O que NÃO fazer durante a cicatrização do seu piercing

7 dicas fundamentais para garantir a cicatrização do seu piercing de forma rápida e sem sustos e problemas.

-

Quando fazemos um piercing é comum ficarmos perdidos sobre os cuidados, o que fazer ou não fazer, entre outros. Por isso listei algumas coisas que você NÃO deve fazer durante a cicatrização do seu piercing e te explico os motivos!

Photo by Victor Dueñas Teixeira on Unsplash

Super dica!

Você pode comprar pela internet as joias mais lindas para sua perfuração. São dezenas de opções de joias em titânio super seguras e que não inflamam sua perfuração. Veja todas as opções de joias a venda.

Não mexer ou girar sua joia!

Quem nunca ouviu aquele mito de que é preciso girar o piercing para curá-lo? Se você já ouviu e pretende fazer isso com sua nova perfuração, esqueça isso agora mesmo!!
O piercing deve permanecer estável durante a cicatrização para que sua pele regenere, seu organismo reconheça a joia e cicatrize de forma saudável.
A única coisa que você consegue ao girar ou mexer no seu piercing recém feito é sabotar sua própria cicatrização, prolongando os efeitos do processo inflamatório natural da cicatrização (dor, vermelhidão e inchaço).

Não utilizar cosméticos em cima da perfuração!

Produtos químicos tendem a alterar o PH natural da nossa pele, fazendo mal para nossa microbiota (microrganismos que residem em nossa pele e são importantes pra nós) e isso atrasa a cicatrização. Outro ponto importante é o acumulo de sujidade que esses cosméticos trazem – maquiagem, por exemplo -. Caso a limpeza da perfuração não for feita de forma correta, essa sujeira se transforma em bactérias oportunistas que podem infectar a perfuração.
Esses cosméticos também podem danificar suas joias! Por exemplo: algumas perfurações na orelha podem ser feitas com cristais, essas pedras tem um revestimento de espelho (que faz a pedra brilhar) e se esse espelho for exposto a produtos químicos tendem a estragar, por isso algumas pedras ficam verdes depois de algum tempo de uso.

Não utilizar antissépticos, sabonetes antibacterianos ou pomadas!

A questão desses produtos é bem parecida com o que ocorre quando utilizamos cosméticos na perfuração… Mas o problema real é que eles deixam sua nova perfuração totalmente exposta a bactérias oportunistas, microrganismos que podem trazer infecções (muitas vezes graves).
Antissépticos já foram amplamente aconselhados por perfuradores para que fossem utilizados em perfurações, mas hoje sabemos que sua ação antibacteriana atrapalha mais do que ajuda – o mesmo para sabonetes com a mesma função -, além de que seu efeito anestésico impede que seja feito um diagnóstico cedo caso esteja acontecendo algum problema na perfuração.
Já as pomadas que temos fácil acesso são para traumas superficiais da pele, o que é bem diferente de um piercing! Fora que a pomada, por ser oleosa, acaba capturando poeira e sujidades presentes no ar, sendo também é um facilitador para que bactérias se proliferem em cima de sua perfuração recém feita.

Não dormir em cima!

Lembra que sua perfuração precisa ficar estável? Então, dormir em cima é uma das formas de sabotar essa primeira regra, além de machucar e pressionar a perfuração que está tentando cicatrizar.
Se sua perfuração for auricular, indicamos aqueles travesseiros de viagem em forma de “U”, que você pode encaixar sua orelha recém adornada no meio e dormir sem perigo de prejudicar sua perfuração.

Não fazer uso de “dicas caseiras”!

Na internet encontramos de tudo: indicação de álcool, salmoura caseira, uso de vinagre, limão, sal, entre outras bizarrices!! Seu piercing não precisa de nada ácido, ele apenas precisa de repouso e hidratação para que cicatrize bem. Seu piercing não é uma salada (hahaha), você só precisa hidratá-lo com soro fisiológico estéril – flaconetes de 10ml -, limpar com sabonete líquido neutro durante o banho e deixá-lo sequinho!

Não seguir palpites de quem não trabalha com piercing!

É bem comum também que a tia da prima da vizinha da sua amiga te indique algo que ela usou em seu piercing e deu tudo certo (normalmente é uma das bizarrices que citei acima). Mas lembre-se: todo organismo é único e nós, perfuradores corporais, estudamos muito para que o seu piercing cicatrize e sempre indicaremos coisas que dão certo com base em estudos sobre fisiologia da pele, te indicaremos aquilo que da certo com base em evidências e não em “achismos”.
Na hora da dúvida, sempre procure um perfurador corporal pra te ajudar, não peça palpite para leigos.

Não deixar de lado os cuidados indicados!! NUNCA!!

É comum que os cuidados sejam deixados de lado assim que a fase inflamatória natural acaba, já que é comum confundir a ausência de dor, vermelhidão e inchaço com um piercing cicatrizado… Acontece que: nenhum piercing cicatriza em menos de três meses!
São raros os casos de pessoas que tem a cicatrização completa com um par de meses e impossível que isso ocorra em alguns dias.
Por isso continue os cuidados diários que seu perfurador te passou mesmo que você não sinta mais desconforto na sua perfuração, o seu piercing cicatriza de dentro pra fora de forma gradual e no tempo necessário conforme seu organismo.
Aaa… E por mais que você esteja com seu piercing cicatrizado, a limpeza deve ser diária, ok? Isso evita mal cheiro e, de novo, que bactérias oportunistas te tragam dor de cabeça!


Gostou desse texto? Então me deixe saber disso através do Instragam!

Você me encontra nesse endereço: https://www.instagram.com/annebodypiercer/


Super dica!

Você pode comprar pela internet as joias mais lindas para sua perfuração. São dezenas de opções de joias em titânio super seguras e que não inflamam sua perfuração. Veja todas as opções de joias a venda.

annebodypiercer
annebodypiercer
Perfuradora corporal desde 2019, de Porto Alegre - RS. Apaixonada pelo mundo do body piercing, foco principalmente em proporcionar uma boa experiencia para o cliente durante a perfuração, além de executar um procedimento asséptico e biosseguro.

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.