Como saber se o seu tatuador está seguindo as regras de higiene

Recomendações de órgãos sanitários previnem infecções e protegem saúde do tatuador e dos clientes

-

Recomendações de órgãos sanitários previnem infecções e protegem saúde do tatuador e dos clientes

Para ter um bom resultado na tatuagem, não basta apenas o talento do tatuador, outras questões, como qualidade da tinta, dos equipamentos e principalmente, a higiene do local e do que será utilizado para fazer o desenho na pele.

O procedimento pouco invasivo, em que a pigmentação da pele ocorre a partir de microfuros. Mas, ainda é essencial que o profissional tome diversos cuidados para evitar contaminações, já que isso pode gerar desde má cicatrização até problemas mais graves.

Veja algumas dicas para avaliar se os tatuadores estão seguindo as regras de higiene e segurança.

Uso de EPIs adequados

O EPI é o Equipamento de Proteção Individual, que garante que o profissional não está se expondo a riscos desnecessários e que, nesse caso, também protege o cliente. Durante a aplicação da tatuagem, há riscos biológicos para o cliente e o tatuador, por isso é essencial que o uso de EPIs descartáveis seja feito adequadamente.

Os principais EPIs para tatuadores são avental, luvas, máscara e óculos de proteção, que previnem o contato do sangue com áreas mais vulneráveis do corpo.

Utilização de materiais novos e esterelizados

As agulhas e a tinta utilizada não podem ter sido usadas em outras pessoas, novamente a fim de evitar contaminação cruzada. O mesmo serve para as lâminas usadas para a raspagem de pelos, que deve ser nova para todos os clientes.

A bancada do tatuador também deve ser higienizada adequadamente, pois ali ficam as ferramentas que estarão em contato com a pele do cliente.

Muitos tatuadores já realizam os procedimentos de abrir as embalagens das agulhas e trocar os plásticos da maca e dos equipamentos na frente do cliente. Essa é uma maneira de mostrar que os cuidados estão sendo tomados.

Produtos regulamentados pela Anvisa

Os produtos utilizados também devem ser regulamentados pela Anvisa. Desta forma, o rótulo deve conter o número de registro, até mesmo para os importados. Nesse caso, deve conter informações em português com a regularização na Anvisa e os dados do importador.

Descarte dos materiais utilizados

Também é importante que os estúdios de tatuagem façam o descarte apropriado dos materiais utilizados. Tanto as agulhas quanto a tinta que sobrou, por exemplo, devem ser jogadas em um lixo específico, identificado como lixo infectante.

Mais desse autor

Mais Recentes

Ideias de fotos em estúdio de tatuagem

Você é artista e gostaria de ter ideias de fotos para mostrar melhor seu trabalho? Vou te dar sugestões aqui:

Um super artista brasileiro:Tony Vilella

Você irá conhecer a linha do tempo do artista Tony Vilella, que começou a tatuar em meados dos anos 2000 e hoje é reconhecido mundialmente na tatuagem.

Pode um piercing ser letal?

Nas últimas semanas veio a público o falecimento de uma jovem de 20 anos, e sua morte foi primeiramente vinculada a colocação de um piercing.

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.