3 dicas assertivas para melhorar seu engajamento nas redes sociais

As empresas procuram melhorar seu engajamento nas redes sociais porque ele indica o grau de participação e proximidade entre a empresa e os consumidores em geral.

-

As empresas procuram melhorar seu engajamento nas redes sociais porque ele indica o grau de participação e proximidade entre a empresa e os consumidores em geral.

Um dos maiores desafios trazidos pela transformação digital é saber como lidar com os consumidores que estão cada vez mais empoderados na relação de consumo. Antigamente, não era necessário ter um contato próximo com o público.

Tudo se restringia à compra e venda de um produto ou serviço, sem precisar de um contato mais próximo entre os lados, mas, hoje em dia, é necessário gerar engajamento.

As organizações podem melhorá-lo de várias maneiras e por meio de diferentes canais, como no caso das redes sociais, que geram aproximação e convencem o consumidor acerca das vantagens dos produtos e serviços.

Nessa busca, as companhias trabalham desde a produção de conteúdos relevantes até melhorias em seu atendimento, detalhes fundamentais que fazem diferença para o sucesso dos negócios.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de engajamento nas redes sociais, como ser mais assertivo nesse processo, falar um pouco sobre sua importância e dar algumas dicas para melhorá-lo.

O que é engajamento nas redes sociais?

Quem tem um negócio e utiliza as redes sociais, precisa ir além das postagens para conquistar um público engajado, que realmente interage com as publicações, com aquilo que a organização faz e com o que ela vende.

Mas, o engajamento está muito além das curtidas e comentários, tendo em vista que um público engajado acompanha o que a marca pública, compartilha seus conteúdos, fala sobre ela e compra sua ideia.

Para um fabricante de rótulo vinho, e isso é importante porque quanto maior for o engajamento, maior será o alcance e mais seguidores será possível atrair, o que aumenta as chances de conquistar mais clientes.

Como ser mais assertivo durante esse processo?

Hoje em dia, saber se comunicar nas redes sociais é fundamental para qualquer negócio, inclusive para os estúdios de tatuagem. Aliás, esse tipo de empresa possui um público muito presente nessas plataformas.

Cerca de 81% da população Brasileira com mais de 13 anos estão nas redes sociais e passam cerca de 3 horas navegando nesses sites. Mas, não basta apenas criar um perfil para o estúdio, é necessário conquistar o engajamento da audiência.

Mas isso só vai acontecer se você souber como ser mais assertivo na hora de conquistar seus seguidores, e algumas dicas para isso são:

1.    Definir a plataforma

A primeira dica é estar presente nas plataformas que o público que se interessa por tatuagem também está. 

Para qualquer tipo de empresa, como aquelas que fazem convite em vídeo, o Facebook é sempre uma boa opção, além de outros sites, como:

  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Snapchat;
  • Twitter.

É fundamental conhecer o perfil de cada rede social para descobrir qual delas ou quais delas têm mais aderência com o público do estúdio de tatuagem, e a partir disso fazer um planejamento de comunicação, considerando as particularidades do aplicativo.

As redes sociais costumam ser bem intuitivas, mas possuem algumas diferenças, principalmente em relação à interação com os usuários. Também oferecem opções diferentes para fazer anúncios e peças publicitárias.

2.    Compreender o próprio mercado

Antes de anunciar nas redes sociais, seu estúdio precisa compreender o cenário onde está inserido e o tipo de conteúdo que é atraente para os clientes.

Verifique se as pessoas estão presentes nas plataformas, se o tipo de conteúdo que você quer criar é adequado para o ambiente, como são as estratégias usadas pelos concorrentes e o que desperta a atenção das pessoas.

3.    Monitorar os resultados

Todo tipo de negócio, independentemente de seu segmento, como no caso de uma empresa de limpeza de sofá, precisa monitorar seus resultados, inclusive um estúdio de tatuagem.

Na hora de anunciar nas redes sociais, existem diversas possibilidades de compras de anúncio, como pacotes fechados, leilões de mensagens e o diários, dentre outras modalidades.

Você pode comprar anúncios por períodos mais longos ou mais curtos e isso faz toda a diferença no monitoramento dos resultados, pois pode aumentar ou reduzir os investimentos para obter mais retornos.

O anunciante pode ajustar pontos que não funcionam bem, como os dias e horários das postagens, entre outras questões pertinentes.

Importância do engajamento nos dias atuais

As redes sociais precisam ser parte das estratégias de marketing de um estúdio de tatuagem, se o objetivo for atrair o público, aumentar as oportunidades de negócios e divulgar o serviço para um número maior de pessoas.

Os seguidores formam uma audiência que realmente confia na empresa e a partir disso vão realizar ações esperadas, como curtir, comentar e compartilhar as publicações.

