Anime e Mangá na tatuagem brasileira: conheça artistas!

Você irá conhecer artistas brasileiros que amam a cultura oriental e apresentam Anime e Mangá na tatuagem que fazem.

-

Você irá conhecer agora artistas brasileiros que amam a cultura oriental e apresentam Anime e Mangá na tatuagem que criam e produzem todos os dias!

Antes de iniciarmos esse texto vou relembrar o que significa cada termo que será falado nessa matéria, assim se você é iniciante no assunto será mais fácil de entender e se apaixonar, claro.

Dragon Ball 

Para os mais avançados, vem comigo, relembrar:

O que é anime?

Anime, ou animê, é o nome dado às animações originadas no Japão, e tem como características principal o contraste, elementos temáticos da ficção científica e fantasia e cores brilhantes. Apesar de muitos acreditarem que animes são apenas séries animadas de televisão, também podem ser encontrados em filmes cinematográficos.
O nome surgiu a partir da palavra animēshiyon, que é um empréstimo da palavra inglês animação. Por se tratar de um nome longo, naturalmente foi abreviado para anime.

O que é mangá?

Enquanto isso, o  mangá é uma história em quadrinhos japonesa lida de trás para frente, e assim como os animes, é caracterizado por contrastes e cores exageradas, além de olhos expressivos e grandes nos personagens. O nome surgiu a partir de duas palavras japonesas: man – que significa involuntário -, e  – que quer dizer arte ou desenho. Dessa forma, mangá pode ser livremente traduzido como um desenho involuntário.

O Anime e Mangá na tatuagem estão muito presentes por representar muito para os brasileiros que amam cultura japonesa.

O que significa otaku?

Otaku é a versão japonesa do nerd, mas um tipo bem específico: aquela pessoa dedicada ao extremo, fanática mesmo por um assunto. Já foi considerado algo negativo no Japão, mas no Brasil não possuí nada de negativo, tendo até eventos com esse nome, por exemplo, nos Estados Unidos.

Leia mais em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiram-os-primeiros-mangas-e-animes/

Se você é um otaku “das antigas”, no melhor sentido da palavra, já deve conhecer tudo ou quase tudo sobre anime e mangás.

Se você se identificou, com certeza faria uma tatuagem de Anime ou Mangá!

Qual a diferença entre mangá e anime?

A principal diferença entre ambos é que os animes são desenhos televisionados, enquanto os mangás são desenhos em quadrinhos. Isso quer dizer que o princípio de ambos são o mesmo, o que muda é apenas o veículo usado para entregar a trama ao público. 

Ao longo do texto irei trazer mais curiosidades que encontrei na minha pesquisa!

Mas agora, vem comigo que você irá conhecer a história e trabalhos de artistas brasileiros que arrasam no Anime e Mangá na tatuagem, que é a especialidade deles!


Guilherme Vargas tattoo
Cidade: Porto Alegre | RS e São Paulo | SP
Contato: (51) 99647-7435
https://www.instagram.com/guilhermevargastattoo/

“Vivo da tatuagem há 5 anos, e a há 2 venho dedicando o meu trabalho para cultura geek em geral, como tenho o costume de ler e assistir animes, mangas e HQs facilitam o meu processo criativo de cada arte. Sobre o meu estilo trabalho principalmente com o blackwork mas também trabalho com cores, sobre influências posso citar alguns artistas como Inksantos, Sérgio Miron, Caio César, Felipe Mosk, Marquinho André entre muitos outros que admiro.”


A palavra anime não admite plural, sendo anime mesmo o plural de anime. Mas tudo bem aqui no Brasil a gente deixar mais brasileiro e seguir nossas regras de gramática. Mas fica aí essa curiosidade!

Andreia Mine
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 98728-3895
https://www.instagram.com/andreiamine/

“Tatuo há 7 anos, mas sempre estive envolvida com desenho, desde criança.Trabalhei com designer gráfico e fiz um pós-graduação em ilustração na London College of Communication, mas foi na tatuagem que me encontrei. Gosto de focar meu trabalho em uma pegada oriental contemporâneo, anime e mangás.


Felipe Mosk
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 96796-0620
https://www.instagram.com/_felipemosk/

“Comecei na tattoo em 2012 por influência de uma amiga (Suh), a mesma conseguiu uma vaga na recepção da TT network onde fui aprendiz do Bito e do Alcides Correia. Depois disso rodei em várias lojas até me profissionalizar em 2018 com a ajuda doThiago Scap.Meu estilo é o blackwork, minhas referências são: Thiago Scap, Fredão Oliveira e Junior Nunnes.”


