Irritação no piercing: possíveis causas e como resolver

Vermelhidão, inchaço, desconforto e coceira leve são sintomas comuns no início da cicatrização do seu piercing.

-

Foto de Olha Ruskykh no Pexels

Vermelhidão, inchaço, desconforto e coceira leve são sintomas comuns no início da cicatrização do seu piercing – dura algumas boas semanas.


Mas esses sintomas estão se prolongando de mais ou apareceram depois de um período considerável de tempo? Pode ser que isso não seja normal.
Aqui, vamos falar de algumas possíveis causas da irritação no seu piercing:

1 – Joia de qualidade questionável

Já é consenso entre perfuradores profissionais que o titânio é o melhor material para que seu piercing cicatrize da melhor forma possível. Mas você sabia que nem todo titânio é o titânio ideal para seu piercing?

Para perfurações corporais é preciso usar o titânio de tipo implantável (o ASTM-136), que entre as outras ligas de titânio tem a melhor biocompatibilidade, e, nem todos piercings em titânio são feitos desta liga implantável.

Uma forma de se certificar de que sua joia é titânio de qualidade implantável é pedir para seu perfurador corporal o acesso ao laudo da sua joia.

Além da qualidade implante, a sua joia deve ter bom polimento da sua superfície: pois quanto mais lisa for sua joia melhor e mais rápida será a sua cicatrização.

Joia de qualidade x má qualidade: https://www.eastcoastworldwide.com/post/good-vs-bad-body-jewelry

Outros materiais como aço cirúrgico contém níquel (metal bastante alergênico) e nem sempre temos um bom polimento nessas peças. Existem exceções de joias em aço cirúrgico de boa qualidade e por isso ainda temos esse material como a segunda melhor opção para sua perfuração, mas atenção: sua joia de aço cirúrgico também deve ter laudo de qualidade!

Joias banhadas a ouro, ródio e prata: simplesmente fuja dessas opções! São as maiores inimigas da cicatrização do seu piercing e além de irritação e alergias, podem te trazer problemas sérios de saúde ao liberar metais pesados em seu organismo já que não é possível garantir o que há por baixo do banho!

2 –   Atrito constante

Ao fazer seu piercing você deve se comprometer a deixar ele “o mais paradinho possível”. Isso significa que qualquer tipo de atrito pode causar irritação na sua perfuração.
Evite mexer em sua perfuração constantemente: você só deve entrar em contato com seu piercing nos momentos de limpeza e compressas, sempre com a mão bem limpa e evitar rodar, girar, puxar a joia, etc. Faça tudo de forma mais delicada possível para evitar o atrito.

Almofada de viagem: para piercings na orelha / Posições para dormir e não irritar piercings abaixo do pescoço

Outra forma de causar atrito em seu piercing é na hora de dormir, evite dormir em cima da sua perfuração, sempre certifique-se de dormir em uma posição que não vá gerar atrito na perfuração.

Nas perfurações de orelha indicamos o uso de travesseiros de viagem, encaixando a orelha no buraco da almofadinha para que o peso da cabeça não comprima a perfuração.
Em perfurações do pescoço para baixo: evite dormir de barriga para baixo, busque posições de lado ou de costas.

3 – Produtos contra indicados

Sabemos que é irresistível seguir a dica daquela amiga que “usou isso no piercing e não deu nada”, mas você deve seguir as orientações do seu profissional piercer, sendo assim, nada de cosméticos e produtos químicos na sua perfuração! Lembre-se que cada organismo funciona de forma diferente e o que deu certo para sua amiga pode ser a causa da irritação do seu piercing, ou seja, não funciona para você!

Não usar esses produtos no seu piercing!

Sempre procure seu profissional piercer.

Ao notar qualquer coisa diferente em sua perfuração, que te cause preocupação, fale imediatamente com seu piercer. Ele é a pessoa mais informada sobre como foi feito o seu procedimento e poderá te auxiliar da melhor forma possível.

Aqui também destaco a importância de você perfurar com um profissional safe piercer. Com esse tipo de profissional você terá o auxílio pós piercing necessário para uma boa cicatrização. Por isso pesquise por bons profissionais, nada de escolher aquele duvidoso!

Gostou desse texto?
Se quiser conhecer mais sobre meu trabalho ou conversar comigo, acesse meu instagram: @annebodypiercer

Foto de capa: CarlosDavid.org

annebodypiercer
annebodypiercer
Perfuradora corporal desde 2019, de Porto Alegre - RS. Apaixonada pelo mundo do body piercing, foco principalmente em proporcionar uma boa experiencia para o cliente durante a perfuração, além de executar um procedimento asséptico e biosseguro.

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Versatilidade Artística na Personalização de Tatuagens com Leo custom Tattoos

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.