Tatuagem Tribal: conheça seu próximo artista!

Venha conhecer tatuadores que fazem o estilo de tatuagem tribal Polinésio: Maori, Samoa, Marquesas, Hawai e Thaiti.

-

Venha conhecer tatuadores que fazem o estilo de tatuagem Tribal Polinésio: Maori, Samoa, Marquesas, Havaí e Taiti. E claro, tribos do Brasil! Nesse texto irei responder suas maiores dúvidas!

O que é tatuagem tribal?
Qual o significado da tatuagem tribal?
Porque é mais comum ver em homens tatuagens tribais?
Tatuagem Tribal é o mesmo que Maori?
O que é tatuagem maori?

Tem artistas que fazem de tribos do Brasil?

Chamei um time de artistas para responder isso para vocês!

Sobre o estilo Tribal

Em uma bate papo com o artista Felipe Soares, ele nos respondeu sobre o estilo e como é falado aqui no Brasil:

“Aqui no Brasil, é comum que se utilize o nome Maori para se referir a qualquer tatuagem de estilo tribal polinésio, aos mais interessados no assunto é importante saber que não é tudo Maori.

O termo mais abrangente correto é tatuagem Polinésia, mesmo as tradições da tatuagem Polinésia sendo muito semelhante, podemos citar cinco delas como as de maior expressão e distinção visual, são elas: Maori, Samoa, Marquesas, Havaí e Taiti.”

Você sabia disso? Para construir esse texto convidei artistas que estão sempre estudando e também fazendo pesquisas em livros, tribos e grafismos. Leia com atenção o que cada um irá contar aqui.

E após conversar com o Miguel Figini, ele acrescentou sobre seu estudo:

Se você for amante do tribal, ou está querendo aprender mais sobre o assunto, continua aqui que vou te dar uma dica para você economizar muuuito tempo(e dinheiro)!

Como estamos falando de povos de milhares de anos atrás, acredito que assim como eu, a maioria dos artistas teve dificuldades em encontrar informações confiáveis na internet…

Isso acontece porque a maioria dos sites faz um “copia e cola” da matéria de outro site e acaba publicando informações que não são tão confiáveis assim!

Mas aqui no Tattoo2me a pegada é outra! E você pode confiar porque teve muito estudo envolvido para garantir que você termine essa matéria bem informado!?‍♂️

Tá em dúvida ainda, entre em contato com os artistas citados nesse texto, eles irão te ajudar com dúvidas e orçamentos.

Dica para ter um projeto único de tatuagem tribal:

Que busquem um profissional quem tenha experiência no estilo tribal, não copie e junto com o profissional escolhido desenvolvam um projeto exclusivo com significado pessoal. – espiritoaloha

Você provavelmente já pensou em pesquisar sobre a cultura e significados, escrevendo “Maori Tattoo” na barra de pesquisas né? Não mente para mim! ?

O problema disso é que esse nome ficou tão famoso, que se você pesquisar assim, vai ver de tudo, menos tatuagens com arte Maori!

Quem quer ver a solução, levanta a mão ?‍♂️

Já foi dito aqui na matéria que existem inúmeras tribos no mundo todo! Então, vamos focar apenas nas que atualmente tem maior expressão no mundo da tattoo!

A dica é simples, mas não óbvia!
Faça a sua pesquisa no idioma do país da tribo que você está pesquisando! ✅

Ex:
As Ilhas Marquesas (do tribal marquesan) é um lugar administrado pela França!

Logo, ao invés de pesquisar “tatuagem das Ilhas Marquesas”
Sua pesquisa vai ser melhor se você buscar “tatouage des îles marquises” (em francês)

Ao invés de “Maori Tattoo”
Pesquise “Tā moko” (língua māori)

Ao invés de “tatuagem samoana”
Pesquise “Samoan tattoo” (em inglês)
Ou “Pe’a Tattoo/Tatau” (língua Samoana)

Fez sentido pra você?

Pesquisando assim você vai conseguir ver nitidamente a diferença entre as artes de cada cultura e se dedicar àquela que você mais gostar!

Lembre-se de que, pesquisar em português pode mais atrapalhar do que ajudar, já que irá aparecer tudo misturado!

