Tatuagens não combinam com sol e mar, sendo necessário cautela neste período mais quente.
Verão é sinônimo de praia, o momento ideal para relaxarmos e sairmos com roupas que expõem mais a pele. Então é de se esperar que muita gente decida fazer uma tatuagem nesta época do ano.
Não tem nada de errado em fazer uma tatuagem no verão, mas é importante estar ciente de todos os riscos e cuidados que serão necessários para evitar complicações. Isso por que tattoos não combinam com sol direto e as que ainda são frescas, também sofrem com calor.
Quais são os riscos?
Independentemente da época do ano, sempre existe risco de uma tatuagem nova desenvolver queloides (aquela cicatriz mais elevada, que causa uma protuberância na parte tatuada).
Além de outros tipos de complicações mais raras, mas independem dos cuidados, como intoxicação pela tinta, por exemplo. Contudo, no verão, as chances são ainda mais elevadas, pois a pele é sensível à agressividade do Sol, e, quando não protegemos a tatuagem dos raios solares, a pele pode infeccionar, e até mesmo desenvolve manchas permanentes.
Não é somente o sol que faz o papel de vilão contra as tatuagens. Praias e piscinas também não são ambientes amigáveis para quem acabou de se tatuar. Nesses ambientes é possível adquirir alguma contaminação da areia ou da água, o que consequentemente resultaria em uma infecção.
O ideal é esperar até que a área tatuada se cicatrize completamente, o que pode levar de um a dois meses. Vale lembrar que isso é válido para qualquer tipo de tatuagem, independentemente do tamanho. Desde o desenho de um pequeno buquê de rosas até algo maior, que ocupe uma parte mais extensa do corpo precisam ser cuidados.
Como prevenir?
Aqueles que ainda decidirem se tatuar no verão precisam seguir algumas medidas de segurança para evitar problemas, especialmente quem planeja pegar uma praia no período. A recomendação dos especialistas é sempre deixar a área tatuada bem protegida do sol, fazendo bom uso do protetor solar, mas também cobrindo a região com uma camada de proteção extra. O mais indicado seria usar curativos hipoalergênicos, que são transparentes e bem discretos.
Ainda assim, o mais indicado é esperar pelo menos de 15 dias a um mês para pegar uma praia após fazer a tatuagem, evitando se expor ao sol nesse período, para garantir uma boa cicatrização. Lembre-se de que os cuidados vão além de evitar o sol, mas também incluem uma boa higienização e a hidratação diária da pele, sempre usando produtos adequados e pouco agressivos.
Dessa forma, você consegue manter sua tatuagem segura e ainda aproveitar o verão ao máximo.