Pode um piercing ser letal?

-

Nas últimas semanas veio a público o falecimento de uma jovem de 20 anos, e sua morte foi primeiramente vinculada a colocação de um piercing.

Seria isso possível?

No último dia 11 os veículos de notícia publicaram sobre a morte de Andressa Souza, de 20 anos, que teve uma infecção grave que atingiu seu cérebro. Foi noticiado que a causa teria sido de um piercing colocado dois meses antes e estava inflamado.
Logo, os comentários dos sites de notícias e de outros canais que propagaram a notícia foram inundados de medo e dúvidas relacionados a colocação de piercing.

É possível que um piercing seja letal?

Após a primeira notícia que a morte foi causada pelo piercing, a equipe médica se manifestou e explicou que não é possível afirmar que essa tenha sido a causa da morte mas, infelizmente, essa notícia não teve a mesma repercussão que a primeira.

Por que frequentemente temos notícias que relacionam piercings à problemas e dano a vida?

Creio que seja por alguns motivos, mas o principal é o tabu e falta de informações corretas em torno do tema.

Infelizmente temos uma onda de informações ruins em torno do piercing, seja por puro preconceito ou por falta de preocupação em buscar por um procedimento asséptico: tanto pelos profissionais da área quanto dos usuários.

A infeliz frase “é só um furo” ainda é muito propagada e isso traz muitos danos pois, é dessa forma que o usuário enxergar e procura pelo procedimento, não pela segurança mas sim pelo preço mais baixo ou pior ainda, realiza a perfuração de forma insalubre por qualquer pessoa sem contar com o auxílio de um profissional capacitado da área.

Portrait of a teenager bored lying on desk waiting for text message on cell phone device looking at camera

Porta de entrada e contaminação

Por se tratar de uma ferida, a perfuração de um piercing pode se tornar a porta de entrada de um microrganismo nocivo, que pode causar infecções graves.

Isso pode acontecer de duas formas – primeira, contaminação no procedimento:
acontece quando o procedimento é feito de forma insalubre sem a devida preocupação com assepsia, antissepsia e esterilização corretas. É comum de acontecer quando há contaminação cruzada durante o procedimento, seja através de um procedimento com um profissional ou outra pessoa sem capacitação.

Segunda, contaminação em casa:
Bastante comum, é quando o cliente contamina sua perfuração durante o processo de cicatrização, levando microrganismos para sua perfuração através das mãos, uso de objetos sujos ou ao colocar uma joia que não esteja limpa sem ajuda de um profissional.

Mas isso só acontece com um piercing? NÃO!
Qualquer ferida pode ser uma porta de entrada para microrganismos nocivos e trazem os mesmos malefícios e danos a vida, por tanto, fique atento para não contaminar seus machucados – seja de piercing ou não -.

Foto de @annebodypiercer por @darksideproducoes

Devo me preocupar na hora de fazer meu piercing?

Sim, pois todo cuidado é pouco! Na hora de fazer sua perfuração procure por um profissional qualificado e que pratique o safe piercing, procedimentos assépticos, onde não há contaminação.

Escolhendo um profissional que trabalhe de forma segura, a chance de que sua perfuração cicatrize perfeitamente é enorme. Um profissional qualificado também irá te auxiliar indicando formas corretas de cuidar do seu piercing em casa para evitar contaminação e, além disso, vai te ajudar caso algo saia fora do normal durante a sua cicatrização.

annebodypiercer
annebodypiercer
Perfuradora corporal desde 2019, de Porto Alegre - RS. Apaixonada pelo mundo do body piercing, foco principalmente em proporcionar uma boa experiencia para o cliente durante a perfuração, além de executar um procedimento asséptico e biosseguro.

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.