Vem comigo agora, que irei apresentar artistas que fazem tatuagem tribal:


Felipe Black Ink
Cidade: São Paulo | SP
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/felipeblackink/

“Tatuo há 15 anos, comecei muito novo, logo após fazer minha primeira tatuagem. Após tatuar e aprender com outros diferentes estilos de tatuagem, em 2013 comecei a me dedicar ao estilo Tribal, mais focado em desenhos polinésios, e então descobri uma maior facilidade para trabalhar com formas geométricas e precisas. Com paciência e dedicação comecei a desenvolver meus projetos sempre a mão livre “freehand” e acredito que esse foi um grande diferencial do meu trabalho, pois naquela época, não era comum ver grandes projetos feitos dessa forma. A tatuagem Tribal me levou a grandes conquistas e atualmente tatuo no Brasil, São Paulo, e nos Estados Unidos, NY. Tive a oportunidade de participar e ser jurado da maior convenção de tatuagens da Polinésia, em Honolulu, Hawaii. Algo que considero um dos maiores feitos da minha carreira. Atualmente tenho o prazer de trabalhar ao lado de pessoas que são referência para o meu trabalho e algumas dos quais sempre fui fã. A tatuagem é algo que me move e me proporciona viver também minha vida pessoal com liberdade e alegria.”


AugustoF
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 99112-7081
https://www.instagram.com/pontilhismotattoo/

“A lembrança mais antiga que tenho é de ter por volta de 8 anos, estava observando meu irmão mais velho tatuando um amigo na casa de meus pais, o desejo de fazer o mesmo me consumia. Aos 17 anos deixei a marcenaria para me iniciar a tatuagem. Hoje fazem 15 anos que atuo na área. Trabalho apenas com projetos exclusivos, me inspiro em culturas indígenas, em artes de civilizações antigas, egípcios, árabes, maias.”


Elton Schoenau
Cidade: Curitiba | PR
Contato: (41) 99805-9411
https://www.instagram.com/eltonschoenau_tattoo/

“Iniciei como gerente de um estúdio de tattoo. E com o passar do tempo, foi fácil fazer a transição para me tornar tatuador. Já fazem 10 anos que estou tatuando, e 20 anos que frequento estúdios de tatuagem aqui em Curitiba. Gosto da linha tribal, me identifico com esse estilo!”


Denis Noveli
Cidade: Florianópolis | SC
Contato: (51) 99847-8913
https://www.instagram.com/denisnoveli/

Envolvido com arte desde criança, Denis começou a tatuar por volta de 2005, de forma autodidática. Especializado e influenciado por grafismos tribais ancestrais de diversas partes do planeta, desenvolve conceito e criação de arte contemporânea em harmonia com a anatomia de cada pessoa. Parte de seu conhecimento sobre grafismo indígena, Denis obteve de uma Cacique Huni Kui, tribo originária da floresta Amazônica. Por um Pajé dessa tribo, ele foi incentivado e autorizado a trazer os kenes (grafismos) para o mundo da tatuagem. Aprendeu também na fonte sobre o legado artístico deixado pelo povo Marajoara. Já trabalhou em cidades como Heidelberg, Amsterdam, Barcelona, Luxemburgo, Torino, Merano, Västerås, Reykjavik, São Paulo, Manaus e tantas outras.

“A arte tribal é a que melhor representa esse crescente anseio pela reconexão com a natureza.” denisnoveli


Almiro Sousa
Cidade: Goiania | GO
Contato: (62) 98603-1155
https://www.instagram.com/almirosousatattoo/

“Antes de entrar na tatuagem trabalhei 15 anos no comércio varejista onde atuava como vendedor, gestor de loja, enfim há 7 anos decidi que queria mudar de profissão já gostava muito da Tatuagem, e um amigo, e tatuador me fez uma proposta de me ensinar a tatuar me interessei e aqui estou. Desde quando comecei a tatuar sempre gostei do estilo tribal, mais de 2 anos para cá resolvi estudar o estilo, cultura, e grafia. E hoje 7 anos após começar a tatuar estou aqui fazendo o que mais gosto.”


