Inspiração (Des)encontrada: o bloqueio criativo

Inspiração (Des)encontrada: Um relato sobre bloqueio criativo na quarentena. Como isso pode afetar a nossa vida, nosso trabalho e nosso bem estar?

-

Não sei quantos de vocês passaram por essa fase ou quanto tempo ela durou, mas por vários dias me via incapaz de produzir qualquer tipo de conteúdo ou arte pelo motivo de: Para quem eu vou vender? Travava em pensar em criar algo que pudesse vender no meio do caos e me questionava se estava sendo muito mesquinha em querer fazer negócio enquanto uma pandemia acontecia, pensei várias vezes se seria melhor não fazer nada. Assim passaram-se dias sem produzir, sem inspiração. Em minha volta tudo ficava cada vez mais complicado, com amigos e parentes doentes a vontade de criar ficava cada vez mais para baixo do tapete.

fonte: Usplash

Um dia, as coisas mudaram, pensava no porquê que escolhi trabalhar com arte, a resposta veio tão rápido que me surpreendi em ter passado tantos dias sem responde-la, desenhava porque amava, posso ficar horas desenhando, pintado, fazendo algo com as mãos que o tempo passam voado. Pensei então, se eu amava o que fazia o dinheiro deveria vir em segundo plano, porém percebi que fazia muito tempo que eu não desenhava apenas para mim, minha arte tinha ficado acorrentada a ideias e imaginação das outras pessoas.

Me recuso em ver lado positivo no meio desse período tão sombrio, mas tento usar meu tempo ocioso para reconectar com meu propósito. Estava convicta que eu não desenhava pelo dinheiro e que qualquer sucesso financeiro seria consequência, mas quando um cenário inimaginável, no qual o capital é escasso, é que consegui ver que na realidade minha imaginação, minha inpiração, estava poluída pelo dinheiro, por um tempo não fazia sentido pensar em tatuagem durante a quarentena, me travava ao tentar engatar alguma ilustração, como assim produzir sem receber algo em troca, afinal já estava tão acostumada de emendar um trabalho atrás do outro que tinha esquecido da minha satisfação pessoal de evoluir cada vez que criava, me pergunto se essa situação não tivesse acontecido quanto tempo ia demorar pra me tocar disso ou até onde isso ia me levar?

Penso nas vezes deixei de exercer minha criatividade e minha inspiração por achar que não ia ser remunerada por isso, portanto não ia valer a pena gastar tempo e ideias para desenvolver algo que não ia me dá retorno financeiro, identifiquei que essa atitude era a principal pedra que me impedia de voltar a desenhar, precisava voltar a criar pra mim. Consequentemente aquilo que sabemos em teoria aconteceu na prática, comecei a botar pra fora desenhos originais sem pensar quem iria comprar, tentando não esquecer que o que me move é a paixão por criar, entendo que mesmo o óbvio pode passar despercebido e estampar a pele das pessoas têm sido o propósito que tinha escolhido pra mim, portanto não posso esquece-lo de novo.

Aqui algumas das ilustrações que conseguir fazer depois desse o bug criativo, dessa inspiração (des)encontrada:


CONTINUE NO BLOG…

A inspiração é uma roubada!

Olga Garcia
Olga Garciahttps://olgarciaart.wixsite.com/historiasestampadas
Sou Olga Garcia, paraense e especialista em Moda na área de pesquisa e criação desde 2013. Na faculdade me apaixonei por estampas e desde então comecei a empreender na minha própria marcas de roupa, em 2019 veio o start para estampar novas superfícies e a partir dai a tatuagem ganhou um significado diferente na minha vida. Minhas referencia criativas são uma mistura de cultura pop tecnológica com a ancestralidade amazônica. Pra saber um pouquinho mais sobre mim vocês podem me encontrar no meu Instagram: @olgarcia.art https://www.instagram.com/olgarcia.art/ ou no meu blog pessoal: https://olgarciaart.wixsite.com/historiasestampadas/blog

Mais desse autor

Mais Recentes

Tatuagens na Costela: vem ver essas ideias!

As tatuagens na Costela não são novidade e causam até um certo arrepio por conta da dor, não é? Mas essas inspirações vão fazer você querer a sua tattoo agora mesmo!

Tatuagens no ombro: como não se apaixonar?

As tatuagens no ombro estão com tudo! É muita ideia e muita inspiração para quem ama tatuagem nessa área do corpo.

Tatuagens no braço, antebraço e pulsos para te inspirar!

Além de estilos, significado de desenhos e histórias da tatuagem, algumas partes do corpo são muito buscadas, é o caso das tatuagens no braço!

Publicidade

Mais Populares

Tatuagem e doação de sangue, tudo que você precisa saber.

Quem tem tatuagem pode doar sangue? Saiba tudo sobre a doação de sangue.

Como cuidar da cicatrização da tatuagem

Confira nossas dicas para garantir sua tatuagem perfeita.

30 tatuagens em homenagem as mães e filhos.

Aquela lista que você não pediu, mas fizemos para falar de amor incondicional: tatuagens em homenagem as mães e filhos!