Zehker: a tatuagem como comunicação

A comunicação está diretamente ligada a nossa existência, assim como a tatuagem está intimamente ligada ao objetivo de transmitir uma mensagem para o outro.

-

Tatuar é bem simples, não é nada demais. Não necessita de grandes tecnologias ou aptidões. É um ato natural, eu diria, tão antigo quanto nós mesmos, humanos. Se nos reconhecemos como espécie a partir de uma evolução linguística, admitimos então que a comunicação é diretamente ligada a nossa existência. E comunicar é transmitir uma mensagem, do eu ao outro.
Mas antes de elaborarmos linguagens complexas, utilizamos o que temos de mais próximo, mais viceral, o nosso próprio corpo. Sons e gestos serviram para passar a diante — ao outro, o que sentimos e pensamos no nosso íntimo. E tatuagens são isso, uma forma simples, direta e primitiva de comunicação entre iguais.

Hoje vivemos uma era de comunicação bem mais ampla e global, com diferentes meios e canais para transmitir uma mensagem. Agora podemos falar uma outra língua com um aplicativo no celular, ou ver uma cidade distante do ponto de vista da rua, em 360 graus, direcionando o olhar a nossa escolha.
E aprender a tatuar também: pode ser simples, de casa, sozinho. De qualquer lugar com acesso a internet, em apenas 2 minutos, qualquer pessoa pode aprender a fazer uma tatuagem ( sim, estou falando desse vídeo). E com isso, ter acesso a mais uma forma de comunicação. o que em síntese é ótimo — sou a favor de toda a forma de conhecimento!

Arte feita por Taiom.

Mas já ha muito tempo a comunicação humana (em suas inúmeras vertentes) se torna cada vez mais complexa. Agrupamentos simbólicos diferentes deram forma a culturas distintas, com suas infinitas variações. Ok, tá certo que o Google Tradutor é uma ótima ferramenta e já facilitou muitas conversas, mas ninguém aprende uma língua assim. Claro que é interessante ver o mundo todo por imagens de satélite, e eu mesmo já sabia alguns caminhos em cidades que acabara de chegar, mas obviamente, não as conhecia. Da mesma forma que copiar um caractere em mandarin, ou colocar pigmento na pele de alguém, não é comunicar. Não diz nada a ninguém.

E em tempos de comunicação instantânea, de redes sociais globais, timeline e barra de rolagem infinita, uma forma de comunicação permanente poderia assustar ou simplesmente cair em desuso. Pelo contrário: foi consumida, viralizada e parece ter se dissolvido em #hashtags e listas ‘top 10‘.
Claro que tem quem diga “TATTOOING IS DEAD” em letras garrafais com algum .jpg de luto. Mas eu creio que não. Tatuar é lembrar pra sempre. Vem da necessidade humana de gravar informações, de transmitir conhecimentos e memórias, é da gente, é natural, é do que somos feitos.

A cultura — e aqui cabe lembrar que é todo aquele conjunto de crenças, hábitos, moral, arte, etc — que cresceu em torno dessa linguagem pode sim estar em risco, ou em decisiva transformação. Mas não é a primeira e nem será a ultima vez que isso acontece. Taí o Google que pode te mostrar que a tatuagem já foi de tudo nesse mundo, que já significou e deixou de significar infinitas coisas. E ao meu ver, a melhor maneira de se preservar a cultura e a história envolvidas nessa prática é justamente ampliando seu conhecimento. Ao repassar o que foi aprendido, tanto os valores e quanto as responsabilidades, aprofundamos o debate e o discernimento sobre o fazer.

Arte feita por Taiom.

Somente pôr pigmento na pele não fala sobre tatuagem, não é nada demais. Tentar se fechar do mundo atual não é proteger, pode ser suicídio.
O fazer, sem conhecer, é predatório sim, esvaziam-se os significados e se tornam banalidades. E se marcas definitivas surgem no corpo por necessidade de comunicação, é através da troca que se alimenta essa essência. Se a cultura cresceu em torno de uma forma de lembrar, é repassando histórias que se entende e fortalece a prática. Para significar o símbolo tem que ser assimilado, e pra isso é preciso se manter relevante e atual, conectado com sua cultura e sociedade. Por isso acredito que para ter/fazer algo além de dermopigmentação é preciso ao menos entender um pouco da importância cultural e comunicativa que uma tatuagem traz.

zekher — verbo hebreu que significa “gravar”, “entalhar” e também “lembrar-se” no sentido de lembrar de algo para a eternidade. “gravado” é o mesmo que “indelével”, “irrevogável”.

Foto de Capa: Photo by Pavan Trikutam on Unsplash


CONTINUE NO BLOG…

Os Confins: a relação entre o confinamento e a tatuagem

TAIOM
TAIOMhttp://www.taiom.org
TAIOM nasceu em Brasília, cresceu em Belém e atualmente vive e trabalha entre Brasília e São Paulo. Pesquisa a tatuagem como linguagem artística transdisciplinar, de onde parte em estudos no desenho, performance, história, antropologia e arqueologia, buscando zonas-limites e interseções entre saberes. Direciona o olhar ao corpo como agente social em construção, que se posiciona e grava suas ações, seja como indivíduo ou coletivo. Tem atenção especial com as margens destes sistemas políticos e artísticos e as imagens que por aí se formam. Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília, também atua como tatuador profissional há 16 anos no Brasil e na Europa, onde participou de diferentes congressos e exposições, como O que não é floresta é prisão política, Galeria ReOcupa, (São Paulo, 2019) e CHEAP street poster art festival (Bologna, 2018).

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.