Quanto suas tattoos dizem sobre você?

Você coleciona lembranças ou arrependimentos?

-

Ao longo dos séculos, em diferentes culturas, indivíduos sempre marcaram seus corpos, senão com a tatuagem, com pinturas corporais, escarnificação e maquiagem.

No Egito, foram encontradas múmias tatuadas, a começar pela princesa Amuet, da XI Dinastia, cujo ventre possuía linhas e pontos desenhados associados a ritos de fertilidade. No Brasil, os índios, por sua vez, modificavam (e ainda modificam) o corpo e rosto com pinturas, incisões e perfurações. Os Maori, da Nova Zelândia, desenhavam elaboradas tatuagens faciais (makule) que, formadas por linhas e arabescos, simbolizavam a família, a origem e as conquistas do indivíduo.

Se expressar através da pele não é, portanto, um fenômeno recente. No entanto, esse tipo de expressão vem ganhando força e, de certa forma, perdendo significado. Atualmente, em grande parte do planeta é possível encontrar tatuagens estampadas em pessoas das mais diferentes idades, profissões e classes sociais.

Tatuagem virou moda! É por esse motivo e por ter se tornado algo acessível que diversas pessoas vêm, por impulso, replicando na pele desenhos que não têm significado, valor ou importância alguma para elas. Outras acabam copiando desenhos esteticamente bonitos já tatuados por outras pessoas. E o único resultado disso tudo é, muitas vezes, um grande arrependimento.

A tattoo da esquerda foi criada e tatuada por mim. A da direita foi uma cópia que encontrei por acaso no Instagram.
Nítida a diferença. Será que quem copiou sabia dos significados/história por trás do desenho? (Fonte: Mega Curioso)
Não adianta mudar um detalhe e dizer que foi “inspiração”. O desenho original foi criado por mim. A tattoo feita pela cliente Russelli Felicio.

Há 4 anos, parte do meu trabalho como designer e ilustradora tem sido planejar e criar desenhos personalizados para clientes que desejam ter tatuagens exclusivas. Muitos deles me escrevem com um significado ou história com intuito de que encontremos, em conjunto, um elemento ou símbolo que possa representá-lo na pele. Dessa forma, a chance de haver arrependimento no futuro se torna muito menor para quem pesquisou, planejou e escolheu um desenho que realmente tenha relação com sua identidade, estilo, história e personalidade.

Os motivos para se fazer uma tattoo são diversos e cada um tem o seu: seja para se colorir, se expressar, eternizar momentos ou transmitir algo importante da sua história. Aqui vão algumas dicas para você identificar se está fazendo a escolha certa:

· Tenha certeza de que você não está planejando fazer uma tattoo apenas para parecer mais legal ou simplesmente porque os seus amigos são tatuados;

· Saiba esperar! Não se deixe levar pela ansiedade para escolher o desenho, o local do corpo ou o(a) tatuador(a).

· Planeje o desenho! Pesquise bastante, procure referências na internet, procure um artista, designer, ilustrador e ou tatuador para criar um desenho só seu. Afinal, copiar a tattoo de alguém é sempre uma péssima escolha;

· Encontre o profissional certo. Nada de escolher o(a) tatuador(a) “menos pior”, o(a) “mais barato” ou o “primo daquele amigo”. Analise o trabalho do(a) profissional que você contratará para marcar seu corpo para sempre;

· Pense no futuro. Será que daqui a 5 ou 10 anos você ainda gostará da escolha que está fazendo agora? Lembre-se, o desenho ficará no seu corpo por décadas.

Conta para gente, como foi escolher os desenhos das suas tattoos? O quanto suas tattoos dizem sobre você? Ela(s) têm significado ou histórias? Escreva nos comentários aqui do blog!

E se precisa de ajuda para criar o desenho da sua futura tattoo, não deixe de me escrever: [email protected]

Me acompanhe nas redes sociais: Instagram | Facebook | Site


Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!

Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.

Mais desse autor

Mais Recentes

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.