Tatuagem Ritualística: você sabe o que é?

O que você sabe sobre a tatuagem ritualística? Nessa matéria, vamos te explicar tudo sobre esse assunto e ainda te apresentamos alguns desses rituais.

-

Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.

A tatuagem hoje em dia é vista quase como um acessório, algo ligado diretamente ao belo, estético. Mas, em contrapartida, temos cada dia mais pessoas buscando experiências, algo além do desenho na pele, e tem um processo diferente que está ganhando voz nesse meio, é a tatuagem ritualística.
Hoje, é sobre ela que vamos falar!

Espiritualidade e tatuagem tem tudo a ver, e pra comprovar isso o tema do post é sobre Tatuagem ritualística. Termo esse que é utilizado para, literalmente, um ritual durante a sessão de tatuagem, onde o tatuador atua também como um agente espiritual.

Tudo gira em torno do místico, do autoconhecimento e de muita energia. Este tipo de ritual traz em seu processo parte da história da tatuagem. Como em algumas tribos indígenas ligavam a tatuagem a atribuição da alma dos indivíduos em rituais de iniciação. Ou, como os primeiros habitantes do Japão, os Ainus (pescadores, caçadores e artesãos), que em 10.000 a.C tatuavam seu corpo para se proteger de maus espíritos. Os ritos nas tatuagens resgatam seu valor espiritual.

Ainda seguindo essa linha de tradições, temos também a técnica, a qual alguns tatuadores preferem trabalhar, chamada de handpoked (famosa nas tatuagens sagradas Sak Yant, feita por monges budistas), que consiste em depositar a tinta da tatuagem ponto a ponto na pele até formar o desenho ou o símbolo escolhido.

Hoje em dia cada tatuador adapta isso de maneira diferente, testando o que melhor funciona para si e seus clientes.
Abaixo fizemos uma lista de rituais que podem ser feitos durante a sessão de tatuagem:

Cristaloterapia:

É o nome dado ao uso terapêutico dos cristais. Segundo o esoterismo, os cristais devolvem o equilíbrio físico e espiritual, tendo efeito curativo e harmonizador, quando aplicados sobre determinadas áreas do nosso corpo. Outro meio de se usar cristais é diretamente na máquina, ou como na técnica citada acima, o handpoked.

Artista Manu realizando uma tatuagem na técnica Handpoked com cristais.

Incensos:

O incenso serve para aromatizar, auxiliar no processo de cura e tratamento de doenças, tem efeito terapêutico e em rituais esotéricos e religiosos. Acredita-se que ao queima-lo espalha sua fumaça carregada da energia de cada planta que o compõe, atuando como uma espécie de medicina que vem pelo ar.

Reiki:

Uma técnica criada no Japão que é baseada na imposição de mãos para transferência de energia de uma pessoa para outra, desta forma alinhando os chakras (centros de energia do corpo), afim de promover o equilíbrio energético. O intuito é mudar a vibração das energias trazendo alguns benefícios já comprovados, como alívio de dores e redução de sintomas de ansiedade e estresse.

Foto via Tua Saúde

Cartomancia:

É a arte de se usar as cartas de um baralho para fazer adivinhações. Qualquer baralho pode ser utilizado para esta finalidade, baralho cigano, tarot, oráculo ou outros. A diferença principal é que, geralmente, quando utilizadas na sessão, a tiragem é voltada para o autoconhecimento do cliente ao invés de adivinhações a respeito do futuro.

Photo by Soulful Stock on Unsplash

Como pudemos ver, não tem regra para a tatuagem ritualística, galera!
E esses são só alguns dos ritos que podem ser realizados durante uma sessão de tatuagem, existem muitos outros, e eles ainda podem ser combinados, trazendo ainda mais individualidade ao ritual! Tudo pode variar muito de tatuador para tatuador.
Agora, depois de toda essa explicação, eu te pergunto, e aí, você faria uma tattoo ritualística?
Conta pra gente!
<3


CONTINUE NO BLOG…

Você já ouviu o som da coruja?

Beatriz Domingues
Beatriz Domingueshttps://beatrizdomingues.negocio.site/
Apaixonada pelo mundo das artes e modificações corporais. Tatuadora, com alma de criança arteira. Às vezes, escritora.

Mais desse autor

Mais Recentes

Um trabalho pra se ver e “O Resto do Mundo Esquecer”

Na última semana de fevereiro Rodrigo Edo lançou seu novo clipe e, acreditem, se fosse possível ouvir até “riscar o disco favorito”.

Elder Lopes lança versão acústica de “Cabo de Guerra”

Com o lançamento o artista mostra que influências de artistas ultrapassa o mainstream!

Tem música nova aí? Música nova da Banda Rádio Moscou

E hoje eu tenho o imenso prazer de estrear a minha participação nesta coluna com uma banda que eu curto muito e que vem lá do nordeste do país, mais precisamente de Mossoró-RN : a Rádio Moscou.

Publicidade

Mais Populares

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

Significado da tatuagem de Lobo

Conheça o significado da tatuagem de lobo e veja mais de 30 inspirações de tatuagens desse animal que chama tanto a nossa atenção e está presente em tantas histórias.

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.