A luta dos estúdios por profissionais X A luta dos profissionais por estúdios

O mercado da tatuagem cresceu muito, hoje em dia temos diversos estúdios e tatuadores espalhados pelo mundo, mas existe algo que frustra ambos os lados.

-

O mercado da tatuagem cresceu muito, hoje em dia temos diversos estúdios e tatuadores espalhados pelo mundo, mas existe algo que frustra ambos os lados.

Os estúdios buscam por bons profissionais, comprometidos, na maioria das vezes preferem aqueles que possuem uma carteira de clientes.

Já do lado dos profissionais, os que possuem carteira de clientes, não querem trabalhar em estúdios, preferem ser donos de seus negócios, e os que não possuem bagagem ou experiência, não conseguem um estúdio, pois as exigências dos lugares não aceitam os que estão começando no ramo, temos um ciclo vicioso e um impasse.

ESTUDIO DE TATUAGEM E SUA REALIDADE

Sitting corner with wooden table, green cup and pot in a grey room interior with mirror and cabinet

Por trás de um estúdio, normalmente existe toda uma equipe, responsável por fazer acontecer, e o que começa com o proprietário, que banca as contas fixas e variáveis do espaço, pequenos “Luxos” que resolvem oferecer aos clientes para uma experiência única, pode ser tudo em vão se não tiver uma equipe engajada com o crescimento do estúdio.

E mesmo o dono também sendo tatuador, as vezes não é o suficiente para manter o negócio saudável.

Ele monta o espaço, e deixa o lugar lindo, ai então começa a parte da divulgação, a busca por clientes, o aumento da carteira existente, necessitando de um profissional do marketing para alcançar resultados melhores.

Dentro de tudo isso, o espaço precisa de profissionais, tatuadores, claro, e aí que o negócio começa a ficar difícil:

Optar por aqueles que já possuem carteira ou iniciantes que possuem um trabalho bom, para que ao ser divulgado consiga clientes com mais facilidade?

Pois, para um espaço se manter, e preciso dedicação e compromisso mútuo.

Infelizmente muitos estúdios sofrem com um problema em comum, conseguem os profissionais, faz todo um trabalho para começam a divulga-los, e quando os clientes se interessam e começa os agendamentos, o tatuador acredita que montar o seu próprio estúdio será mais lucrativo.

Mas nem sempre é assim, e hoje estamos aqui pra falar isso, mostrar os dois lados da história.

Pois, não é tão simples assim, quando falamos de Tatuagem existe um fator muito importante que deve ser considerado, fator, confiabilidade, e mesmo que seja um excelente profissional, o peso de ter um local seguro, e que o cliente possa ir caso aconteça alguma coisa.

É bem relevante para a escolha do cliente, pois um excelente profissional trabalhando no quarto do fundo e um iniciante trabalhando em um estúdio renomado tem praticamente o mesmo peso, um tem autoridade pelos seus resultados, o outro tem autoridade pelo nome do estúdio, e ambos são importantes. O ideal é que seja uma troca reciproca, o espaço ganha sua parte e o tatuador também, independente da porcentagem e do que está incluso nela.

O importante é que “o combinado não sai caro”, alguns tatuadores são responsáveis, cumprem com a agenda, chegam no horário certinho, ou melhor, ainda quando são ótimos profissionais chegam antes para receber o cliente e proporcionar um melhor atendimento, outros, no entanto, chegam atrasados, e possuem diversas desculpas, claro que não estamos falando de imprevistos e sim falta de compromisso, além de faltas, sem justificativas, onde sobra para o estúdio se “virar” e resolver a situação, que pode ou não ser fácil, caso o espaço possua outros profissionais disponíveis.

Isso não é a parte pior, alguns entram, começam a fazer sua carteira de cliente, e por esperteza ou falta de ética, começam a pegar os clientes do espaço para si.

Obvio que muitos clientes gostam do trabalho do tatuador e vão acompanha-los, mas muitos o fazem devido ao profissional incentivar essa aproximação, tomando a frente no contato direto com o cliente, acredito que isso aconteça mais do que imaginamos, o que ao passar um tempo, faz com que o profissional abandone o estúdio, alguns até avisando antes, outros deixando o espaço na “mão” como se nunca tivesse precisado deste.

Um estúdio precisa de investimento, dedicação, bons profissionais, um ótimo atendimento, e claro boas condições para ambos os lados, muitas vezes o dono ou sua equipe se mata para arrumar clientes, e não deixar o profissional passar aperto e não conseguem o reconhecimento deste esforço dos tatuadores (as), essa realidade citada acima é de muitos espaços aos quais conheci e também porque convivo dentro de um estúdio de tatuagem, que recebe diversos profissionais, mais é claro não podemos transformar isso numa verdade absoluta, talvez em seu estúdio vocês não passem por situações parecidas, mas algo do que foi descrito com certeza já viveram na pele, ou já ouviram falar de outros estúdios.