Marcus Parreira
Cidade: Serra | ES
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/espiritoaloha/

“Me chamo Marcus, sou tatuador há 14 anos, e há 7 anos me dedico ao estilo tribal, polinésio. Meu estúdio privado fica na Praia da Baleia na Serra, ES. Hoje minhas maiores inspirações vêm de livros e artistas polinésios, busco também em cerâmicas e artesanatos indígenas. Atualmente temos muito acesso à informação de qualidade.”


Miguel Figini
Cidade: São Paulo | SP – Canoas | RS – Niterói | RJ – Praia do Rosa | SC
Contato: (51) 99481-2222
https://www.instagram.com/miguelfigini/

Esse é o Miguel Figini! Fundador do Figini Tattoo em Canoas/RS, nascido em Porto Alegre. Premiado na categoria Tribal. O Miguel já garantiu o troféu de primeiro lugar no maior evento da sua cidade e levou para casa o prêmio na categoria Tribal! O Miguel começou a tatuar em 2015 e até hoje não sabe bem como foi que tudo começou. “Desde pequeno eu desenhei bastante. Então entrar no mundo da tatuagem, foi tão natural que não teve um motivo específico ou uma virada de chave.”


Dode Dultra
Cidade: Salvador | BA
Contato: (71) 99180-8181
https://www.instagram.com/dodetattoo/

“Estou na tatuagem a cerca de 20 anos e sou tatuador há 16 anos. Me tornei tatuador por uma necessidade de mudar minha história de vida, vi na tatuagem um meio de sobrevivência mesmo diante de toda dificuldade da época. Gosto de passear por vários estilos, mas tenho um apresso maior pelo tribal e oriental ontem tenho de referências, Horiyoshi III, Jun Matsui, Felip Leu, Felipe Black entre outros.”


Xarope Tattoo
Cidade: Niterói | RJ
Contato: Direct do artista xarope.blck
https://www.instagram.com/xarope.blck/

Ricardo Cunha (Xarope), 35 anos, aos 14 teve seu primeiro contato com as agulhas ao fazer a sua primeira tatuagem, aos 17 anos deu início no aprendizado de Body Piercing, onde foi trabalhar em um estúdio. Um ano depois deu seus primeiros passos na tattoo saindo da loja para tatuar em casa. Suas primeiras referências foram no estilo new school, oriental até chegar no Maori onde teve maior destaque em sua carreira. Xarope ganhou prêmios em convenções dentro dos 3 estilos que passou assim como no estilo Freehand onde domina a técnica. Tem como grande característica os traços precisos, o que fez com que ele tivesse grande notoriedade também nas tatuagens Ornamentais e Geométricas. Esse reconhecimento o levou a participar durante 3 anos como jurado de um dos maiores eventos de tatuagem do mundo (TattooWeek) nas edições de SP e RJ.



E para fechar, o artista Miguel Figini respondeu porque ama fazer Tribal:

1. Tatuagens Tribais fazem parte da história do mundo. E mesmo após 2 mil anos depois ainda estamos com o desafio de decifrar o que elas representavam.

2. Não importa quantas tatuagens eu faça, nenhuma tatuagem fica igual a outra.

3. Vejo que assim como antigamente, as tatuagens tribais enfeitam o corpo como nenhuma outra(na minha opinião) valorizando o que cada pessoa tem de melhor, e de quebra o corpo fica mais estiloso e sensual tanto para homens quanto para mulheres.”

Nessa lista você acompanhou os trabalhos dos artistas:

https://www.instagram.com/felipeblackink/
https://www.instagram.com/pontilhismotattoo/
https://www.instagram.com/eltonschoenau_tattoo/
https://www.instagram.com/denisnoveli/
https://www.instagram.com/almirosousatattoo/
https://www.instagram.com/espiritoaloha/
https://www.instagram.com/miguelfigini/
https://www.instagram.com/dodetattoo/
https://www.instagram.com/xarope.blck/

Copie essa lista ai e encaminhe para seus amigos e amigas!

Leia mais aqui:


Conheça o Tribal Polinésio do artista Felipe Soares
Especialista em tatuagens Tribais, o artista conta um pouco sobre sua carreira e nos ajuda a tirar dúvidas sobre os tipos de tribais.

Essa matéria escrevi quando o artista Marcus estava em guest no Rio de Janeiro:

O Estilo Polinésio está chegando no Rio de Janeiro e você não pode perder!
O Artista Marcus Vinicius, de Serra, no Espírito Santo faz um trabalho incrível e vai nos contar suas referências neste texto.

