Setembro Amarelo: tatuagem e prevenção ao suicídio

A prevenção ao suicídio é a principal pauta deste mês. Nesta matéria, você encontra tudo sobre o Setembro Amarelo e as tatuagens de ponto e vírgula.

-

Você aí deve estar se perguntando o que a tatuagem pode ter a ver com a prevenção ao suicídio, não é mesmo? E nós te respondemos que a tatuagem tem tudo a ver com o assunto e mais: o Setembro Amarelo, como é conhecido, é o assunto principal desta nossa matéria.
Vem com a gente que vamos te explicar TUDO sobre o Setembro Amarelo e o dia mundial de prevenção ao suicídio.

Não é a primeira vez que abordamos esse tema aqui no nosso blog. Já produzimos algumas matérias bem legais e importantes sobre o tema.
Mas é sempre bom, muito bom, relembrar do que se trata o Setembro Amarelo.

O que, afinal, é o Setembro Amarelo?

“Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de Setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.”

Amarelo?

“Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida em seu mustang 1968 amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora.”

É importante falar que, aqui no Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e que os casos tem crescido absurdamente entre os jovens brasileiros.

“De acordo com números oficiais, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, em média, causando mais mortes que a maioria dos tipos de câncer. De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde, a OMS, o Brasil está em oitavo lugar dentre os países com maior número de suicídios, atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.”

E aqui no Brasil, o estado com maior número de suicídios por habitantes é o Rio Grande do Sul. Veja o quadro:

Fonte: Wikipédia

Mas, você sabia que o suicídio pode ser prevenido em 90% dos casos?

Nós entrevistamos a Médica Psiquiatra Débora Fuzina, que atende presencialmente em Porto Alegre e Antônio Prado, no Rio Grande do Sul, e ela nos contou sobre a prevenção ao suicídio, como identificar sinais importantes e também como ajudar.

“Sinais de alerta de que uma pessoa pode estar com ideação suicida se manifestam com sentimento de desesperança, na sensação de perda de sentido da vida e em pensamentos negativos e repetitivos.
O aparecimento de falas como ‘a vida não vale mais a pena’, ‘ficarão melhor sem mim’, ‘não vou atrapalhar por muito tempo’ podem estar presentes. Até mesmo uma melhora súbita do humor pode acontecer quando o individuo decide pelo suicídio.”

E como ajudar, Doutora?

“Primeiramente, é preciso respeitar essa pessoa. Não minimize o sofrimento manifestado ao compara-lo ao de outras pessoas e não presuma que se está, meramente, querendo chamar a atenção. Isso só piora a forma como o individuo se sente.
Abra espaço para que a pessoa fale sobre o que está sentindo.
Se ficar em dúvida, pergunte diretamente sobre pensamentos suicidas. Isso não aumenta a chance dela cometer o ato, ao contrário, a possibilidade de fala diminui a conduta da tentativa. Ajude-a a buscar ajuda de um profissional da saúde mental. A pessoa que pensa em suicídio não consegue perceber sozinha que existe algo que possa tirá-la desse sofrimento. Na maioria dos casos, pouco tempo após iniciar o tratamento, o risco de suicídio diminui consideravelmente. Portanto, é importante agir logo, para não correr o risco do ato.”

Débora Fuzina, Psiquiatra, complementa:
“Se previne o suicídio com tratamento.
70% das pessoas que provocam a sua morte nunca consultaram um profissional da saúde mental; 97% das pessoas que cometem suicídio tem algum diagnóstico psiquiátrico prévio. A ideação suicida é uma doença e precisa de tratamento, como um infarto no coração, ou um derrame.
Existe muito estigma relacionada ao suicídio. Porém a maior forma de prevenção é justamente falar sobre ele. Essas ações, como o Setembro Amarelo, são importantíssimas para que se quebre esse tabu. Quanto mais informações as pessoas tiverem, mais poderemos detectar os riscos antes de se tornarem suicídios consumados. Além disso, cria uma rede de apoio e de conexão, fundamentais em um momento de sofrimento.”

PROJETO SEMICOLON – PONTO E VÍRGULA

Nós temos a opção de usar o ponto final. Mas preferimos dar continuidade, como um ponto e vírgula.

“O Projeto Semicolon é um movimento dedicado a apresentar esperança e amor àqueles que lutam contra doenças mentais, suicídio, vício e automutilação. É, também, uma organização americana sem fins lucrativos conhecida por sua defesa do bem-estar da saúde mental e seu foco como uma iniciativa anti-suicídio. Fundado em 2013, o objetivo do movimento é ‘apresentar esperança e amor àqueles que lutam contra a depressão, o suicídio, o vício e a automutilação’. A organização é conhecida por encorajar as pessoas a tatuar o ponto-e-vírgula (;) como uma forma de solidariedade entre pessoas que lidam com doenças mentais ou com a morte de alguém por suicídio.”

“’O ponto e vírgula é usado quando um autor poderia ter escolhido terminar uma frase, mas optou por não fazer, ele continua. O autor é você e a sentença é a sua vida.’ diz Amy Bleuel, criadora do projeto e vitima de suicídio em 2017 depois de lutar por 20 anos contra a depressão.”

Separamos pra você, para te inspirar, algumas tatuagens de ponto e vírgula.
<3

Arte: https://www.instagram.com/camitattooer/
Arte: https://www.instagram.com/carlatorre_tattoo/
Arte: https://www.instagram.com/anyaink/

Amarelo!!!

Oi! Você ainda está aí?
Quero compartilhar com você uma mensagem, não escrita por nós, mas que resume tudo o que dissemos até aqui nessa matéria.
Ela é mais ou menos assim:

“Presentemente eu posso me considerar um sujeito de sorte
Porque apesar de muito moço me sinto são e salvo e forte
E tenho comigo pensado, Deus é brasileiro e anda do meu lado
E assim já não posso sofrer no ano passado

Tenho sangrado demais, tenho chorado pra cachorro
Ano passado eu morri mas esse ano eu não morro
Tenho sangrado demais, tenho chorado pra cachorro
Ano passado eu morri mas esse ano eu não morro
Ano passado eu morri mas esse ano eu não morro
Ano passado eu morri mas esse ano eu não morro”

Ouça a música completa abaixo:


POR FAVOR, CONTINUE COM A GENTE NO BLOG…

Setembro Amarelo na Tatuagem ;
Tatuagem de ponto e vírgula ; pequeno símbolo com um grande significado.


Imagem de Capa: Photo by Aaron Burden on Unsplash

Avatar
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Geek tattoo: faça tatuagens geeks com quem entende!

Peguem suas toalhas e vamos para a nossa lista de artistas brasileiros que fazem geek tattoo! (Você vai amar!)

72 fotos de tatuagens para você se inspirar

72 fotos de tatuagens de diversos estilos de tirar o fôlego para você se inspirar e conhecer novos artistas do mundo inteiro.

70 fotos de tatuagens em micro realismo

Mais de 70 inspirações de tatuagens em micro realismo para você que gosta de muitos detalhes mas não quer fazer uma tatuagem grande.

Publicidade

Mais Populares

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

Significado da tatuagem de Lobo

Conheça o significado da tatuagem de lobo e veja mais de 30 inspirações de tatuagens desse animal que chama tanto a nossa atenção e está presente em tantas histórias.

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.