Você sabe a diferença entre necessidade e desejo de compra?

-

A diferença entre necessidade e desejo de compra são dois fatores muito estudados pelos profissionais da área da saúde e de marketing, pois comprar compulsivamente pode trazer prejuízos à saúde do indivíduo.

Assim como qualquer coisa em excesso faz mal, como o álcool, comidas industrializadas e ricas em açúcar, exercícios físicos muito intensos, dentre inúmeros outros exemplos, as compras também podem desencadear problemas.

Saber discernir entre o que realmente é necessário comprar e o que é um desejo, é essencial para lidar bem com o próprio dinheiro.

Em um modelo de produção capitalista, todos os meios de comunicação incentivam a população a comprar desenfreadamente.

Porém, esse excesso pode vir a se tornar uma patologia, que causa ansiedade e depressão, além dos problemas financeiros envolvendo endividamento.

O desejo desenfreado de comprar faz o indivíduo entrar em um ciclo vicioso, no qual por ansiedade ou depressão, ele compra diversos itens que não precisa, até se endividar e ficar ainda mais ansioso e depressivo por causa das dívidas.

Dessa forma, para que uma pessoa evite entrar nesse ciclo vicioso, é necessário saber ponderar o que precisa comprar e o que não precisa.

Por exemplo, contratar programas de segurança é essencial em diversos casos, mas comprar roupas semanalmente pode ser um indício que o indivíduo está comprando por desejo e excessivamente.

Portanto, o objetivo deste texto é auxiliar as pessoas a entenderem o seu comportamento de compra, através de uma explicação sobre os motivos que fazem as pessoas comprarem e a diferença entre desejo e necessidade.

Além de fornecer algumas dicas sobre como controlar o desejo de compra, visando melhorar a vida financeira e os aspectos de saúde dos eleitores.

O que motiva as pessoas a comprarem coisas?

Estudar o comportamento do consumidor é algo de interesse de diversos setores, até mesmo de clínicas que realizam exames admissionais.

Tanto para aumentar as vendas de uma empresa quanto para cuidar da saúde e do bem estar da população.

Para compreender o que leva as pessoas a realizarem compras é importante começar explicando sobre a Pirâmide de Maslow.

Essa teoria é o alicerce para a criação de ferramentas e metodologias utilizadas por empresas e marcas para estudar o comportamento do consumidor.

Pirâmide de Maslow

Também conhecida como Teoria das Necessidades Humanas, a Pirâmide de Maslow foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow.

A Pirâmide de Maslow organiza as necessidades humanas em uma pirâmide, onde na base estão as necessidades mais urgentes, ligadas ao fisiológico, como:

  • Alimentação;
  • Água;
  • Moradia;
  • Saúde;
  • Sono de qualidade.

Acima dessa parte da pirâmide encontra-se a segurança, englobando aspectos sobre segurança familiar, de propriedade e do corpo.

Logo após, entram as questões ligadas ao setor social, como as relações amorosas, de amizade, familiares e as demais ligadas à comunidade.

A estima é também uma parte da Pirâmide de Maslow e abrange fatores ligados à autoestima, status sociais e reconhecimentos.

Por fim, no topo da pirâmide estão as realizações pessoais, ligadas à criatividade, talento e desenvolvimento pessoal.

Ou seja, para que uma pessoa viva plenamente e seja considerada bem-sucedida, é necessário ter acesso a todos os aspectos da pirâmide.

Por exemplo, dificilmente alguém será bem-sucedido profissionalmente e irá vestir a camiseta congresso da empresa se não tiver acesso às suas necessidades básicas, como alimentação e moradia.

A relação da Pirâmide de Maslow e o consumismo

Cada empresa oferece um serviço ou produto que se enquadra em um setor da Pirâmide de Maslow. Por exemplo, mercados e mercearias encontram-se vendendo produtos para sanar as necessidades fisiológicas do consumidor, ou seja, na base da pirâmide.

Em outras palavras, isso significa que os empresários não vão vender da mesma maneira diferentes produtos que servem para sanar os diferentes setores da pirâmide.

Desta forma, um empreendedor deve saber onde seu produto está posicionado na pirâmide para que ele saiba aplicar as técnicas e metodologias de marketing corretamente durante suas campanhas publicitárias.

De forma geral, as pessoas precisam consumir para sobreviverem e viverem na sociedade ao qual estão inseridas, pois o sistema é o capitalismo. Porém, cada uma dessas compras possui um peso diferente.

Comprar um software de portaria virtual não terá o mesmo peso que comprar um sapato, por exemplo.

As diferenças entre necessidade e desejo

Ao escolher o que comprar as pessoas devem saber como distinguir o que realmente necessitam e o que é um desejo de consumo.

Tudo aquilo que é necessário comprar geralmente encontra-se nas partes mais baixas da pirâmide, o que significa que são coisas importantes para manter uma pessoa saudável.

