O que levar em consideração ao escolher um imóvel para montar um estúdio de tatuagem

É necessário também obedecer a uma série de regras de segurança e saúde exigidas pela ANVISA

-

É necessário também obedecer a uma série de regras de segurança e saúde exigidas pela ANVISA

Escolher um ponto físico para uma empresa sempre foi uma tarefa desafiadora e decisiva no plano de negócio. Com a pandemia de Covid-19, manter o empreendimento funcionando em um lugar presencial se tornou impossível para muitos empresários. Alguns não podem funcionar de forma remota, como é o caso de um estúdio de tatuagem, é necessário ainda obedecer a uma série de exigências de segurança e saúde exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Se está pensando em abrir um empreendimento desse tipo, algumas dicas podem te ajudar a acertar na escolha.

Um passo do tamanho da perna

Para empreender neste ramo, será necessária muita pesquisa e informação para economizar recursos e ter um negócio atraente e competitivo. Um erro muito grave que empreendedores cometem é dar um passo maior que a perna no momento de abrir um negócio presencial. O local ideal para abrir o estúdio de tatuagem vai depender de muitos fatores, principalmente do poder aquisitivo dos sócios. É importante começar com o que é possível e seguro, lembrando que o estabelecimento irá ter visitas frequentes da fiscalização sanitária. É preciso reservar recursos para manter essa qualidade.

Documentações necessárias

Para abrir um estúdio de tatuagem, são necessárias algumas documentações básicas. Será exigido CNPJ, cadastro na Previdência Social de âmbito federal e Inscrição Municipal (CCM). Caso vá realizar uma atividade de comércio, será necessária também a Inscrição Estadual (IE). Para poder funcionar, será obrigatório o Alvará de Funcionamento, o Alvará do Corpo de Bombeiros, além do Alvará da ANVISA, já que todos os estabelecimentos que exerçam atividades relativas a alimentação e saúde devem ser inspecionados e licenciados pelo órgão.

Visibilidade

Há pouco tempo, os estúdios de tatuagem eram locais bem escondidos, pois a prática era vista com muito preconceito. Mas atualmente a visibilidade conta muito neste tipo de negócio, que já ganhou lojas em shopping e muitos novos adeptos. Dê prioridade à facilidade de acesso e de estacionamento, proximidade de pontos de ônibus e estações de metrô.

Conheça seu público

Antes de se lançar com um negócio em um bairro, estude com critério os hábitos da região. Muitas vezes, o local é muito movimentado, mas as pessoas não consomem o serviço de tatuagem naquele lugar. Este erro é muito recorrente entre os empresários que decidem montar uma loja física. 

Imóveis no centro da cidade, ou em bairros com grande concentração de jovens, costumam ser lugares muito cobiçados, e vale a pena levar isso em consideração. Mas se aventurar por outros bairros pode garantir um potencial competitivo e economia no aluguel. Com um plano de negócio consistente, é possível dar esses passos com mais segurança.

Alugar ou comprar?

O aluguel viabiliza a abertura de muitos negócios, mas é também um custo fixo que onera muito as contas e atrapalha no lucro. Se os sócios tiverem condições de comprar o imóvel, ou algum deles já tiver um imóvel que possa ser usado para abrir o estúdio, já será meio caminho andado. Mas, calma! Antes de sair procurando casa à venda no RJ, ou em qualquer outra cidade, saiba mais sobre o Termo de Viabilidade de Localização (TVL), que viabiliza uma atividade a ser realizada em determinado local. Dá para simular a viabilidade antes de comprar ou alugar.

Ambiente inspirador

Muitas vezes, o cliente chegará ao seu estúdio com muitas dúvidas sobre o que vai tatuar, ou em que local do corpo vai tatuar. A decoração do local vai fazer uma grande diferença para acalmar tantas dúvidas. Exponha os trabalhos mais bonitos e inspiradores realizados pela empresa, pois isso trará muita confiança para quem procura. Preocupe-se em ir além do básico, pois seu negócio precisa encantar e cativar. Não se esqueça de investir em um excelente atendimento e pós-venda.

Mais desse autor

Mais Recentes

Ideias de fotos em estúdio de tatuagem

Você é artista e gostaria de ter ideias de fotos para mostrar melhor seu trabalho? Vou te dar sugestões aqui:

Um super artista brasileiro:Tony Vilella

Você irá conhecer a linha do tempo do artista Tony Vilella, que começou a tatuar em meados dos anos 2000 e hoje é reconhecido mundialmente na tatuagem.

Pode um piercing ser letal?

Nas últimas semanas veio a público o falecimento de uma jovem de 20 anos, e sua morte foi primeiramente vinculada a colocação de um piercing.

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.