TATUADORES E SUA REALIDADE

Close up of professional tattooer artist doing picture on hand of man by machine black ink from a jar. Tattoo art on body. Equipment for making tattoo art. Master makes tattooed in light studio

Por trás de um tatuador existe um ser humano, que almeja alcançar o reconhecimento por suas artes, ou apenas deseja o sustento de sua família e encontra na tatuagem um caminho do seu agrado. Primeiro ele precisa aprender, e muitas vezes fazer trabalhos gratuitos para adquirir portifólio faz parte do processo.

Erra diversas vezes até acertar, aceita valores abaixo do comum por não poder escolher, muitos não conseguem vaga em bons estúdios, pois não possuem seguidores nas redes sociais, carteira de cliente ou trabalhos acima da média, essa rejeição ou ajuda o profissional a correr atrás por si só, ou a força a desistir até da profissão, já que muitos trabalham por conta própria até dentro de casa mesmo, montando os tais ” Estúdios Privados” que funciona para muitos, pois todos precisamos começar de alguma forma, o importante é trazer seus sustentos, claro que preferiam estar em um lugar maior e que não fosse junto a sua vida particular em sua casa, mas o começo pode ser assim.

Alguns possuem talento natural para desenhos, outros aprendem a técnica com muito esforço e repetição, independente de qual for o caminho, trabalhar com arte não é fácil, pois somente o profissional sabe o valor do seu trabalho, cultiva um amor por sua própria arte.

Muitas vezes recebem o questionamento de valores cobrados, ou são ofendidos por escolhas de artes que o próprio cliente fez.

O tatuador que trabalha em estúdio, busca uma porcentagem justa, ao mesmo tempo, se preocupa com valores de artes, pois passará o valor pensando em quanto ganhará, pois, sabe que o espaço ficará com uma parte daquele ganho, muitas vezes não está em um bom dia, e mesmo assim vai atender, outras vezes se sente desgostoso com o ambiente de trabalho, as pessoas ao redor, e então começa a desejar mais da vida, pois não quer trabalhar para o sonho de outros e sim o próprio, é uma decisão pessoal e deve ser feita pesando bem os dois lados da balança.

Às vezes o profissional observa os ganhos do estúdio e percebe o quanto poderia estar ganhando se tivesse seu próprio espaço, começa a se questionar se vale trabalhar para os outros, em determinados meses os agendamentos diminuem e ele precisa buscar outras opções, nem sempre o estúdio se preocupa com o profissional, ao ponto de correr atrás de clientes, ou arrumar soluções para ajudar os profissionais que não alcançaram o valor mínimo naquele mês.

Um bom tatuador, sabe atender seus clientes, e responsável com seus compromissos, faz sua própria divulgação, pois o estúdio muitas vezes enaltece o espaço e não os profissionais, então acaba que o profissional se “vira” para buscar admiradores e possíveis clientes para a sua arte, numa busca que pode ter muitos gastos ou perca de muito tempo, às vezes precisa se deslocar até lugares distantes, chegando ao espaço totalmente esgotado pelo percurso, precisa manter o bom humor com alguns clientes desagradáveis, competir com outros profissionais, que acabam se “achando” no ambiente de trabalho, por isso após um período o tatuador decide investir em seu próprio espaço, para enfim viver de seu sonho e poder fazer a sua própria agenda, onde encontra tempo livre para viver tudo que deseja da vida.

EMPASSE DOS LADOS

Como resolver essa situação, onde o estúdio precisa de um profissional dedicado, comprometido e traga bons lucros, e do outro lado, um tatuador que precisa ganhar seu sustento, se sentir reconhecido, e poder viver da sua arte.

Qual seria a melhor opção para melhorar os abandonos que acontecem por parte dos tatuadores, e os estúdios que não valorizam seus profissionais, ou não pagam o justo.

Trabalhar para um estúdio, evita custos fixos como alugueis, marketing, soluções de diversos problemas, pois você atende sua agenda, faz sua parte e volta para casa, já para um estúdio, ter um bom profissional que seja comprometido e dedicado, mostra que o espaço deve investir naquela pessoa, pois não é somente lucro, e sim uma equipe, que unida pode vencer e ambos podem crescer ao ponto de que, não faltem clientes, os valores sejam justos, e todos possam ser felizes em suas posições.

Agora conta para mim, você dono de estúdio ou tatuador, já viveu essa situação ou vive? o que você acha que poderia ajudar na situação de ambos? comente abaixo e me deixe saber sua opinião.

Caso gostem desse tema, podemos aprofundar sobre os motivos que tornam essa situação normal no mundo da tatuagem, gratidão meus queridos leitores do melhor blog de Tattoo do mundo!

Por

Jussara Batista

jussara
jussara
Administradora do Tattoo Studio D, escritora de livros de ficção, Terapeuta Reikiana.

Mais desse autor

Mais Recentes

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.