Eiii galera, tudo bem com vocês? espero que sim, hoje eu vim trazendo um tema super relevante para quem possui joias em titânio ou nióbio anodizadas, o assunto de hoje será: como manter a minha anodização por mais tempo?
Bom, vamos começar com a explicação sobre o processo de anodização; a anodização é um processo de eletrolise que dá coloração a joia através de voltagens elétricas, basicamente, a gente dá um choquinho na joia imersa em água com bicarbonato e de acordo com a quantidade de volts ela fica colorida.
Veja o vídeo aqui para entender: https://www.instagram.com/p/CK4sL3uHIBd/
A coloração acontece, pois, quando a joia recebe esse choque imersa na substância, se forma uma camada de dióxido de titânio ou de nióbio, essa camada é super saudável e não vai prejudicar sua perfuração (como acontece com joias banhadas ou folheadas), inclusive ela deixa a joia mais resistente, não irá descascar e possui um brilho lindo, atualmente podemos chegar a 27 tons distintos através desse processo.
Contudo, algumas atitudes podem prejudicar a anodização da joia e fazer com que essa camada de dióxido formada por cima da superfície se perca, em geral o que mais prejudica a anodização são produtos químicos, como; cosméticos, procedimento químico capilar, fontes de calor excessivo e o suor das mãos, mais um motivo para você não tocar no seu piercing.
Mas não se preocupe caso sua anodização fique fraca ou saia em alguns pontos com o decorrer do uso, a anodização pode ser refeita e seu piercing terá novamente aquela carinha de novo 🙂
Aaaa, e caso sua intenção seja realmente retirar a anodização, basta fazer o polimento da peça.
Vale lembrar que o processo de anodização só pode ser feito com joias em titânio e nióbio, joias em aço cirúrgico não podem receber esse tratamento, caso encontre uma joia em aço colorido, desconfie, pode ser um banho barato e prejudicial ao seu corpo.
Eu sou a Aléxia, vulgo Medusa Piercer, e espero que vocês tenham gostado desse assunto. Um beijo 🙂