O autor dessa frase você certamente conhece. Se não pelo nome dele, pela banda. Paul David Hewson, ou Bono Vox, vocalista do U2. Dia 01 de outubro é comemorado o Dia Internacional da Música e por esse motivo escolhi essa frase. É uma das que mais gosto que foi dita entre pessoas que vivenciam isso e uma das que mais concordo.
A “International Music Council” determinou em 1975 que a data seria para comemorar a arte que mais une as pessoas. Acho que na década de 70 essa afirmação poderia ser dita sem que (quase) ninguém ficasse contrariado. Hoje, vejo tantas formas de arte chegando em tantas pessoas que não me arriscaria a dizer se existe uma.
Escolhi trabalhar com música pela variedade e por não me prender a uma rotina. Todos os dias são diferentes. Cada momento te marca de uma maneira única e especial. Já pude viver grandes momentos com a minha banda, assistir à diversos shows, ficar amigos de pessoas que eu via pela televisão e até compôr com uma delas. Toquei com grandes nomes do rock nacional como CPM22 e Raimundos. Mas hoje vou contar sobre um show que fui e que me marcou muito. Até a pele, eu diria.
Era 11 de abril de 2016 e minha companheira Carla me acorda: Amor, uma menina não vai conseguir ir e vai vender os ingressos pra gente! Vamos? Eu confesso que não estava convencido, achava a banda meio blasé. Pra mim as músicas eram todas muito parecidas e gastar uma nota naquele ingresso não me apetecia. Mas após uma semana tentando comprar sem sucesso, aquilo parecia um sinal.
Lá fomos nós comprar um par de ingressos para o show do Coldplay. Era um domingo de sol no Rio de Janeiro e o Maracanã abriria por volta das 16h. Fizemos questão de chegar a tempo da atração que abriria o evento: Tiê. Ali começava uma noite cheia de surpresas. Um show animado, com forte interação entre a artista e seus músicos, e uma conexão grande com o público. O show deve ter durado 1h mais ou menos.
Depois de aguardarmos um pouco, o momento tão aguardado: subiam no palco Chris Martin e cia. Uma energia absurda demonstrada desde o primeiro acorde. Um jogo de luzes em que fizeram questão de que o público fizesse parte disso. Algo que nunca imaginei ver, e de uma banda a qual nunca imaginei presenciar um show. A temperatura subia, a cada música eu e todo o estádio vibrávamos juntos. Tudo se apaga. Permanecem as luzes da platéia, que são pulseiras que trocam de cor conforme a música. Começa a tocar “Fix You”.
Todos cantando junto da banda em perfeita harmonia. Incrível. Até chegar o segundo verso e eu ouvir a seguinte frase: But if you never try, you’ll never know. Naquele momento eu entendi o que eu fui fazer lá. A lágrima escorria, o celular servia para anotar e poucos depois marquei na pele a frase que mais faz sentido pra mim na vida. Você precisa tentar. Sempre. Você é capaz ao menos de tentar, acredite em si, confie no seu potencial. Não deixe que te digam o que você pode ou não fazer.
O Dia Internacional da Música foi escolhido para comemorar algo de forma mais específica em um dia. E o seu dia? Qual é?