Para um estúdio de design de sobrancelha masculina, cada plataforma é fundamental para construir uma experiência positiva e desenvolver relacionamentos significativos.

O tatuador pode utilizar os seguidores que já possui para impactar mais pessoas, e mesmo que o número não seja muito alto, é possível aumentar o reconhecimento da marca e melhorar o tráfego no site e blog do estúdio.

Você ainda consegue aumentar o número de leads, melhorar as vendas e conquistar clientes, além de fidelizá-los.

Esse processo está muito além de aumentar a popularidade do negócio, mas fazer conexões significativas com os clientes que você já tem e os potenciais clientes. Como resultado, é possível impulsionar a marca e conquistar defensores.

Esse trabalho não tem como foco conquistar um público grande, mas uma audiência engajada e que realmente vai ajudar a fortalecer a presença do estúdio no mercado.

Como melhorar o engajamento nas redes sociais?

Todo tipo de empresa está presente nas redes sociais, como no caso de uma instituição que oferece curso manutenção de iPhone.

Mas, não basta apenas estar presente, é necessário ter um público engajado para levar o negócio a outro patamar. Algumas dicas para melhorar o engajamento são:

Saber quem é sua persona

A persona é um personagem semi-fictício que reúne todas as características do cliente ideal do seu estúdio, como idade, interesses, gênero e assim por diante.

As redes sociais são plataformas de linguagem comum a todas as pessoas, mas é fundamental criar postagens personalizadas e que melhoram a experiência da sua audiência.

Coloque-se no lugar de quem procura o seu estúdio e pergunte qual é o tipo de conteúdo que essas pessoas gostariam de ver e comentar.

Criar uma relação de empatia com a persona é um exercício diário, mas imprescindível para o sucesso do negócio nas redes sociais.

Criar vídeos

Quando uma pessoa procura, por exemplo, por chaveiro 24 horas mais próximo, não quer apenas ver o preço do serviço, mas conhecer um pouco mais sobre ele.

Da mesma forma, quando se trata de tatuagem, muitas pessoas gostam de ver vídeos para saber como é o procedimento, principalmente aquelas que nunca fizeram uma arte na pele.

Os conteúdos audiovisuais são os preferidos pelos consumidores modernos, conquistam um alcance maior, chamam a atenção das pessoas e aumentam a confiança dela em seu serviço.

Personalizar os conteúdos

Curtidas e comentários são métricas que servem para mostrar um pouco mais como está o engajamento da sua audiência. Mas, um escritório de arquitetura especializado em sala planejada moderna precisa criar conteúdo de qualidade.

Mais do que isso, ele deve ser segmentado e personalizado, com base nas preferências do público. Isso porque as pessoas querem fazer parte da marca e se identificar com ela.

Não usar linguagem publicitária tradicional

As redes sociais não são ambientes onde o seu estúdio de tatuagem deve utilizar linguagem de publicidade tradicional, que geralmente se foca muito nas vendas e não agrega valor às pessoas.

O certo é oferecer conteúdos relevantes para as pessoas, por meio de linguagem leve e natural em mostrar que por trás desse perfil existe um ser humano real que também procura estabelecer um relacionamento.

Isso é fundamental porque as redes sociais trouxeram uma maneira diferente de divulgar as empresas, como o fornecedor de frutas vermelhas secas, e essa realidade também se aplica aos estúdios de tatuagem.

Por essa razão, é necessário investir em uma abordagem diferente, baseada na emoção, pois pesquisas mostram que os conteúdos que despertam a emoção do público, principalmente a sensação de felicidade, são mais engajadores.

Nesse sentido, procure despertar sentimentos positivos e compartilhe histórias e assuntos capazes de fazer isso.

Considerações finais

Sendo assim, todo tipo de empresa precisa estar presente nas redes sociais, independentemente de seu porte ou segmento, portanto, seu estúdio deve estar lá e saber trabalhar as possibilidades nessas plataformas.

É assim que ele vai conquistar um bom engajamento, que vai trazer oportunidades, atrair pessoas e fazer com que o seu negócio se torne mais conhecido pelo público-alvo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais desse autor

Mais Recentes

Ideias de fotos em estúdio de tatuagem

Você é artista e gostaria de ter ideias de fotos para mostrar melhor seu trabalho? Vou te dar sugestões aqui:

Um super artista brasileiro:Tony Vilella

Você irá conhecer a linha do tempo do artista Tony Vilella, que começou a tatuar em meados dos anos 2000 e hoje é reconhecido mundialmente na tatuagem.

Pode um piercing ser letal?

Nas últimas semanas veio a público o falecimento de uma jovem de 20 anos, e sua morte foi primeiramente vinculada a colocação de um piercing.

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.