Abrir seu próprio negócio no ramo exige preparo e amplo conhecimento de normas sanitárias
Abrir seu próprio estúdio de tatuagem não é uma tarefa que deve ser subestimada.
Além de ser necessário um plano de negócios como em outros comércios, um estabelecimento do ramo tem particularidades que devem receber atenção. Ser dono de um estúdio pede um conhecimento muito além das técnicas de tatuagem. O preparo para cuidar de um negócio do tipo passa pelo estudo de administração, normas de vigilância sanitária e também marketing.
Leis sanitárias
Em estúdios de tatuagem se utiliza agulhas e há contato com sangue. Dessa forma, os locais entram na categoria de saúde. Por conta disso, precisam obedecer às determinações de órgãos sanitários, como a Anvisa. O estúdio só receberá alvará de funcionamento para iniciar suas atividades se tiver a liberação das instituições após inspeção do local. Tais inspeções servem para que o órgãos verifiquem se está de acordo com as leis.
As necessidades para um estúdio de tatuagem são importantes para manter o local higienizado e em condições de trabalho adequadas para realização das atividades. O tatuador deve utilizar luvas, máscaras, avental e gorro, as agulhas descartáveis. As agulhas devem ser descartadas após o uso em uma caixa específica para materiais perfurocortantes marcada e recolhida como resíduo de saúde. Objetos como macas, suportes de apoio, cadeiras e bancadas devem estar desinfetadas por fricção com álcool 70%. Já as tintas usadas devem ser atóxicas. Quanto ao tamanho do lugar, ele deve ter pelo menos seis metros quadrados.
Recepção e organização
Antes de realizar a tatuagem, é preciso cadastrar os clientes. As informações mais comuns de seres coletadas são nome, endereço, telefone, data de nascimento e dados do seu documento de identificação. Primordialmente, menores de idade precisam da autorização por escrito de seus pais ou responsáveis. É necessário também acompanhar cópia da identidade e certidão de nascimento anexadas à permissão.
Importante verificar leis de cada estado e cidade.
Trate como o que realmente é: um empreendedorismo
Como todo empreendimento, é interessante ter um plano de negócios para poder entender melhor sua atuação. É fundamental determinar pontos importantes como o investimento inicial, o público-alvo que pretende atingir, quais os materiais que vão ser utilizados.
Para sustentabilidade do local é necessário escolher bem a localização para abrir o estúdio.
Além de conhecer quais são os concorrentes da região. Outras questões, como quantos funcionários deverão ser contratados também são importantes para o funcionamento do local. Pensar em quais os melhores meios de divulgar o trabalho, se o estúdio venderá outros itens como camisetas e acessórios, entre outras possibilidades.
Decoração e mobilha
Também é importante investir em uma decoração legal e descolada.
A ideia é, além de impressionar os clientes e acompanhantes, ser um local aconchegante. Isso inclui objetos com funcionalidade também, como móveis confortáveis para a sala de espera.
Muitas pessoas costumam ir junto com amigos, os quais não podem estar na mesma sala em que a tatuagem é feita.
Ter contas nas redes sociais faz parte da rotina de inúmeras marcas e lojas.
Pagar para ter postagens patrocinadas nas plataformas costuma dar muito retorno por conta da popularidade e facilidade de acesso pelas pessoas. Isso por que podem ver o anúncio a qualquer momento, através de smartphones, tablets ou computadores.
Para investir na presença digital, é preciso ter um aparelho de qualidade que tira fotos nítidas e com boa resolução, como um iPhone, que também tem os aplicativos das redes sociais otimizados para ele. Os perfis permitem divulgar os projetos e trabalhos feitos. O que é uma maneira bastante produtiva de mostrar o portfólio do artista para clientes em potencial de forma descontraída.