão da ABD (Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais) em 2012, com o Troféu Criatividade. Faõ desenhos e retratos realistas desde 2015 e comecei oficialmente na Tatuagem em 2019. Em 2021 ganhei o Prêmio Internacional EXPO TATTOO PORTUGAL na Categoria Revelação e fui a única mulher participante da edição. Escrevo artigos e matérias para o Blog Tattoo2me, sempre com temas mais pedidos ou com alguma curiosidade do público em relação à ética, empreendedorismo, arte e o que mais surgir.

Mais desse autor

Mais Recentes

Debby Mota: Um corpo livre em constante movimento

Conheça Debby Mota, artista especialista em artes afro e indígenas.

A Ciência por trás do processo de tatuar

Como o pigmento é um corpo estranho para o nosso organismo, ele pode causar reação alérgica ou não, saiba mais aqui!

Lugares mais doloridos do corpo

Os níveis de dores podem ser diferentes para cada organismo, leia mais aqui!

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.