O que você precisa considerar antes de se precipitar e se tatuar antes da maioridade e fazer sua tatuagem na adolescência:
Por Monique Barcellos*
Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vamos abordar um tema meio controverso, porém recorrente e que foi sugerido por vocês: tatuagem em adolescentes. Existem alguns pontos importantes e delicados, alguns aparentemente óbvios, mas vamos por partes, tá?
A tatuagem é uma profissão que atende basicamente maiores de 18 anos. Isso é uma premissa básica. Mas sabemos que com a popularização da tatuagem, com ídolos do futebol e na música, no Insta… A ideia de um corpo todo tatuado, aliado ao espírito independente e libertário que a tatuagem transmite, chega com tudo e salta aos olhos dos mais jovens.
DILEMA DOS PAIS E RESPONSÁVEIS
Por outro lado existe o dilema dos pais e responsáveis que já não sabem mais o que fazer para aquietar os ânimos e alertar os filhos sobre a tatuagem nessa fase da vida, onde as decisões são tomadas geralmente por impulso. Muitos adolescentes são tomados pela sensação de pertencimento, onde a interação social está só no começo, a autoestima oscila e a autoafirmação só cresce. Na fase onde o caráter se molda e o bom senso muitas vezes é ofuscado pela vontade momentânea.
Tudo bem, nem todo adolescente é impulsivo, irresponsável e inconsequente. Mas existem certas questões que esbarram diretamente nessas escolhas imaturas até mesmo na fase adulta. Sabemos que existem estúdios que seguem a lei onde o menor pode ser tatuado com autorização e na presença do responsável.
LEGISLAÇÃO
No Brasil não existe uma lei única e federal sobre tatuagem em crianças e adolescentes. Mas em todos os casos, se for feita sem a autorização e consentimento dos pais é crime. Configura lesão corporal de natureza grave, que resulta em deformidade permanente (Art. 129 §1º, III do CP), fixado pela 9ª Câmara de Direito Criminal do TJSP. Em São Paulo, por exemplo, a idade mínima é de 16 anos com o consentimento dos pais.
Sobre as tatuagens em relação a empresas e cargos públicos, algumas empresas mudaram sua visão, porém sabemos que ainda existem áreas onde a tatuagem é mal vista e ainda um critério para a eliminação de um candidato. Já pensou ser eliminado de um concurso por causa de uma tattoo? Pesado, né…
PENSE MELHOR, REPENSE MELHOR AINDA
Falando sobre a escolha de tatuar o corpo na adolescência, na questão estética também há controvérsias, já que o corpo está em fase de desenvolvimento e ainda vai mudar bastante até a fase adulta. Isso provavelmente vai alterar no aspecto da tattoo, causar um arrependimento e até constrangimento nos próximos anos. Sem contar que se pensar em remoção a laser, vai custar mais caro e é um processo lento e doloroso.
Se você ama tatuagens, mas é menor de idade, entenda que toda escolha permanente envolve riscos e deve ser bem pensada. Converse com seus pais, busque o máximo de informação possível, estude bem sobre a arte que você deseja fazer, espere um pouco para poder fazer depois dos 18 anos. Vai que até lá você já mudou de ideia e quer fazer algo que tenha a ver com sua personalidade e não apenas com uma vontade de momento, né?
Vale à pena esperar!
Esse artigo foi útil pra você? Compartilhe com pais e filhos que estão passando por essa situação e podem amenizar eventuais conflitos. :))
*Monique Barcellos é jornalista, tatuadora e ilustradora do Rio de Janeiro.