Tatuagem vegana: muito além do que você imagina. (Parte 1)

O que é tatuagem vegana? É tatuar um coelhinho, um porquinho ou vegetal ou usar a hashtag #govegan? É quando o tatuador atende apenas clientes veganos? Ou quando o tatuador usa tinta vegana?

-

Seyi Ariyo


Por Monique Barcellos*

O veganismo é um dos setores cada vez mais difundidos no exterior e já alcançou milhões de adeptos no Brasil. Curiosamente, a maioria das pessoas associa o veganismo somente ao consumo dos alimentos 100% orgânicos, de origem vegetal e mineral.

Fato é que, muito além da gastronomia, atualmente já existem diversos segmentos e serviços de empresas que oferecem produtos 100% veganos e “cruelty-free” (não testado em animais), assim o mercado que mais cresce no mundo.

Mas você deve estar se perguntando: O que é tatuagem vegana? É tatuar um coelhinho, um porquinho ou vegetal, ou usar a hashtag #govegan? É quando o tatuador atende apenas clientes veganos? Ou quando o tatuador usa tinta vegana?

São muitas dúvidas, sabemos! E para entender o que engloba a tattoo vegana, é necessário que você entenda a essência do veganismo e seu protagonismo cada vez mais crescente no empreendedorismo mundial. Dessa forma, podemos perceber como o veganismo pode ser um poderoso aliado da tatuagem.

EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE

Quanto mais nos atentamos para esse nicho, mais conhecemos empresas famosas que continuam testando sua matéria-prima em animais ou com produtos de origem animal. Por outro lado, é crescente a atuação de empresas com produtos veganos também no segmento de saúde e autocuidado: skincare, maquiagem, hidratantes, shampoos, sabonetes, desodorantes. Algumas grandes empresas multinacionais já expressam tal preocupação. A passo que cada vez mais microempresas surgem com a proposta de produtos orgânicos e biodegradáveis no mundo da beleza, higiene e saúde.

Tatuagem vegana: muito além do que você imagina.

EMPREENDEDORISMO VEGANO

As estatísticas não mentem. Segundo pesquisas do IBOPE, em 2012, 8% da população brasileira, independente de idade, se declarava vegetariana. Em 2012 já era entre 16 e 18%, mais do que o dobro, totalizando mais de 30 milhões de brasileiros que deixavam de comer carne pelo menos uma vez na semana (semiveganos).

E sim, o Brasil é um dos países que mais consomem carne. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nosso país ocupa o 5º lugar no ranking mundial, com um consumo médio de 78 kg de carne por ano.

No entanto, uma nova pesquisa do IBOPE demonstrou que, em 2021 o número de brasileiros que reduziu o consumo de carne aponta para 46% da população, o que abrange mais de 90 milhões de pessoas (principalmente durante a pandemia), gerando um grande impacto nos estabelecimentos comerciais, aumentando a oferta de alimentos e produtos orgânicos.

BELEZA & COSMÉTICA VEGANA PROMETEM

E no setor de cosméticos e beleza? De acordo com a reportagem do site O Globo de 22.02.2021, o “clean beauty” é um mercado que deve atingir £17 bilhões de libras em 2024 (cerca de R$ 127 bilhões de reais), segundo o relatório do British Beauty Council (Conselho Britânico de Beleza).

De acordo com a matéria, o crescimento do segmento anda de mãos dadas com os consumidores que esperam que os produtos tenham o mesmo padrão de desempenho dos convencionais como eficácia, segurança e prazo de validade. Algumas marcas já combinam ciência com natureza, sem prejudicar a saúde, os animais e o planeta.

AUTOCUIDADO E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PODEM ANDAR JUNTOS

Percebemos que grande parte da população está atenta em busca de produtos e soluções naturais para sua rotina diária, desde alimentação até cuidados com pele, cabelos, saúde. É cada vez mais comum pessoas que pesquisam sobre a empresa ou sobre os componentes de um produto.

E eu, Monique, sou uma delas. Pesquisar sobre a composição dos produtos que consumimos é muito importante, pois existem muitas empresas que utilizam matéria-prima e ingredientes de origem animal e realizam testes em animais no processo de fabricação.

E não se engane. Muitas marcas grandes afirmam até em seus rótulos que são veganas, porém elas são provenientes de multinacionais que testam em animais ou importadas de países onde é “liberado” o teste e a matéria-prima de origem animal. Mas esse é um assunto para um outro momento.

Agora que sua mente já se abriu um pouco mais para essa realidade e tendência no mercado mundial, entenderemos o papel do veganismo no mundo da tatuagem?

Romulo Tavares
Romulo Tavareshttps://tattoo2me.com
Empreendedor desde criança, desenvolvedor de software, apaixonado pela arte da tatuagem, co-fundador do Tattoo2me.com e editor do blog.tattoo2me.com.

Mais desse autor

Mais Recentes

Meio Pulmão: O Tatuador que Desenhou seu Próprio Caminho

Conhecido como Meio Pulmão, seguiu seu sonho de viver da arte, deixando a engenharia para se tornar um tatuador de estilo único. Sua trajetória é marcada por coragem, autenticidade e um amor profundo pelo desenho, que inspira seus clientes e admiradores.

Scarlath: O Dragão Vermelho das Tattoos

Scarlath Louyse é uma tatuadora nômade que usa a arte para expressar sentimentos e criar conexões profundas com seus clientes. Com uma abordagem única e intuitiva, ela transforma histórias pessoais em tatuagens memoráveis.

Memes de tatuagem

Confira uma seleção exclusiva de memes que capturam de forma engraçada as situações do mundo das tatuagens.

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.