Inspiração (Des)encontrada: o bloqueio criativo

Inspiração (Des)encontrada: Um relato sobre bloqueio criativo na quarentena. Como isso pode afetar a nossa vida, nosso trabalho e nosso bem estar?

-

Não sei quantos de vocês passaram por essa fase ou quanto tempo ela durou, mas por vários dias me via incapaz de produzir qualquer tipo de conteúdo ou arte pelo motivo de: Para quem eu vou vender? Travava em pensar em criar algo que pudesse vender no meio do caos e me questionava se estava sendo muito mesquinha em querer fazer negócio enquanto uma pandemia acontecia, pensei várias vezes se seria melhor não fazer nada. Assim passaram-se dias sem produzir, sem inspiração. Em minha volta tudo ficava cada vez mais complicado, com amigos e parentes doentes a vontade de criar ficava cada vez mais para baixo do tapete.

fonte: Usplash

Um dia, as coisas mudaram, pensava no porquê que escolhi trabalhar com arte, a resposta veio tão rápido que me surpreendi em ter passado tantos dias sem responde-la, desenhava porque amava, posso ficar horas desenhando, pintado, fazendo algo com as mãos que o tempo passam voado. Pensei então, se eu amava o que fazia o dinheiro deveria vir em segundo plano, porém percebi que fazia muito tempo que eu não desenhava apenas para mim, minha arte tinha ficado acorrentada a ideias e imaginação das outras pessoas.

Me recuso em ver lado positivo no meio desse período tão sombrio, mas tento usar meu tempo ocioso para reconectar com meu propósito. Estava convicta que eu não desenhava pelo dinheiro e que qualquer sucesso financeiro seria consequência, mas quando um cenário inimaginável, no qual o capital é escasso, é que consegui ver que na realidade minha imaginação, minha inpiração, estava poluída pelo dinheiro, por um tempo não fazia sentido pensar em tatuagem durante a quarentena, me travava ao tentar engatar alguma ilustração, como assim produzir sem receber algo em troca, afinal já estava tão acostumada de emendar um trabalho atrás do outro que tinha esquecido da minha satisfação pessoal de evoluir cada vez que criava, me pergunto se essa situação não tivesse acontecido quanto tempo ia demorar pra me tocar disso ou até onde isso ia me levar?

Penso nas vezes deixei de exercer minha criatividade e minha inspiração por achar que não ia ser remunerada por isso, portanto não ia valer a pena gastar tempo e ideias para desenvolver algo que não ia me dá retorno financeiro, identifiquei que essa atitude era a principal pedra que me impedia de voltar a desenhar, precisava voltar a criar pra mim. Consequentemente aquilo que sabemos em teoria aconteceu na prática, comecei a botar pra fora desenhos originais sem pensar quem iria comprar, tentando não esquecer que o que me move é a paixão por criar, entendo que mesmo o óbvio pode passar despercebido e estampar a pele das pessoas têm sido o propósito que tinha escolhido pra mim, portanto não posso esquece-lo de novo.

Aqui algumas das ilustrações que conseguir fazer depois desse o bug criativo, dessa inspiração (des)encontrada:


CONTINUE NO BLOG…

A inspiração é uma roubada!

Olga Garcia
Olga Garciahttps://olgarciaart.wixsite.com/historiasestampadas
Sou Olga Garcia, paraense e especialista em Moda na área de pesquisa e criação desde 2013. Na faculdade me apaixonei por estampas e desde então comecei a empreender na minha própria marcas de roupa, em 2019 veio o start para estampar novas superfícies e a partir dai a tatuagem ganhou um significado diferente na minha vida. Minhas referencia criativas são uma mistura de cultura pop tecnológica com a ancestralidade amazônica. Pra saber um pouquinho mais sobre mim vocês podem me encontrar no meu Instagram: @olgarcia.art https://www.instagram.com/olgarcia.art/ ou no meu blog pessoal: https://olgarciaart.wixsite.com/historiasestampadas/blog

Mais desse autor

Mais Recentes

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.