Como escolher uma linha de crédito para o seu pequeno negócio

Confira este passo a passo de como escolher um empréstimo para micro e pequeno negócio

-

Confira este passo a passo de como escolher um empréstimo para micro e pequeno negócio

Assim como tudo na vida, existem situações em que as pessoas enfrentam dificuldades, e isso não é diferente no mundo dos negócios. É comum donos de micro e pequenas empresas que encontram dificuldades financeiras precisarem buscar algum tipo de empréstimo para manter o negócio funcionando, enquanto os ganhos não chegam.

Porém muitos sentem dúvidas de como avaliar e escolher a melhor linha de crédito para seu negócio,como se organizar para começar a pagar e até mesmo se existe a necessidade de pedir um empréstimo. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como escolher o melhor crédito para micro e pequenos negócios. Confira:

Analise com cuidado o negócio

Esse é o primeiro passo antes de tomar qualquer decisão. Fazer uma análise da gestão financeira, buscar um diagnóstico das contas do empreendimento e tentar encontrar o ponto de conflito que está esgotando as finanças da empresa. Antes de qualquer decisão, é preciso avaliar se existe algum tipo de solução que não envolva contratar um empréstimo, como promoções, liquidações ou ajustes de contas. Muitos dos casos podem ser resolvidos pelo simples fato de analisar de forma meticulosa as contas da companhia.

Após decidir que deve ser tomado um empréstimo, é necessário fazer todas as contas para que essa injeção de dinheiro seja aproveitada da maneira mais eficiente possível. Dinheiro parado no caixa não gera benefícios.

Reveja todos os cadastros da empresa

É importante verificar a situação cadastral da empresa e dos sócios antes de pedir um empréstimo, através de consulta de CNPJ e CPF, para saber se não existe nenhuma restrição legal. Se houver quaisquer tipos de impostos atrasados ou débitos com alguma instituição financeira, estes devem ser resolvidos antes de pedir o empréstimo, pois o banco escolhido vai realizar essa análise de crédito, e, se houver alguma restrição, dificilmente, vai ser liberada uma linha de crédito.

Pesquise qual linha se encaixa melhor 

Logo após o fim da ditadura e a instituição da Constituição Federal, em 1988, muitos bancos receberam incentivos para a criação de linhas de crédito para as novas empresas que surgiram na época. Hoje em dia, o Brasil conta com 180 linhas diferentes, segundo o Sebrae, fornecidas por bancos e agências especializadas. 

O ideal é contratar um profissional de economia para analisar o diagnóstico das finanças da empresa e conferir qual linha melhor se adapta, sempre optando por linhas com menores juros, menores carências e maiores limites de empréstimo.

Tenha garantias para oferecer

O principal obstáculo que impede a maioria das liberações de crédito é a falta ou a insuficiência de garantias. É necessário verificar os tipos de garantias que as instituições de crédito aceitam e se o valor necessário é correspondido. Normalmente, são utilizados veículos, imóveis e até o maquinário da empresa como formas de garantia de que a empresa vai arcar com os custos mensais do empréstimo.

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.