Tribais masculinas: 45 inspirações de tatuagem!
Se você está em busca da tatuagem perfeita, separamos 45 ideias e inspirações para tatuagens tribais e maoris do artista brasileiro, Gustavo Teixeira.

Cultura Polinésia, arte e design, conheça: Gustavo Teixeira.
Gustavo é do tipo de artista que você passaria horas conversando, isso porque sua comunicação é carinhosa e não só sobre ele, mas sobre o outro.

Bônus: Tatuagens tribais em mulheres:

As tatuagens tribais são muito antigas, e hoje elas passam por uma estilização conforme a arte da tatuadora ou tatuador, e a cliente ou o cliente. Estão presentes diversas sociedades, épocas e culturas.

Os significados são diversificados, de acordo com cada tribo, comum ver em homens, por serem os guerreiros das tribos, mas atualmente muitas mulheres também escolhem os desenhos. Vamos combinar, que é uma linda homenagem uma tatuagem tribal e é incrível essa arte ir passando de geração para geração e não se perder nos livros e tribos antigas. Trazer essas pinturas e tatuagens para a atualidade é manter viva essa identidade. Que bom que diversos tatuadores mantiveram a tatuagem tribal!

https://www.instagram.com/eltonschoenau_tattoo/

Mas é preciso sempre respeitar e estudar, e como falado acima, conversar com seu artista sobre sua história, e não copiar a história de outra pessoa. Tenha um desenho único em sua pele em tatuagem tribal.

Em algumas sociedades as tatuagens tribais marcavam passagens da vida, como o nascimento, a fase adulta e a morte, em outras diferenciavam os membros da tribo no quesito estatuto social. E hoje pode ser uma expressão estética, de arte ou com significado íntimo de cada pessoa. E ai, você faria uma tatuagem tribal? Eu sim!

Arte não se julga, todos temos liberdade para escolher o que queremos em nosso corpo, eu apenas admiro! Olhem essas artes abaixo:

Os principais locais do corpo que são feitas as tattoos tribais são o braço, a perna, o peito, o ombro, o antebraço, o pé e a mão. Mas os artistas mencionados por aqui já tatuaram cabeça e costas com tatuagens tribais! E você teria coragem? Tatuagem tribal é uma forma de marcar sua história, é uma grande conexão com você mesmo!

A maior parte dos desenhos, principalmente os tradicionais, são em preto e branco, contêm linhas grossas e finas extensas, figuras geométricas, referências a animais, deuses e até mesmo a pinturas rupestres. Eu fico sempre emocionada quando os artistas brasileiros também trazem desenhos de tribos brasileiras, tatuagem tribal é apaixonante, ainda mais feita com tanto amor. Muito amor a nossa cultura <3

A tatuagem tribal como falado acima acompanha a anatomia do corpo da pessoa, por isso ela é peça única para cada movimento, e as tatuagens femininas, feitas em mulheres são quase impossíveis de serem copiadas, é realmente preciso criar do zero para acompanhar as curvas do corpo feminino. Por isso crie, não copie. Tatuagem tribal é única, valorize!

Se você curtiu esse texto sobre tatuagem tribal e amou os artistas que citamos, vai lá em cada perfil e deixe uma mensagem, e não deixe de indicar novos artistas para o Tattoo2me =) Uma lista nunca está completa e você pode colaborar sempre! Tatuagem tribal tem muitos adeptos no Brasil, você pode digitar “tatuagem tribal” na busca do blog e ver todos os artistas que citaram o estilo!

Muitos artistas publicam falando que não faz Maori, mas aqui, tá liberado, e essas artes são realmente incríveis! Tatuagem tribal é incrível e é preciso muito estudo, por isso alguns artistas entram de cabeça!


miguelfigini

Só queria ressaltar.

E caso você tenha interesse em investir mais:
Miguel Figini recomendou alguns livros:


Te Patutiki
Adorning the World
How to read Oceanic Art
Tatau: A History of Sāmoan Tattooing
Tatuaggio Polinesiano
The Polynesian Tattoo handbook

Até o próximo texto! E Apreciem muito a tatuagem tribal =)

Matérias recentes


Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.