Por Monique Barcellos*
O veganismo é um dos setores cada vez mais difundidos no exterior e já alcançou milhões de adeptos no Brasil. Curiosamente, a maioria das pessoas associa o veganismo somente ao consumo dos alimentos 100% orgânicos, de origem vegetal e mineral.
Fato é que, muito além da gastronomia, atualmente já existem diversos segmentos e serviços de empresas que oferecem produtos 100% veganos e “cruelty-free” (não testado em animais), assim o mercado que mais cresce no mundo.
Mas você deve estar se perguntando: O que é tatuagem vegana? É tatuar um coelhinho, um porquinho ou vegetal, ou usar a hashtag #govegan? É quando o tatuador atende apenas clientes veganos? Ou quando o tatuador usa tinta vegana?
São muitas dúvidas, sabemos! E para entender o que engloba a tattoo vegana, é necessário que você entenda a essência do veganismo e seu protagonismo cada vez mais crescente no empreendedorismo mundial. Dessa forma, podemos perceber como o veganismo pode ser um poderoso aliado da tatuagem.
EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE
Quanto mais nos atentamos para esse nicho, mais conhecemos empresas famosas que continuam testando sua matéria-prima em animais ou com produtos de origem animal. Por outro lado, é crescente a atuação de empresas com produtos veganos também no segmento de saúde e autocuidado: skincare, maquiagem, hidratantes, shampoos, sabonetes, desodorantes. Algumas grandes empresas multinacionais já expressam tal preocupação. A passo que cada vez mais microempresas surgem com a proposta de produtos orgânicos e biodegradáveis no mundo da beleza, higiene e saúde.
Tatuagem vegana: muito além do que você imagina.
EMPREENDEDORISMO VEGANO
As estatísticas não mentem. Segundo pesquisas do IBOPE, em 2012, 8% da população brasileira, independente de idade, se declarava vegetariana. Em 2012 já era entre 16 e 18%, mais do que o dobro, totalizando mais de 30 milhões de brasileiros que deixavam de comer carne pelo menos uma vez na semana (semiveganos).
E sim, o Brasil é um dos países que mais consomem carne. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nosso país ocupa o 5º lugar no ranking mundial, com um consumo médio de 78 kg de carne por ano.
No entanto, uma nova pesquisa do IBOPE demonstrou que, em 2021 o número de brasileiros que reduziu o consumo de carne aponta para 46% da população, o que abrange mais de 90 milhões de pessoas (principalmente durante a pandemia), gerando um grande impacto nos estabelecimentos comerciais, aumentando a oferta de alimentos e produtos orgânicos.
BELEZA & COSMÉTICA VEGANA PROMETEM
E no setor de cosméticos e beleza? De acordo com a reportagem do site O Globo de 22.02.2021, o “clean beauty” é um mercado que deve atingir £17 bilhões de libras em 2024 (cerca de R$ 127 bilhões de reais), segundo o relatório do British Beauty Council (Conselho Britânico de Beleza).
De acordo com a matéria, o crescimento do segmento anda de mãos dadas com os consumidores que esperam que os produtos tenham o mesmo padrão de desempenho dos convencionais como eficácia, segurança e prazo de validade. Algumas marcas já combinam ciência com natureza, sem prejudicar a saúde, os animais e o planeta.
AUTOCUIDADO E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PODEM ANDAR JUNTOS
Percebemos que grande parte da população está atenta em busca de produtos e soluções naturais para sua rotina diária, desde alimentação até cuidados com pele, cabelos, saúde. É cada vez mais comum pessoas que pesquisam sobre a empresa ou sobre os componentes de um produto.
E eu, Monique, sou uma delas. Pesquisar sobre a composição dos produtos que consumimos é muito importante, pois existem muitas empresas que utilizam matéria-prima e ingredientes de origem animal e realizam testes em animais no processo de fabricação.
E não se engane. Muitas marcas grandes afirmam até em seus rótulos que são veganas, porém elas são provenientes de multinacionais que testam em animais ou importadas de países onde é “liberado” o teste e a matéria-prima de origem animal. Mas esse é um assunto para um outro momento.
Agora que sua mente já se abriu um pouco mais para essa realidade e tendência no mercado mundial, entenderemos o papel do veganismo no mundo da tatuagem?
- ACOMPANHE A Parte 2 Desse Artigo (clique aqui)
- *Monique Barcellos é tatuadora vegana e jornalista do Rio de Janeiro.