A tatuagem dói, e isso faz muitas pessoas repensarem sobre a vontade de fazer uma tattoo, logo o anestésico tem sido uma maneira de fugir da dor, mas e aí? Isso traz algum risco? Anestésico e tatuagem pode?
Esse, com certeza, é um dos assuntos mais polêmicos na tatuagem. Devido a dor que o procedimento causa, muitas pessoas pensam em recorrer a anestesias e pomadas anestésicas.
Neste post você vai saber tudo que precisa antes de considerar usar anestésicos.
Primeiro, tatuador pode aplicar anestesia?
A resposta é não! Pela lei, os tatuadores não podem prescrever ou administrar anestesia para tatuagem. Apenas Anestesistas são permitidos, e com algumas exceções, como por exemplo, em anestesias locais, profissionais da saúde (enfermeiros e etc.) podem aplica-las.
Como a profissão de Tatuador e Body Piercer ainda não é regulamentada no Brasil, e não pertence a nenhuma classe de profissionais de saúde ou mesmo estética, não é permitido nenhum tipo de uso de anestesia.
Existe algum risco utilizando anestésico?
Sim! Já passou pela sua cabeça que quando alguém vai passar por uma cirurgia, ela precisa de vários exames, e alguns desses exames são justamente para saber se ela pode receber determinado tipo de anestesia sem efeitos colaterais?
Ou seja, em alguns casos existe risco de ter sérias complicações, onde vão ser necessários vários aparatos médicos como oxigênio, desfibrilador e outros. E, infelizmente, nenhum estúdio de tatuagem tem esse tipo de equipamentos, nisso a demora pela chegada do socorro pode trazer risco de morte.
Anestesia interfere na tatuagem?
Não existe unanimidade sobre o assunto, mas, existe a possibilidade de ter diversas alterações no resultado final da tattoo. Entre elas a mudança de tom dos pigmentos, inflamações, ou até mesmo rejeição da tinta, fazendo que a sessão dure muito mais, ou tenha que ser remarcada.
Conclusão
No final das contas, utilizar anestésicos tem muito mais ‘contras’, do que ‘prós’. O meu conselho é: sente com seu tatuador e converse sobre locais, tamanhos e tudo que possa te tranquilizar em relação a dor.
A maioria das pessoas acha o processo suportável, não é a toa que o numero de tatuados só cresce a cada dia!
E, se quer uma dica, hidrate a pele pelo menos uma semana antes, tenha uma boa noite de sono e se alimente bem no dia da sua sessão, isso com certeza, vai te ajudar a ter uma sessão muito mais confortável!