Tatuagens que cobrem a cicatriz da mastectomia devolvem a autoestima de pacientes com câncer de mama

Para além da estética, ressignificam uma marca traumática

-

Para além da estética, ressignificam uma marca traumática

Qual é a sensação da mulher quando descobre um câncer de mama? Uma belíssima música de Chico César diz: “eu sei como pisar no coração de uma mulher, já fui mulher, eu sei”. O câncer de mama é um pisão muito forte no coração e na autoestima das mulheres. Muitas ficam fragilizadas e inseguras com as consequências da doença e os tratamentos mais invasivos, como a mastectomia. 

Os dados são muito tristes, já que o câncer de mama é o segundo tipo mais comum da doença no mundo. Sendo superado por muito pouco pelo câncer de pulmão. O tratamento inclui quimioterapia ou radioterapia, cirurgia para retirada do tumor e muitas vezes a mastectomia, a retirada total da mama. Após momentos de medo e angústia, será possível esquecer as marcas da retirada de uma mama? As tatuagens que cobrem a cicatriz são verdadeiras obras de arte, que devolvem a dignidade de muita gente.

Micropigmentação

A micropigmentação paramédica não é a mesma coisa das tatuagens que cobrem a cicatriz. Pois ela tem o propósito de simular a aparência dos mamilos e das auréolas e pode ser realizada por profissionais de estética, fisioterapeutas e alguns médicos especializados. Não são permanentes, e precisarão ser refeitas após um certo tempo. Já a tatuagem que cobre a cicatriz é um trabalho artístico feito por um tatuador, visando ressignificar uma marca traumática para as mulheres.

Um outro lado da dor

Mulheres que precisaram retirar a mama relatam uma dor psicológica imensa, um sentimento de mutilação que revisita o sofrimento do câncer a cada olhada no espelho. Pensando nessas marcas dolorosas, tatuadores começaram a fazer desenhos na região, para trazer um pouco de poesia às marcas de uma guerra onde não foi fácil vencer. 

As tatuagens que cobrem a cicatriz não estão lá apenas para disfarçar a ausência do seio, estão ali para contar uma história de luta, dor e vitória. Por isso, os elementos utilizados variam muito conforme a trajetória e os símbolos que mobilizam cada mulher. Algumas optam por flores, asas, árvores, frases e até desenhos que simulam um sutiã. Há quem opte por uma tatuagem que simule as auréolas e o bico do peito, que ficam muito realistas e são permanentes. O importante é encontrar um tatuador competente, com boas referências, que já tenha feito trabalhos semelhantes.

Ajuda para continuar

Após o grande trauma do tratamento e a retirada dos seios, a vida não volta ao normal em um piscar de olhos, como muitas mulheres desejariam; infelizmente, o processo é longo, e requer muita ajuda para retomar as forças do corpo e da mente. O pós-cirurgia requer uso de remédios e suplementos alimentares, além de auxílio psicológico.

As cicatrizes são histórias, assim como as tatuagens, mas como disse o professor da Califórnia, Tim Hansel, “a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional”. A escolha de ressignificar a dor é um desejo de seguir adiante, sem negar o que passou, honrando a transformação conquistada.

Mais desse autor

Mais Recentes

Debby Mota: Um corpo livre em constante movimento

Conheça Debby Mota, artista especialista em artes afro e indígenas.

A Ciência por trás do processo de tatuar

Como o pigmento é um corpo estranho para o nosso organismo, ele pode causar reação alérgica ou não, saiba mais aqui!

Lugares mais doloridos do corpo

Os níveis de dores podem ser diferentes para cada organismo, leia mais aqui!

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.