Entenda a importância de separar as contas do estúdio das pessoais

Unificar as despesas pode gerar prejuízos financeiros e até problemas com a lei

-

Unificar as despesas pode gerar prejuízos financeiros e até problemas com a lei

Muitas vezes, quando se tem o próprio negócio, o dono do estabelecimento pode acabar misturando as contas profissionais com as pessoais. Por mais que seja comum, essa prática pode prejudicar muito o andamento da empresa.

Para quem tem estúdio de tatuagem, não é diferente. Isso porque algumas contas que estão no vermelho podem ser relacionadas diretamente com a desorganização e falta de disciplina.

Normalmente, o problema se inicia por falta de instrução e conhecimento sobre gerenciamento de empresas. Principalmente se o dono do estúdio for o único tatuador, ele fica muito engajado e pode ser muito difícil separar as despesas. 

Pode gerar problemas com a lei

É importante destacar que, quando o dinheiro do estabelecimento é retirado várias vezes e os resultados contábeis estão errados, o contador responsável por gerenciar a parte fiscal do local pode ser notificado. O dono também pode ser multado e punido pela Receita Federal.

Mas, para evitar todos esses problemas, o primeiro passo é registrar todo o fluxo de dinheiro em um livro-caixa. Ele deve ser o diário com as informações sobre custos e lucros.

Com a tecnologia, é possível fazer isso em planilhas do Excel e identificar qual o valor dos equipamentos descartáveis, tintas, aluguel, etc. E, claro, toda a receita que o estúdio de tatuagem gera, seja com as próprias tatuagens ou com produtos.

Organização pessoal pode ajudar

Uma boa dica também é registrar os gastos pessoais. Comece a ter o costume de anotar o que tem de despesas, como água, luz e internet. Esse deve ser o cenário ideal para ter uma gestão mais apurada. A partir daí, é recomendado que você defina um valor médio do pró-labore, ou seja, a remuneração que deve ser paga ao dono.

Ter uma conta-corrente para a pessoa jurídica é essencial. Assim, todas as transações financeiras referentes ao estúdio de tatuagem se tornam mais simples e fáceis de serem organizadas.

Para ter mais segurança, principalmente em momentos de crise econômica, junte uma quantia reserva de forma regular. Isso também pode minimizar durante os momentos de emergência. Algumas instituições financeiras possuem opções simples e com tarifas baixas para os microempreendedores.


Não é tarefa fácil, mas separar as contas pessoais das profissionais é fundamental para o bom desenvolvimento das empresas. O dono já tem muitas responsabilidades, então é importante ter auxílio de profissionais que se formaram na faculdade de administração. Escolher um bom escritório de contabilidade pode fazer a diferença para controlar toda a parte fiscal, além de evitar qualquer problema jurídico.

Mais desse autor

Mais Recentes

Ideias de fotos em estúdio de tatuagem

Você é artista e gostaria de ter ideias de fotos para mostrar melhor seu trabalho? Vou te dar sugestões aqui:

Um super artista brasileiro:Tony Vilella

Você irá conhecer a linha do tempo do artista Tony Vilella, que começou a tatuar em meados dos anos 2000 e hoje é reconhecido mundialmente na tatuagem.

Pode um piercing ser letal?

Nas últimas semanas veio a público o falecimento de uma jovem de 20 anos, e sua morte foi primeiramente vinculada a colocação de um piercing.

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.