Estratégia amplamente utilizada no marketing digital traz vantagens competitivas para diferentes segmentos que atuam na internet
Ter o site, produto e arte aparecendo nos primeiros resultados em uma pesquisa no Google figura entre o desejo e as aspirações de inúmeros empreendedores. Porém, nesse sistema de buscas, são feitas cerca de 3,5 bilhões de pesquisas diariamente, conforme apurou o levantamento feito pelo portal Internet Live Stats. Esse dado comprova que o universo digital amplia horizontes para se trabalhar a partir do online, mas apresenta como desafio uma concorrência gigantesca.
A competitividade é natural de cada segmento, mas para se destacar na internet, é preciso ter muito mais do que apenas o melhor produto ou serviço. Por essa razão, foram desenvolvidas ferramentas e métricas para análise e planejamento dos métodos, que contribuem para o crescimento do volume de acessos às páginas e, consequentemente, do faturamento. Foi então que surgiu uma profissão especializada nesses processos: o gestor de tráfego.
O que é tráfego?
Antes de tudo, se faz necessário explicar que, na internet, o tráfego representa a movimentação de usuários em uma determinada página ou perfil. Existem no marketing digital ao menos 6 tipos diferentes: orgânico, pago, de referência, direto, social e de e-mail marketing. O que define a estratégia mais indicada para cada necessidade são os objetivos e os dados coletados nas métricas de cada negócio, envolvendo público e concorrência.
Qual a função de um gestor de tráfego?
Especialista nos sistemas que fornecem as principais métricas do mercado, o gestor de tráfego estuda os públicos e as palavras-chave do segmento, planeja, cria e otimiza as campanhas pagas. Além disso, distribui a verba nos canais selecionados, acompanha os anúncios, em busca de aproveitar as oportunidades de melhorias, e analisa todo o desempenho das ações realizadas. Ou seja, o trabalho se orienta por informações seguras, retiradas de dados atualizados e reais.
Os visitantes aumentam com as campanhas?
Quando a intenção é atrair pessoas para uma landing page (página de conversão), site ou até mesmo WhatsApp comercial, se costuma fazer uso do tráfego pago. As plataformas mais utilizadas são o Google Ads, Facebook/Instagram Ads, YouTube Ads e LinkedIn Ads. Através do investimento nas campanhas, o profissional de tráfego consegue, por exemplo, fazer com que o site da empresa ocupe as primeiras posições nas pesquisas do Google ou alcançar e engajar o público nas redes sociais, para que acessem os links patrocinados.
Como são feitas as campanhas pagas?
As campanhas pagas, evidentemente, demandam investimento financeiro para serem desenvolvidas. O budget varia de acordo com o nicho. Quanto mais competitivo, mais verba vai ser exigida. Mas tem-se a vantagem de um rápido retorno, principalmente em comparação às estratégias orgânicas, que não demandam patrocínio. Devido as técnicas e regras próprias das plataformas, sempre é recomendável garantir que o profissional responsável pelas campanhas consiga, de fato, dominar o assunto.
Vantagens da gestão de tráfego
A partir de uma gestão de tráfego eficiente, autônomos e empresas conseguem melhorar o fluxo de visitantes e aumentar o número de oportunidades para vender o seu produto ou serviço. Durante datas comemorativas, é comum os e-commerces investirem em campanhas de tráfego pago, trazendo ofertas para presente do Dia das Mães, para o Dia dos Namorados e de outras datas importantes. Da mesma forma, em outras épocas do ano, pode-se fazer anúncios direcionados, para garantir engajamento e melhor faturamento.
No mercado, existem as possibilidades de contratar um profissional e/ou agência para fazer esse gerenciamento ou, ainda, se especializar nesta área e potencializar o crescimento profissional. Cursos online gratuitos e particulares, voltados especificamente para estratégias e gestão de tráfego, já estão disponíveis nas modalidades virtual e presencial. Não é por acaso que a carreira na gestão de tráfego se posiciona entre as promissoras para o futuro.