Até para tatuagem? Sim! Saiba como fidelizar o cliente de um estúdio

Fidelizar e fazer o cliente voltar para novos desenhos, assim como indicar novos consumidores, é tão importante quanto ter um traço bonito e uma técnica impecável.

-

Fidelizar e fazer o cliente voltar para novos desenhos, assim como indicar novos consumidores, é tão importante quanto ter um traço bonito e uma técnica impecável

Eis um fato certeiro: marcar na pele uma frase, um nome ou uma imagem significativa é uma coisa muito séria, mas que pode ser, convenhamos, muito divertido. Contudo, ainda que, com o passar dos anos, a tatuagem esteja se tornando cada vez mais socialmente aceita – uma vitória para a categoria –, ter um desenho permanente no corpo é como cumprir com uma responsabilidade. E, por esse motivo, quando buscam um tatuador, os clientes em geral são muito criteriosos quanto à qualidade e ao cuidado dos profissionais dessa arte. 

Mas será que é só o traço que importa? Bem, até mesmo no ramo de tatuagens, ser um bom profissional, com belos traços e desenhos realistas, não tem sido o único requisito.

Assim como qualquer outra empresa que lida com serviços, os estúdios de tatuagem têm a necessidade de fidelizar o cliente para que este volte para fazer outros desenhos, retocar tatuagens antigas ou mesmo para indicar outras pessoas que podem se tornar possíveis consumidores. Ainda mais com o boom das redes sociais como vitrine para novos tatuadores.

A questão é: por onde começar? 

Crie um ambiente receptivo e agradável.

Para muitas pessoas, um estúdio de tatuagem pode soar como algo intimidador, sobretudo aqueles com poltronas de couro, rock alto, muitas caveiras e um profissional coberto de figuras tatuadas ao longo dos anos. Embora seja parte da cultura, há maneiras de tornar esse ambiente mais acolhedor, o que pode ser feito com uma boa conversa. Ser atencioso e responder às diversas dúvidas de modo agradável e receptivo pode quebrar esse paradigma e fazer com que o cliente se sinta mais acolhido.

Investir em conforto e formas de distração, como poltronas macias, videogames e revistas, também é uma boa maneira de fazer o cliente se sentir mais à vontade.

Crie um guia de cuidados

Ainda que fiquem bonitas, é imprescindível compreender que uma tatuagem nova é muito semelhante a uma ferida aberta. Assim, é muito importante frisar os cuidados pré e pós-tatuagem, para que elas cicatrizem da forma correta, e uma maneira delicada de mostrar preocupação e zelo com o cliente é trazer esse conteúdo em um folder impresso.

Nele, é indicado um resumo com as informações sobre todos os cuidados necessários, indicações de cremes e pomadas, o que evitar de comer, quanto tempo sem exercício físico, etc. 

Vale destacar que esse zelo não necessariamente precisa ser um folder. Existem muitos tutoriais de como colocar mensagem automática no WhatsApp, algo que pode ser produtivo na hora de mandar uma mensagem padronizada com esses cuidados. Além de útil, esse conteúdo também acaba sendo de fácil acesso.

Invista no digital

Postar os resultados das tatuagens feitas no Instagram, Facebook, TikTok ou Twitter e fazer enquetes aumenta o engajamento de seu perfil, o que também proporciona novas pessoas. Isso também funciona como um lembrete para os antigos clientes de que o estúdio está ativo, crescendo, cada vez mais profissional e concorrido.

Outra forma de fidelização muito recorrente é criar algum tipo de sorteio pelas redes sociais com certa frequência. O lucro é válido: apenas uma pessoa vai ser a felizarda a vencer a competição, porém centenas de outras verão o trabalho e estarão empenhadas em comentar e curtir os posts para vencer, o que aumenta a taxa de conversão e leva novos e antigos clientes a fazerem uma tatuagem no estúdio.

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.