Como é o caso de produtos de higiene, alimentação, limpeza, dentre outros itens que possibilitam a uma vida digna e saudável.

No entanto, isso não significa que comprar alimentos ricos em açúcar e gorduras seja uma necessidade. É essencial ponderar bem na hora de adquirir esses itens também.

Serviços como conserto de notebooks, pagar uma academia também podem se enquadrar em compras essenciais, tendo em vista as prioridades das pessoas.

O desejo de consumir pode ser sanando necessidades básicas através de meios exagerados, como ir em restaurantes luxuosos, ou comprar coisas sem necessidades, como roupas em excesso.

Sinais de compulsão por compras

De vez em quanto, é aceitável comprar coisas para sanar desejos, pois no topo da Pirâmide de Maslow estão as realizações pessoais.

Dessa forma, está tudo bem se uma pessoa tem o desejo e condições financeiras para fazer uma viagem, visitar um restaurante caro mensalmente, comprar itens que não precisa de maneira periódica ou um controlador de acesso hospitalar.

Desde que isso não a prejudique de alguma forma. Os quatro principais sintomas de uma pessoa que está comprando compulsivamente são descritos nos itens a seguir:

  • Aumento da ansiedade;
  • Descontrole financeiro;
  • Acúmulo de itens;
  • Mudança de comportamento social.

O principal sintoma do consumismo exagerado é o descontrole financeiro, onde a pessoa possui uma dívida maior que o próprio salário, geralmente, causada pelo uso indevido de cartões de créditos e empréstimos.

O acúmulo de itens e as mudanças sociais também são indício que a pessoa está consumindo demais, tornando-se até mesmo acumuladora.

Por fim, a ansiedade é também um fator que potencializa o agravamento das compras por desejo em excesso.

No século do consumo os anúncios de novos produtos são disparados constantemente, portanto, é essencial saber se controlar.

Isso é importante para evitar dúvidas e danos psicológicos causados pelas compras em excesso e o acúmulo de itens.

Tudo na vida é uma questão de equilíbrio e o mesmo é válido na hora das compras, mesmo parecendo uma atividade descontraída.

4 dicas de como controlar o desejo de comprar

Como explicado anteriormente, ter o desejo de comprar algo que não precisa é algo aceitável quando realizado de maneira ponderada, sem prejudicar o indivíduo. Para saber controlar esse desejo e planejar bem compras, seguem algumas dicas:

  • Faça pesquisas de preços;
  • Tenha um planejamento financeiro;
  • Sempre adie compras;
  • Procure um terapeuta.

A primeira dica é algo que muitas pessoas já aplicam em seu cotidiano, onde pesquisar os melhores preços e os produtos com maiores benefícios é essencial para fazer uma boa compra, até mesmo na hora da compra de placas de sinalização para condomínio.

Ao pesquisar bem o cliente vai adiando sua compra, o que faz com que ele repense se precisa mesmo daquele produto ou se ele pode ser comprado em outro momento.

Outra dica importante é fazer um planejamento financeiro, para controlar os gastos e analisar o quanto de dinheiro irá sobrar no mês.

Ter um planejamento financeiro é essencial para não se endividar ou comprar coisas desnecessárias.

Sendo importante destacar que realizar compras não pode ser considerado um hobby, pois essa atividade em excesso prejudica em diversos sentidos.

Por fim, se uma pessoa está tendo problemas de ansiedade e depressão e nota que está descontando em comprar, é necessário procurar ajuda psicológica, pois esse já é um problema patológico que pode se agravar.

Considerações finais

O ato de comprar é o que move o sistema capitalista, ou seja, as pessoas trabalham porque precisam comprar e compram coisas para que consigam trabalhar.

É dessa forma que o sistema se mantém, entretanto, há diferentes categorias de compras, algumas são necessidades e outras desejos.

Dentre as necessidades está alimentação, itens de higiene, sistema integrado academia para realização de esportes e o acesso à saúde.

Outras estão ligadas ao desejo de adquirir algo, que quando em excesso pode vir a se tornar uma patologia.

Portanto, é essencial saber controlar o desejo de compra para ter uma vida financeira e psicológica saudável. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais desse autor

Mais Recentes

Diego Conci e sua arte: do Brasil para o mundo!

Entrevistamos Diego Conci para conhecer seus atuais projetos e trajetória na tattoo.

Tatuagem otaku: o amor pelos animes e mangás eternizado na pele

Você já ouviu falar no termo Otaku? Na matéria de hoje vamos te explicar mais sobre esse mundo e mostrar como essa cultura está expandindo para o mundo da tatuagem!

27 Tatuagens de futebol incríveis pra entrar no clima da Copa do Mundo

A Copa do Mundo da FIFA Catar 2022™ começa esse mês e os apaixonados por futebol já estão com a emoção à flor da pele!

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.