Tatuagem vegana: muito além do que você imagina. (Parte 1)

O que é tatuagem vegana? É tatuar um coelhinho, um porquinho ou vegetal ou usar a hashtag #govegan? É quando o tatuador atende apenas clientes veganos? Ou quando o tatuador usa tinta vegana?

-

Seyi Ariyo


Por Monique Barcellos*

O veganismo é um dos setores cada vez mais difundidos no exterior e já alcançou milhões de adeptos no Brasil. Curiosamente, a maioria das pessoas associa o veganismo somente ao consumo dos alimentos 100% orgânicos, de origem vegetal e mineral.

Fato é que, muito além da gastronomia, atualmente já existem diversos segmentos e serviços de empresas que oferecem produtos 100% veganos e “cruelty-free” (não testado em animais), assim o mercado que mais cresce no mundo.

Mas você deve estar se perguntando: O que é tatuagem vegana? É tatuar um coelhinho, um porquinho ou vegetal, ou usar a hashtag #govegan? É quando o tatuador atende apenas clientes veganos? Ou quando o tatuador usa tinta vegana?

São muitas dúvidas, sabemos! E para entender o que engloba a tattoo vegana, é necessário que você entenda a essência do veganismo e seu protagonismo cada vez mais crescente no empreendedorismo mundial. Dessa forma, podemos perceber como o veganismo pode ser um poderoso aliado da tatuagem.

EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE

Quanto mais nos atentamos para esse nicho, mais conhecemos empresas famosas que continuam testando sua matéria-prima em animais ou com produtos de origem animal. Por outro lado, é crescente a atuação de empresas com produtos veganos também no segmento de saúde e autocuidado: skincare, maquiagem, hidratantes, shampoos, sabonetes, desodorantes. Algumas grandes empresas multinacionais já expressam tal preocupação. A passo que cada vez mais microempresas surgem com a proposta de produtos orgânicos e biodegradáveis no mundo da beleza, higiene e saúde.

Tatuagem vegana: muito além do que você imagina.

EMPREENDEDORISMO VEGANO

As estatísticas não mentem. Segundo pesquisas do IBOPE, em 2012, 8% da população brasileira, independente de idade, se declarava vegetariana. Em 2012 já era entre 16 e 18%, mais do que o dobro, totalizando mais de 30 milhões de brasileiros que deixavam de comer carne pelo menos uma vez na semana (semiveganos).

E sim, o Brasil é um dos países que mais consomem carne. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nosso país ocupa o 5º lugar no ranking mundial, com um consumo médio de 78 kg de carne por ano.

No entanto, uma nova pesquisa do IBOPE demonstrou que, em 2021 o número de brasileiros que reduziu o consumo de carne aponta para 46% da população, o que abrange mais de 90 milhões de pessoas (principalmente durante a pandemia), gerando um grande impacto nos estabelecimentos comerciais, aumentando a oferta de alimentos e produtos orgânicos.

BELEZA & COSMÉTICA VEGANA PROMETEM

E no setor de cosméticos e beleza? De acordo com a reportagem do site O Globo de 22.02.2021, o “clean beauty” é um mercado que deve atingir £17 bilhões de libras em 2024 (cerca de R$ 127 bilhões de reais), segundo o relatório do British Beauty Council (Conselho Britânico de Beleza).

De acordo com a matéria, o crescimento do segmento anda de mãos dadas com os consumidores que esperam que os produtos tenham o mesmo padrão de desempenho dos convencionais como eficácia, segurança e prazo de validade. Algumas marcas já combinam ciência com natureza, sem prejudicar a saúde, os animais e o planeta.

AUTOCUIDADO E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PODEM ANDAR JUNTOS

Percebemos que grande parte da população está atenta em busca de produtos e soluções naturais para sua rotina diária, desde alimentação até cuidados com pele, cabelos, saúde. É cada vez mais comum pessoas que pesquisam sobre a empresa ou sobre os componentes de um produto.

E eu, Monique, sou uma delas. Pesquisar sobre a composição dos produtos que consumimos é muito importante, pois existem muitas empresas que utilizam matéria-prima e ingredientes de origem animal e realizam testes em animais no processo de fabricação.

E não se engane. Muitas marcas grandes afirmam até em seus rótulos que são veganas, porém elas são provenientes de multinacionais que testam em animais ou importadas de países onde é “liberado” o teste e a matéria-prima de origem animal. Mas esse é um assunto para um outro momento.

Agora que sua mente já se abriu um pouco mais para essa realidade e tendência no mercado mundial, entenderemos o papel do veganismo no mundo da tatuagem?

Romulo Tavares
Romulo Tavareshttps://tattoo2me.com
Empreendedor desde criança, desenvolvedor de software, apaixonado pela arte da tatuagem, co-fundador do Tattoo2me.com e editor do blog.tattoo2me.com.

Mais desse autor

Mais Recentes

Diego Conci e sua arte: do Brasil para o mundo!

Entrevistamos Diego Conci para conhecer seus atuais projetos e trajetória na tattoo.

Tatuagem otaku: o amor pelos animes e mangás eternizado na pele

Você já ouviu falar no termo Otaku? Na matéria de hoje vamos te explicar mais sobre esse mundo e mostrar como essa cultura está expandindo para o mundo da tatuagem!

27 Tatuagens de futebol incríveis pra entrar no clima da Copa do Mundo

A Copa do Mundo da FIFA Catar 2022™ começa esse mês e os apaixonados por futebol já estão com a emoção à flor da pele!

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.