Existem muitos tipos de tatuagem, e, além de escolher com cuidado o profissional, é importante conhecer os diferentes estilos na hora de escolher a sua!
Com o passar das décadas, a tatuagem evoluiu muito socialmente e principalmente artisticamente. Novas técnicas e materiais surgiram para os amantes dessa modificação corporal. Agora existem infinitas possibilidades para escolher a forma de gravar um desenho no corpo: tem para o público que prefere algo bem contrastado, para quem gosta de artes mais delicadas e também para quem valoriza um simples, mas belo, contorno.
Se você adora se tatuar e está buscando inspiração, ou está em busca de um primeiro registro, acompanhe a nossa lista e escolha seu favorito!
Old School
Um dos estilos mais antigos e conhecidos que existem, o old school surgiu em meados da década de 50, nos Estados Unidos, e hoje em dia é popular entre as pessoas que gostam da cultura vintage. Trazendo referências de pin-ups, âncoras, sereias e pássaros, os desenhos costumam possuir cores mais vivas, mas com uma paleta bem restrita, além de contornos mais grossos e retos.
Pontilhismo
Assim como o old school, o pontilhismo é um estilo bem antigo. Criada na França durante o século 19, a técnica também pode ser conhecida como dotwork (trabalho em pontos). A arte é construída por meio de pequenos pontos, e os detalhes são o forte nessas tatuagens.
Biomecânica
Essas tatuagens ficaram populares pelo trabalho do artista plástico H.R. Giger, uma grande influência para outros tatuadores desse estilo. As características desse estilo são desenhos mais agressivos, que misturam engrenagens e outras peças robóticas com a anatomia humana, além da presença da ilusão 3D.
Aquarela
Com a influência das pinturas clássicas em aquarela, esse é um estilo bem atual. Marcado por tons mais pastéis que ultrapassam o espaço do desenho e contornos mais delicados. Nele, o artista pode usar livremente as cores e o espaço, dando um toque criativo, autêntico e moderno ao desenho. Para quem busca uma nova abordagem para tatuagens já conhecidas, como símbolos de faculdade de psicologia, medicina ou direito, essa pode ser uma boa oportunidade de variar.
Blackwork
Uma das tendências mais recentes no universo das tatuagens, o blackwork possui referências do pontilhismo, com traços bem específicos e um preenchimento de tinta preta característico.
Lettering
Com influência no graffiti e outras técnicas de escrita, o lettering é marcado pelos detalhes colocados nas palavras e pela criação de fontes marcadas na pele.
Preto e cinza
Semelhante ao realismo, esse estilo tem como característica principal o degradê em cinza. Alguns profissionais também costumam colocar tinta branca para destacar alguns detalhes.