Joia anodizada: Como mantê-la colorida por mais tempo?

como manter a minha anodização por mais tempo?

Foto de Idy Tanndy no Pexels

Eiii galera, tudo bem com vocês? espero que sim, hoje eu vim trazendo um tema super relevante para quem possui joias em titânio ou nióbio anodizadas, o assunto de hoje será: como manter a minha anodização por mais tempo?

Medusa Piercer


Bom, vamos começar com a explicação sobre o processo de anodização; a anodização é um processo de eletrolise que dá coloração a joia através de voltagens elétricas, basicamente, a gente dá um choquinho na joia imersa em água com bicarbonato e de acordo com a quantidade de volts ela fica colorida.

Veja o vídeo aqui para entender: https://www.instagram.com/p/CK4sL3uHIBd/

Medusa Piercer


A coloração acontece, pois, quando a joia recebe esse choque imersa na substância, se forma uma camada de dióxido de titânio ou de nióbio, essa camada é super saudável e não vai prejudicar sua perfuração (como acontece com joias banhadas ou folheadas), inclusive ela deixa a joia mais resistente, não irá descascar e possui um brilho lindo, atualmente podemos chegar a 27 tons distintos através desse processo.

Medusa Piercer


Contudo, algumas atitudes podem prejudicar a anodização da joia e fazer com que essa camada de dióxido formada por cima da superfície se perca, em geral o que mais prejudica a anodização são produtos químicos, como; cosméticos, procedimento químico capilar, fontes de calor excessivo e o suor das mãos, mais um motivo para você não tocar no seu piercing.

Mas não se preocupe caso sua anodização fique fraca ou saia em alguns pontos com o decorrer do uso, a anodização pode ser refeita e seu piercing terá novamente aquela carinha de novo 🙂
Aaaa, e caso sua intenção seja realmente retirar a anodização, basta fazer o polimento da peça.

Vale lembrar que o processo de anodização só pode ser feito com joias em titânio e nióbio, joias em aço cirúrgico não podem receber esse tratamento, caso encontre uma joia em aço colorido, desconfie, pode ser um banho barato e prejudicial ao seu corpo.

Eu sou a Aléxia, vulgo Medusa Piercer, e espero que vocês tenham gostado desse assunto. Um beijo 🙂