Anime é a palavra que abrevia o termo “Animação” no Japão. E tudo teve início em 1917 pelas mãos dos artistas: Shimokawa Oten, Jun’ichi Kouchi e Seitaro Kitayama.

MONAK
Cidade: Rio de Janeiro | RJ
Contato: (21) 99691-8727
https://www.instagram.com/monaktattoo/

“Chamo Bruno Monak, desde criança sempre gostei de desenhar e com isso veio a vontade de trabalhar em alguma área relacionada, então aos 16 anos me tornei tatuador com ajuda do meu mestre @duduartestattoo . Meu estilo é mangá e a minha fonte de inspiração na maioria das vezes são artistas de ilustrações, um exemplo deles é o @reiqinstagram e o @koteriink.”


Gabriel Cortez
Cidade: Presidente Prudente | SP
Contato: (18) 98108-2456
https://www.instagram.com/gabrielcorteztattoo/

“Quando pequeno gostava de desenhar os personagens dos desenhos animados que eu assistia, o primeiro contato com a tatuagem veio aos 18 anos, comecei a trabalhar em um estúdio de um amigo e comecei trabalhando com tatuagens comerciais, hoje com 24 anos vivo dos meus desenhos estilo geek. Me chama atenção trabalhar com linhas sólidas, me dou bem com trabalhos pretos feito com sombra rastelada, ou coloridos procurando deixar o mais sólidos possível.”


Anime não pode ser considerado apenas sinônimo de “cartoon”, e sim uma forma de arte que trata de temas mais profundos e emocionais.

Lucas Tossan
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 95034-9979
https://www.instagram.com/lucastossantattoo/

“Esse ano completou sete anos que sou tatuador, e eu sempre fui apaixonado por animes, passava horas reproduzindo meus personagens preferidos, desde que comecei a tatuar sempre busquei fazer personagens mesmo quando não era popular fazer tatuagens de personagens, e com isso quero fazer um agradecimento em especial ao Carlinhos da Scorpions que me deu muita força nesse caminho, a minha história teve altos e baixos, mas nunca desisti e não desistirei dos meus objetivos, porque esse é meu jeito ninja de ser.”


A ordem de leitura de um mangá (quadrinhos) japonês é a inversa da ocidental. Isso você já sabia, né?

Well.s.tattoo
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 96586-6045
https://www.instagram.com/well.s.tattoo/

Eu sempre curti anime, games e tudo o que envolvia o público geek. Entrei na tatuagem há 2 anos e meio. Fazendo vários tipos de tattoo. Com o tempo vi que na tatuagem tinha um mercado voltado para o universo geek que é o que eu curto de paixão e acabei me especializando. Hoje meus clientes são quase todos que tatuam o tema geek e anime e isso me deixa muito satisfeito. Iniciei de aprendiz em um estúdio para conseguir aprender as técnicas certas, ainda estou estudando mais e mais para melhorar o meu trabalho e entregar um trabalho em que os meus clientes fiquem muito satisfeitos.”


No mangá tudo é desenhado à mão.

Thomaz
Cidade: Petrópolis | RJ
Contato: (24) 99332-0855
https://www.instagram.com/thomaztattoo

“Meu nome é Rodrigo, mas fiquei conhecido como Thomaz, meu sobrenome. Antes de tatuar eu fui professor de desenho artístico, e, gradualmente, fui me encantando pela tatuagem, quando resolvi largar meu trabalho e começar a praticar o ofício de tatuar. Hoje, depois de 4 anos trabalhando com tatuagem, tenho um estilo bem definido que é o blackwork e geek. Minhas inspirações vêm dos desenhos que assisti quando eu era criança, entre tantos outros trabalhos de artistas que acompanho, e, também, dos meus amigos do Estúdio que sempre me incentivam.”


Em japonês, mangá significa, ao pé da letra, “desenhos irresponsáveis”.

PH Tattoo RV
Cidade: Rio Verde | GO
Contato: (64) 99334-8282
https://www.instagram.com/phtattoorv

“Desenho desde que me entendo por gente, trabalhar com isso era algo beeeeem distante, mas deu certo, e um amigo (Éder Ink) me chamou pra trabalhar com ele de secretário, dai desenho aqui, desenho ali, e então comecei, viciei e tô há 3 anos fazendo o que gosto! Me inspiro em tudo e todos que produzem arte!! Não tenho um estilo preferido, mas sketch e Geek me fascinam.”


O primeiro anime, criado em 1917, era de dois minutos e apresentava um samurai testando sua nova espada.

