Quer atrair mais usuários para a sua página? Saiba como utilizar a gestão de tráfego a seu favor

-

Estratégia amplamente utilizada no marketing digital traz vantagens competitivas para diferentes segmentos que atuam na internet

Ter o site, produto e arte aparecendo nos primeiros resultados em uma pesquisa no Google figura entre o desejo e as aspirações de inúmeros empreendedores. Porém, nesse sistema de buscas, são feitas cerca de 3,5 bilhões de pesquisas diariamente, conforme apurou o levantamento feito pelo portal Internet Live Stats. Esse dado comprova que o universo digital amplia horizontes para se trabalhar a partir do online, mas apresenta como desafio uma concorrência gigantesca. 

A competitividade é natural de cada segmento, mas para se destacar na internet, é preciso ter muito mais do que apenas o melhor produto ou serviço. Por essa razão, foram desenvolvidas ferramentas e métricas para análise e planejamento dos métodos, que contribuem para o crescimento do volume de acessos às páginas e, consequentemente, do faturamento. Foi então que surgiu uma profissão especializada nesses processos: o gestor de tráfego. 

O que é tráfego?

Antes de tudo, se faz necessário explicar que, na internet, o tráfego representa a movimentação de usuários em uma determinada página ou perfil. Existem no marketing digital ao menos 6 tipos diferentes: orgânico, pago, de referência, direto, social e de e-mail marketing. O que define a estratégia mais indicada para cada necessidade são os objetivos e os dados coletados nas métricas de cada negócio, envolvendo público e concorrência. 

Qual a função de um gestor de tráfego? 

Especialista nos sistemas que fornecem as principais métricas do mercado, o gestor de tráfego estuda os públicos e as palavras-chave do segmento, planeja, cria e otimiza as campanhas pagas. Além disso, distribui a verba nos canais selecionados, acompanha os anúncios, em busca de aproveitar as oportunidades de melhorias, e analisa todo o desempenho das ações realizadas. Ou seja, o trabalho se orienta por informações seguras, retiradas de dados atualizados e reais. 

Os visitantes aumentam com as campanhas? 

Quando a intenção é atrair pessoas para uma landing page (página de conversão), site ou até mesmo WhatsApp comercial, se costuma fazer uso do tráfego pago. As plataformas mais utilizadas são o Google Ads, Facebook/Instagram Ads, YouTube Ads e LinkedIn Ads. Através do investimento nas campanhas, o profissional de tráfego consegue, por exemplo, fazer com que o site da empresa ocupe as primeiras posições nas pesquisas do Google ou alcançar e engajar o público nas redes sociais, para que acessem os links patrocinados. 

Como são feitas as campanhas pagas?

As campanhas pagas, evidentemente, demandam investimento financeiro para serem desenvolvidas. O budget varia de acordo com o nicho. Quanto mais competitivo, mais verba vai ser exigida. Mas tem-se a vantagem de um rápido retorno, principalmente em comparação às estratégias orgânicas, que não demandam patrocínio. Devido as técnicas e regras próprias das plataformas, sempre é recomendável garantir que o profissional responsável pelas campanhas consiga, de fato, dominar o assunto. 

Vantagens da gestão de tráfego

A partir de uma gestão de tráfego eficiente, autônomos e empresas conseguem melhorar o fluxo de visitantes e aumentar o número de oportunidades para vender o seu produto ou serviço. Durante datas comemorativas, é comum os e-commerces investirem em campanhas de tráfego pago, trazendo ofertas para presente do Dia das Mães, para o Dia dos Namorados e de outras datas importantes. Da mesma forma, em outras épocas do ano, pode-se fazer anúncios direcionados, para garantir engajamento e melhor faturamento. 

No mercado, existem as possibilidades de contratar um profissional e/ou agência para fazer esse gerenciamento ou, ainda, se especializar nesta área e potencializar o crescimento profissional. Cursos online gratuitos e particulares, voltados especificamente para estratégias e gestão de tráfego, já estão disponíveis nas modalidades virtual e presencial. Não é por acaso que a carreira na gestão de tráfego se posiciona entre as promissoras para o futuro. 

Mais desse autor

Mais Recentes

Debby Mota: Um corpo livre em constante movimento

Conheça Debby Mota, artista especialista em artes afro e indígenas.

A Ciência por trás do processo de tatuar

Como o pigmento é um corpo estranho para o nosso organismo, ele pode causar reação alérgica ou não, saiba mais aqui!

Lugares mais doloridos do corpo

Os níveis de dores podem ser diferentes para cada organismo, leia mais aqui!

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.