Nos dias mais frios a umidade baixa e os banhos quentes podem as principais causas de ressecamento
Com a proximidade do inverno, os cuidados com a nossa saúde se fazem ainda mais necessários, principalmente em razão da baixa umidade do ar, que compromete a respiração, promove o ressecamento da pele, entre outros danos; a razão está nas grandes diferenças de temperatura e na umidade nos ambientes internos e externos; para passarmos os dias mais frios saudáveis, devemos estabelecer uma rotina que certamente auxiliará nesta estação do ano.
Cuidados especiais no frio
Nos dias com temperaturas mais baixas, nada melhor do que tomar um bom banho quente para relaxar e aquecer, porém, os banhos muito quentes prejudicam a pele, podem provocar queimaduras e, com mais frequência, o ressecamento da derme; portanto, o ideal é optar por banhos mornos e agradáveis, evitando também esfoliações e escolhendo sabonetes hidratantes. Esses cuidados ajudam a evitar o aparecimento de descamações, machucados e alergias.
Assim como no verão, estação onde a pele precisa de hidratação dada a exposição ao sol, no inverno esse cuidado também é necessário, por conta do ressecamento. Isso é, utilize loções hidratantes ou óleos corporais de sua preferência e tipo de pele; lembre-se que mesmo no inverno o rosto, as mãos, os pés e os lábios devem estar protegidos; inclusive, busque a orientação de profissionais especializados, para que possam indicar os produtos ideais para cada uma das partes do corpo.
O nosso organismo também deve ter atenção especial, e a recomendação é consumir bastante água. Uma dica fácil para isso é manter uma garrafa próxima, para fazer o consumo periodicamente no decorrer do dia. Lembretes para beber água também são uma boa ideia para evitar a desidratação no período de inverno, já que sentimos menos sede nesta época.
Nesse sentido a alimentação também conta, é essencial que ela siga saudável e equilibrada, sem alimentos pesados, gordurosos e doces com frequência, e com a inclusão de refeições com frutas, verduras e legumes, que vão ajudar a manter a beleza e disposição.
Protetor solar segue necessário
Em todas as estações do ano, o uso do filtro solar é obrigatório, pois os raios ultravioleta incidem diariamente. A regra é proteger principalmente o rosto e áreas do corpo descobertas, inclusive use o indicado para cada uma delas. Portanto, buscar os produtos adequados para cada tipo de pele possibilita melhores resultados.
Para revitalizar a pele, entre as recomendações estão a utilização do óleo de semente de girassol, que promove a síntese lipídica e a hidratação; o óleo de amêndoas, que, além de um perfume agradável, é rico em vitaminas e tem um poderoso antioxidante; o extrato de pepino, rico em antioxidantes, vitaminas e betacaroteno, além de propriedades anti-inflamatórias; pró-vitamina B5, que promove a hidratação, maciez e elasticidade da pele, além de ser anti-inflamatório; ureia, que auxilia na retenção da umidade da pele, elimina as células mortas e renova a pele;
É comum que, com a pele apresentando aspectos diferentes por conta da mudança de temperatura, as pesquisas sobre outros produtos voltados aos tecidos do corpo começam a ser mais frequentes, como “colágeno, para que serve?”. Produtos como esse, que agem de dentro para fora, são uma boa opção para manter a saúde da pele também, mas exigem um pouco mais de cuidado, indicado sempre a consulta com um médico antes de começar o uso.