Vitor Dornelas
Cidade: Patrocínio | MG
Contato: (34) 99930-8101
https://www.instagram.com/vtrtatto/

“Trabalho na área da tatuagem tem 3 anos, e sempre fui entusiasta da cultura nerd também. Meu estilo tende um pouco para esse lado, mas busco sempre algo diferente também, gosto de me aventurar sempre procurando coisas novas e mais aprendizado. Espero que goste do meu trabalho.”


No Japão, usa-se mais papel para imprimir mangá do que para papel higiênico.

Fábio Mattos Vogler
Cidade: Curitiba | PR
Contato: (41) 99611-8440
https://www.instagram.com/fabio.vogler

“Me chamo Fábio Vogler, sou tatuador profissional há 6 anos e comecei a desenhar quando era criança. Eu sempre fui apaixonado por anime, games e tudo que é relacionado a cultura geek. Poder retratar essa paixão de infância na pele das pessoas é o que me deixa feliz e realizado nos meus trabalhos e sei que meus clientes que buscam este estilo, também carregam esse valor sentimental e nostálgico pelos personagens. Hoje o estilo geek/otaku é meu principal foco na tatuagem, mesclo minhas referências com blackwork, sketch e algumas cores em destaque.
Busco sempre manter originalidade das obras e criar um projeto único para cada cliente!”


No Japão, é comum, depois que alguém não quer mais ficar com algum volume de mangá, abandoná-lo em algum lugar, como uma mesa ou banco, para que outra pessoa possa pegá-lo. Você já fez isso?

Bernardo Garcia
Cidade: Rio de Janeiro | RJ
Contato: (21) 98887-4940
https://www.instagram.com/garciab.tattoo

“Eu sempre desenhei, desde pequeno, e na época da escola já rabiscava meus amigos, mas por medo e insegurança resolvi fazer faculdade ao invés de tatuar, 12 anos depois em 2019 eu decidi finalmente começar e hoje com 1 ano e 9 meses de carreira eu me especializei na temática geek/ Otaku no estilo blackwork.Desde o início me inspirei em artistas como inkmali, sergiomironttt, Alexsorsa entre outros.”

Anime e Mangá na tatuagem é uma paixão entre os brasileiros.


Ivan Andrade
Cidade: Piracicaba | SP
Contato: (19) 99713-5074
https://www.instagram.com/ivan_andrade_tattoo

“Tatuo há 4 anos, e desde criança fui louco pela cultura japonesa e sempre desenhei e assisti animes, criei algumas histórias em quadrinhos, mas nunca publiquei, mas sempre fui envolvido com arte, trabalhei quase 10 anos como designer gráfico e quando fui para tatuagem e conheci o “estilo geek” foi amor a primeira vista, foi unir o útil ao agradável. Minhas inspirações são tudo que envolvem a cultura japonesa em geral por isso faço animes, porque eu vivo isso desde criança, eu sei a importância que aquele personagem traz ao meu cliente, e não é uma mera “tatuagem de desenho.”


Eduardo Bittencourt
Cidade: Porto Alegre | RS
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/eduardo.sant.ink

“Sou tatuador há dois anos e meio, trabalho com temas geek, principalmente anime blackwork, hoje em dia estou incluindo microrealismo de temas geek e da cultura pop no meu portfólio também, mas meu estilo preferido é o anime. Não me inspiro só em tatuadores, mas em quem faz arte e se assemelha ao que eu quero atingir.”


Distadio Tattoo
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 97605-3465
https://www.instagram.com/distadio_tattoo/

“Sou Rafael Distadio, tatuo há 10 anos, sou autodidata tanto na arte quanto na tatuagem. Meu estilo é o Geek mais voltado para o anime/mangá!Minhas maiores inspirações são os mangakás Akira Toriyama (dbz) e Masami Kurumada (cdz).”

Anime e Mangá na tatuagem não tem idade.


Bruno Cavalcanti
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (17) 98811-2425
https://www.instagram.com/brunoartwork

“Na infância comecei desenhando personagens de animes da Tv Manchete, e enchendo os cadernos de rostinhos e outros desenhos. E foi na faculdade de Artes Cênicas onde tive contato com outros aspectos da arte e do experimentalismo artístico. Esses dois momentos confluem e constroem o meu trabalho na tatuagem.Tatuo há 7 anos e a inspiração está no mundo e na vivência de todos os dias.

Anime e Mangá na tatuagem é uma paixão do artista e do cliente.


