Quer atrair mais usuários para a sua página? Saiba como utilizar a gestão de tráfego a seu favor

-

Estratégia amplamente utilizada no marketing digital traz vantagens competitivas para diferentes segmentos que atuam na internet

Ter o site, produto e arte aparecendo nos primeiros resultados em uma pesquisa no Google figura entre o desejo e as aspirações de inúmeros empreendedores. Porém, nesse sistema de buscas, são feitas cerca de 3,5 bilhões de pesquisas diariamente, conforme apurou o levantamento feito pelo portal Internet Live Stats. Esse dado comprova que o universo digital amplia horizontes para se trabalhar a partir do online, mas apresenta como desafio uma concorrência gigantesca. 

A competitividade é natural de cada segmento, mas para se destacar na internet, é preciso ter muito mais do que apenas o melhor produto ou serviço. Por essa razão, foram desenvolvidas ferramentas e métricas para análise e planejamento dos métodos, que contribuem para o crescimento do volume de acessos às páginas e, consequentemente, do faturamento. Foi então que surgiu uma profissão especializada nesses processos: o gestor de tráfego. 

O que é tráfego?

Antes de tudo, se faz necessário explicar que, na internet, o tráfego representa a movimentação de usuários em uma determinada página ou perfil. Existem no marketing digital ao menos 6 tipos diferentes: orgânico, pago, de referência, direto, social e de e-mail marketing. O que define a estratégia mais indicada para cada necessidade são os objetivos e os dados coletados nas métricas de cada negócio, envolvendo público e concorrência. 

Qual a função de um gestor de tráfego? 

Especialista nos sistemas que fornecem as principais métricas do mercado, o gestor de tráfego estuda os públicos e as palavras-chave do segmento, planeja, cria e otimiza as campanhas pagas. Além disso, distribui a verba nos canais selecionados, acompanha os anúncios, em busca de aproveitar as oportunidades de melhorias, e analisa todo o desempenho das ações realizadas. Ou seja, o trabalho se orienta por informações seguras, retiradas de dados atualizados e reais. 

Os visitantes aumentam com as campanhas? 

Quando a intenção é atrair pessoas para uma landing page (página de conversão), site ou até mesmo WhatsApp comercial, se costuma fazer uso do tráfego pago. As plataformas mais utilizadas são o Google Ads, Facebook/Instagram Ads, YouTube Ads e LinkedIn Ads. Através do investimento nas campanhas, o profissional de tráfego consegue, por exemplo, fazer com que o site da empresa ocupe as primeiras posições nas pesquisas do Google ou alcançar e engajar o público nas redes sociais, para que acessem os links patrocinados. 

Como são feitas as campanhas pagas?

As campanhas pagas, evidentemente, demandam investimento financeiro para serem desenvolvidas. O budget varia de acordo com o nicho. Quanto mais competitivo, mais verba vai ser exigida. Mas tem-se a vantagem de um rápido retorno, principalmente em comparação às estratégias orgânicas, que não demandam patrocínio. Devido as técnicas e regras próprias das plataformas, sempre é recomendável garantir que o profissional responsável pelas campanhas consiga, de fato, dominar o assunto. 

Vantagens da gestão de tráfego

A partir de uma gestão de tráfego eficiente, autônomos e empresas conseguem melhorar o fluxo de visitantes e aumentar o número de oportunidades para vender o seu produto ou serviço. Durante datas comemorativas, é comum os e-commerces investirem em campanhas de tráfego pago, trazendo ofertas para presente do Dia das Mães, para o Dia dos Namorados e de outras datas importantes. Da mesma forma, em outras épocas do ano, pode-se fazer anúncios direcionados, para garantir engajamento e melhor faturamento. 

No mercado, existem as possibilidades de contratar um profissional e/ou agência para fazer esse gerenciamento ou, ainda, se especializar nesta área e potencializar o crescimento profissional. Cursos online gratuitos e particulares, voltados especificamente para estratégias e gestão de tráfego, já estão disponíveis nas modalidades virtual e presencial. Não é por acaso que a carreira na gestão de tráfego se posiciona entre as promissoras para o futuro. 

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.