O festival de música Rio Fest 40º e Tattoo2me

Uma entrevista com a vocalista da banda Radioativa sobre inspirações para as letras e a ligação da música e da tatuagem.

-

Como vocês já sabem, eu trabalho com música faz alguns anos e desde agosto deste ano passei a trabalhar com o outro lado, “fora dos palcos”: gerindo a carreira de outros artistas, idealizando projetos em parceria com outras empresas e até fazendo eventos. E aqui vai o primeiro: o Rio Fest 40º.

O festival contará com alguns nomes de peso como Braza, Darvin, Cammie, Funk Samba Club, Lemak entre outros. E não podiam faltar nomes de peso também na divulgação! Desta forma o Tattoo2me abriu esse espaço para que eu conversasse um pouco com uma das atrações. E não vai ser somente aqui essa parceria! Vai rolar uma live no Instagram do @tattoo2me na próxima quinta feira, às 20h, com muita música e aquele bate papo com algumas das atrações.

Por aqui eu vou bater um breve papo com a Ana, vocalista da Radioativa, e saber um pouco mais sobre o universo deles e, tentando sair um pouco daquelas perguntas óbvias e que todos acabam fazendo. Como artista, tenho algumas coisas que sempre quis que me perguntassem mas nunca rolou. Vou tentar fazer isso com eles, bora conferir?

Que frase de vocês alguém tatuaria? Que frase de outra banda vocês tatuariam?

R.: Eu sou suspeita pra falar, porque as letras são minhas. Mas algumas frases são muito fortes pra mim. Por exemplo: “O que passou ainda me consome, ainda me constrói, ainda vive”, que está no refrão de “Dias de Sol, Pt. 2” e é uma das frases que mais fala sobre a importância de ter passado por cada obstáculo durante a minha caminhada, acho que as pessoas poderiam tatuá-la porque ela é uma frase de força e superação.

Mas há diversas outras, como “Há sempre trégua após um vendaval” e “Tente acreditar naquilo que você não vê / os olhos do coração enxergam além”, que são frases de otimismo.

Sobre frases de outra banda, por muito tempo uma música da Roterdan, uma super banda aqui do Rio, ficou na minha cabeça, chamada “Em Suas Mãos”. A frase, que eu acho bastante forte, é: “Ninguém escolhe a quem endereçar a dor”. Eu certamente tatuaria essa!

Se vocês conseguissem transformar uma música de vocês num desenho, qual música seria e como seria esse desenho?

R.: Na época em que escrevemos “Esperança”, pensamos em lançá-la com single com o desenho de uma bailarina com asas, como uma fada. Acho que o sentimento é esse, de leveza e poder, ao mesmo tempo.

Como é o processo de composição de vocês? O que acreditam que fazem de diferente na hora de compor?

R.: Não sei se é diferente, mas é bem estruturado desde sempre – a base melódica no violão e a letra saem de mim (Ana), e então os meninos vão adicionando suas partes no instrumental.

“Esperança” foi a única música, entre todas que fizemos, que começou com um instrumental criado pelo Felipe, e só depois fiz uma letra em cima. Mas pra mim é muito difícil compor em grupo, eu prefiro dar a minha contribuição inicial e ver as coisas tomando forma depois – sempre dando uns pitacos aqui e ali, claro, porque não sou de ferro.

Algum de vocês tem uma tatuagem ligada à música? E uma ligada à banda?

R.: Só eu e Felipe temos tatuagens na banda (um absurdo!). Mas duas minhas são relacionadas à música. Uma delas, a primeira, é o raio que representa a RADIOATIVA, e a outra é um coração com gramofone, que simboliza a voz (em forma de música) que sai de dentro de mim. O Felipe tem uma caveira na perna com fones de ouvido, que representa a relação dele com a música também.

No último texto que escrevi aqui, citei a frase do Bono Vox: a música pode mudar o mundo, porque ela pode mudar as pessoas. Por que vocês acreditam na música de vocês? Ela pode mudar as pessoas?

R.: Certamente a nossa música mudou e é responsável por pedaços muito importantes da trajetória de cada membro da banda, então a gente parte daí pra acreditar nela. Mas também toca muitos fãs, é claro. A coisa mais incrível da música é que ela pode conversar com diversas pessoas de formas muito diferentes. Você sempre escreve a música com um propósito, mas nem sempre quem ouve sente da mesma forma, e ainda sim é capaz de criar uma conexão com aquilo.

Em mais de 10 anos de estrada com a RADIOATIVA eu já vi isso acontecendo de diversas formas, e cada vez que alguém diz que entendeu o que eu sentia, ou que se identificou com algo que escrevemos, que conseguiu tirar forças daquilo pra seguir um sonho ou um projeto, eu tenho a sensação de missão cumprida.



Espero que tenham curtido a minha primeira entrevista da vida (geralmente estou respondendo às perguntas hahaha). Pra mim foi bem divertido e já estou bem ansioso para o Rio Fest 40º.

O festival vai ao ar no próximo dia 31 de outubro às 19h no canal da Marã Música! Você já pode clicar no link e se inscrever. Assim receberá no dia um aviso quando o Rio Fest for começar.

www.youtube.com/maramusicamkt
www.instagram.com/maramusicamkt

E para curtir mais da Radioativa é só conferir o som deles no Spotify e acompanhar as publicações no Instagram da banda!

https://open.spotify.com/artist/3MZKyb4rsUmrTlfyh3dG1r?si=jFSYHxD2R2Gy2KbQIkmVTQ

https://www.instagram.com/radioativaoficial/

Photo by Spencer Imbrock on Unsplash

diogo_lemak
diogo_lemak
Sou formado em gastronomia e vocalista da banda carioca de mpb/rock Lemak. Apaixonado por tatuagens, viajar e descobrir coisas novas o tempo todo.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.