Gabriel Andrade
Cidade: Contagem | MG
Contato: (31) 99476-3087
https://www.instagram.com/gabrielandradetattoo

“Minha trajetória na tatuagem começou em 2017, onde tive contato com esse mundo por trabalhar em um estúdio como vendedor, resolvi me aventurar na tatuagem, e hoje tem quase 3 anos que comecei a tatuar, me especializei no tema GEEK, algumas eu faço blackwork, outras com detalhes coloridos, fico muuuito feliz e satisfeito de trabalhar com o que amo 2x, tatuagem e universo geek.

Anime e Mangá na tatuagem podem ser em diversos estilos: preto ou colorido!


Jean Szimanski
Cidade: Canoas | RS
Contato: @jeanzink_
https://www.instagram.com/jeanzink_/

“No final de 2015 comecei a estudar tatuagem sozinho por sugestão da minha namorada, como uma alternativa para voltar a desenhar, pois, havia parado por conta do trabalho/faculdade. No início de 2018 decidi focar só na tatuagem por não conseguir mais me ver fazendo outra coisa além de tatuar. Foquei em blackwork e fullcolor inspirado no que desenho, amo e consumo desde criança: anime e mangá. Inspirações na tatuagem: @SimonKBell, @kodiellistattoos @ikostattoo, @mikendazzoart De mangakas: Masakazu Katsura, Hirohiko Araki, Kubo Tite, Yoshitaka Amano, Hiromu Arakawa, entre outros.”

Anime e Mangá na tatuagem passa toda sua personalidade para a pele.


Júnior Reis
Cidade: Porto Alegre | RS
Contato: (51) 99477-1462
https://www.instagram.com/juniorreistattoo

“Sou tatuador há 6 anos e sou proprietário do estúdio TattooVerse em Porto Alegre. Desde pequeno desenhava, mas nunca havia pensado na possibilidade de ser tatuador, até surgir o convite. Assim como a tatuagem, o estilo geek veio de forma muito natural. A cultura geek faz parte da minha vida e não tinha como não transpassar para o meu trabalho.”

Anime e Mangá na tatuagem transmite amor e nostalgia.


Dionatan Brasil
Cidade: Santa Cruz do Sul | RS
Contato: @dionatanbrasiltattoo
https://www.instagram.com/dionatanbrasiltattoo/

“Sempre fui apaixonado por tatuagem, sempre tendo referência dos meus irmãos mais velhos que tinham várias tatuagens, desde muito pequeno me fascinava com os desenhos na pele, esse ano vai fazer 6 anos que tatuo, o fato de desde pequeno ser louco por mangá/anime me despertou essa vontade de querer fazer personagens de anime no estilo blackwork onde a cada dia tem me trazido cada vez mais inspiração.” ?

Curtiu muito ou muiiiiito essa lista maravilhosa?

Para você continuar acompanhando, eu selecionei matérias relacionadas a essa:

Finalmente: tatuagem geek feita por artistas geeks!
Nesse texto você irá encontrar artistas que amam o que fazem e irão fazer a tatuagem geek mais linda que você poderia ter!

O estilo GEEK e sua invasão no mundo da tattoo.
Listamos 8 artistas que fazem tatuagens geeks e você não pode deixar de conhecê-los agora mesmo!

Geek tattoo: faça tatuagens geeks com quem entende!
Peguem suas toalhas e vamos para a nossa lista de artistas brasileiros que fazem geek tattoo! (Você vai amar!)

Comics, Geek, Nerd e Otaku: As tatuagens inspiradas nos personagens de quadrinhos, mangás e animes!
Essa lista foi feita para você, aproveite e compartilhe!

Tatuagens de princesas da Disney: 30 inspirações!
As princesas e as vilãs da disney sobreviveram décadas e resistiram a todos os tipos de preconceitos, umas mais recatadas, outras…

Como aproveitar melhor nossas listas?

Todos os artistas são mencionados abaixo das fotos e na descrição, basta você acessar as redes sociais do tatuador, dizer que viu o post com o trabalho dele em nosso blog e dizer que gostaria de uma arte exclusiva! As artes publicadas em nosso blog são para você conhecer mais sobre o artista e sua forma de trabalhar, agora a arte que irá para sua pele será diferente e única! 

Fontes (Dê os créditos sempre para quem cria, seja artes e textos):
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiram-os-primeiros-mangas-e-animes/
https://jovemnerd.com.br/bunker/categoria/animes-e-mangas/
https://coisasdojapao.com/2016/12/20-curiosidades-sobre-anime-e-manga-que-todo-otaku-deve-saber-cdj/
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiram-os-primeiros-mangas-e-animes/


Matérias recentes

Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.