Existem muitos fatores que influenciam na hora de fazermos uma tatuagem. Fatores esses que determinam e dão personalidade ao desenho escolhido, o deixando mais simples, elaborado, colorido, leve, pesado, grande ou minimalista. Nesse texto vamos falar um pouco sobre os principais estilos da tatuagem: o Fineline, a Aquarela e o Blackwork.
Já sabemos que é muito importante a escolha do artista que irá interpretar sua vontade, sentimento e colocar a mão na massa, ops!, na pele. Imagina que você queira um desenho todo minimalista e caia em um tatuador que só trabalhe em… Blackwork! Vergonhoso, não é?
Mas, peraí, Tatto2me, Blackwork? Minimalista?
E você aí achando que fazer tatuagem é coisa simples e corriqueira.
Hoje, iremos falar sobre duas novas tendências e uma nem tão novinha assim: Fineline, Aquarela e Blackwork.
Hashtag vambora!
FINELINE
Em tradução livre, nada mais, nada menos do que “linha fina”. É uma técnica de traço muito fino, pontual e simétrico. Esse tipo de técnica soma ao desenho um aspecto de leveza, simplicidade e melhor acabamento, sem deixar de lado o poder e a expressividade. Para nós do Tatto2me, o lema do Fineline seria “menos é mais”.
Este tipo de técnica tem ficado cada vez mais popular, é uma boa pedida para quem ainda é inseguro para se aventurar em grandes obras de artes — no caso, a tatuagem mesmo — ou para quem procura algo simples e discreto. As tatuagens minimalistas podem ser delicadas, são modernas, dão personalidade ao visual sem chamar atenção e muitas vezes são tão suaves que mal parecem reais.
Minimalista é algo ou alguém que cultua o que é simples e elementar, meu caro Watson.
O conceito minimalista pode ser usado em várias áreas, inclusive na arte: Minimalismo surgiu, ainda, no século XX e seus artistas usavam em seus trabalhos uma quantidade limitada de processos, materiais e temas. A tatuagem minimalista segue o mesmo conceito de simplicidade, embora seja um sucesso para os tatuadores contemporâneos.
Normalmente, as tatuagens são pequenas, e apenas contornadas em cor preta. Quando pintadas, não se faz o uso de sombreamento. Muitas nem pintadas são.
Os desenhos mais comuns são:
• Nomes, letras de músicas;
• Corações;
• Âncoras;
• Símbolo do infinito;
• Flechas;
• Animais.
Os lugares escolhidos para esse tipo de tattoo são, geralmente, as regiões das costelas, pulsos, dedos, pés, nuca e tornozelos.
A conceito Fineline é rápido de se aplicar e consequentemente doi menos (dependendo do desenho escolhido e local a ser feito), mas dizem as más línguas (ou serão boas?) que é altamente viciante.
AQUARELA
O estilo Aquarela ou “Watercolor” também é um dos estilos mais procurados atualmente. Seus desenhos se assemelham ao traço fluido feito com tinta aquosa, dando o efeito de delicados borrões. É uma técnica de preenchimento, ou seja, pintura de uma tatuagem. São traços únicos e nada óbvios. Se faz efeitos de respingos, manchas leves e fusões de cores para se montar uma imagem, complementando o desenho escolhido.
As principais características desse estilo de preenchimento são cores vibrantes e traços suaves que dão movimento e fluidez ao desenho.
As tatuagens neste estilo chamam atenção pela forma como as cores são expostas, como se fossem verdadeiras pinceladas sobre a pele. O que pode parecer uma simples mancha, na verdade é um processo minucioso para o efeito de Aquarela, que surgiu da evolução técnica das tatuagens e vem possibilitando aos tatuadores uma nova estética de trabalho. Com isso, a tatuagem vem se tornando muito mais do que um adereço na pele, mas obras de artes, já que nesta técnica o profissional precisa estar atento a sua capacidade de observação, pois as manchas e a fusão de cores são feitas na hora, sem a possibilidade de decalque, já que o resultado necessita ser o mais real possível.
São inúmeros os tipos de desenhos que somam com a Aquarela, podendo ser abstratos ou figurativos.
Listamos alguns desenhos que ganham a ideia de movimento, fluidez, leveza e contraste com a técnica:
• Pássaros;
• Balões;
• Flores de lótus;
• Elementos marinhos;
• Música;
• Retratos e personagens;
• Mapas;
• Animais selvagens;
• Filtros dos sonhos;
• Geométricas.
BLACKWORK
Essa é uma tendência no mundo da tatuagem que não é tão recente quanto a Fineline e Aquarela. Sua história até pode se confundir com o surgimento da própria tatuagem, já que os primeiros desenhos feitos em pele eram na cor preta.
Resumidamente, a técnica em Blackwork são desenhos feitos em preto. “Trabalho em preto”, como seu próprio nome diz. Mas o que seriam esses trabalhos em preto?
Bom, com a popularização dos Maoris e Tribais (falaremos desses estilos de tattoos em outro post), os tatuadores sentiram uma necessidade de aperfeiçoamento da técnica. Juntaram, então, um pouco da Geometria e do Pontilhismo (lá vem post!) e chegou-se ao que chamamos de Blackwork ou Neo Tribal, como também é conhecido o estilo.
Antes dessa “reformulação”, se é que podemos chamar assim, o Blackwork era uma alternativa à Cover Up e… Cover Up? Oi?!
Calma, a gente explica: Cover Up é a “técnica utilizada para cobrir uma tatuagem com outra tatuagem.” Voltando…
O conceito Blackwork era usado apenas como, digamos, conserto, pois diferente dos outros estilos, conceitos e técnicas, o “trabalho em preto” não se concentra muito em realismo, significados, mas sim no design da tatuagem.
Hashtag ornamental!
Se você curtiu o Blackwork, fica ligado que a técnica é a forma mais adequada para quem quer uma tatuagem que combine com a sua anatomia corporal. Desenhos simples e pouco sofisticados, como três linhas ou um desenho super trabalhado, que usa técnicas de sombreamento e até faz uso do espaço negativo do corpo, estão incluídas nesta técnica que usa também a geometria e o pontilhismo para criar um design único.
Mas atenção redobrada: o Blackwork é um dos estilos mais difíceis de trabalhar, os profissionais não podem dar margem de erros para os traços, que necessitam ser contínuos e perfeitos. Pode parecer simples, mas preencher grandes áreas continuamente e de maneira igual é um trabalho minucioso e dificílimo.
Os locais mais comuns para tatuagens em “Blackwork” são a região das costas, braços, antebraços, pernas e peitorais.
Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!
Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.
❤