De tabu a tendência, tattoos fazem cada vez mais parte do ambiente de trabalho.
Houve uma época em que a tatuagem não era vista com bons olhos por alguns empregadores. Isso fazia com que os funcionários escondessem as suas sob roupas e acessórios. A tatuagem representava um verdadeiro tabu para a sociedade. É claro que o mundo mudou muito desde então.
Mas será que mudou o suficiente a ponto de acabar com esse tabu?
O Brasil é um dos países que mais têm pessoas tatuadas. De acordo com pesquisa do Instituto Alemão Dalia, realizada em 2019, os brasileiros ocupam a 9ª posição do ranking, atrás de Itália, Suécia e Estados Unidos. Artistas, personalidades da mídia e influenciadores digitais exibem suas tattoos nas redes sociais e representam inúmeros brasileiros. Você deve conhecer pelo menos uma pessoa tatuada.
Seja para homenagear alguém, seja para provar definitivamente o seu amor por algo ou alguém, como uma banda ou filme, o fato é que a tatuagem faz parte da sociedade, e a tendência é de crescimento. E, se há um movimento global em prol de mais diversidade, isso também inclui as pessoas tatuadas, principalmente quando falamos sobre o ambiente de trabalho.
Discriminação é crime
É importante mencionar que qualquer tipo de discriminação é crime. Os empregadores não podem vetar funcionários que tenham tatuagem, piercing, barba comprida, etc. Mesmo em pleno século XXI, há relatos de casos como esses.
Embora os empregadores estejam mais receptivos à tatuagem, se você é funcionário de alguma empresa ou está buscando uma colocação, ainda existem fatores a serem considerados, como, por exemplo, o local da tatuagem.
Escolhendo a área da tattoo
Se você está pensando em fazer uma tattoo no rosto, pescoço ou mãos, é importante entender que essas áreas ainda são consideradas radicais para alguns empregadores, e você pode ter dificuldade em ser aceito em ambientes de trabalho corporativos. Normalmente, os trabalhos que exigem interação “cara a cara” com o cliente são os mais rígidos quando se trata de tatuagens; portanto, certifique-se dos riscos potenciais.
O ambiente de trabalho, de maneira geral, está mais permissivo. O chamado dress code (código de vestimenta, em tradução livre) é um exemplo de como as empresas estão dando mais liberdade de escolha para os seus funcionários. Hoje, é possível aposentar o terno e a gravata e vestir uma camiseta, trocar a calça pela bermuda em dias quentes ou calçar um Air Jordan 1 em vez do sapato, por exemplo.
Da mesma maneira, a tatuagem está sendo cada vez mais incorporada ao ambiente de trabalho.
Crédito da imagem em destaque: iStock