No início da quarentena, eu estava observando nas redes sociais as pessoas falando sobre o que fazer nesse período: aproveitar para estudar, meditar, fazer diversos cursos, ler muitos livros e por aí vai…. E a única coisa que eu pensava era sobe os desafios da maternidade: “COMO!?”
Eu tenho um filho de 2 anos, e pra quem tem filhos (de qualquer idade! rs), não sobra tempo nenhum, pelo contrário. E nos raros momentos em que sobra aquele tempinho maroto, você quer tomar um banho mais demorado sem ninguém invadindo o banheiro, ou tomar um café sem nenhuma criança nas suas pernas gritando sem parar “mamãe, mamãe, mamãe”. Coisas bem simples que antes da maternidade você não valorizava muito, mas que quando se tem filhos viram momentos de pura preciosidade!
Não me leve à mal, ter filhos é maravilhoso, mas não vou aqui romantizar a maternidade, porque existem muitos desafios (muitos mesmo!!! rs). E um dos desafios, o que eu mais tenho dificuldade de lidar, é a falta de tempo exclusivo pra mim, pra fazer qualquer coisa sem ser constantemente interrompida.
Porém, o que a maternidade me trouxe de maravilhoso é entender e aceitar que eu não tenho controle de nada. E que diante de certas situações a aceitação é o melhor caminho.
E como estamos todos em quarentena por conta do Corona Vírus, e as crianças estão em casa sem previsão de voltar às aulas, não temos o que fazer a não ser tentar lidar da melhor forma e tentar não enlouquecer muito (porque enlouquecer um pouco já tá meio que implícito quando se tem filhos! hahahaha!).
Acredito que a melhor forma de lidar é aceitar que você vai ter que pausar um pouco as suas expectativas, diminuir o ritmo, programar as atividades e se conectar com seu filho.
É o momento ideal para observar melhor você e sua criança, brincar e se redescobrirem juntos. Porque no caos do dia-a-dia a gente se perde de nós e deles também.
Contudo, não podemos tirar dessa equação o autocuidado, o tempo necessário para si mesmo, porque é assim que recarregamos as energias para começar tudo de novo. Não podemos esquecer que para dar aos nossos filhos o que eles necessitam, temos que primeiro nos dar aquilo que necessitamos. Afinal, não temos como dar aquilo que não recebemos, e como adultos, nós somos responsáveis por suprir nossas próprias necessidades.
Na nossa atual situação, as formas de autocuidado que funcionavam pra você, podem estar tendo que ser adaptadas. E tudo bem!!! Ler um livro com um café quentinho, fazer as próprias unhas, ver séries e filmes, bordar e crochetar (amo!!), vale tudo que te traga um pouquinho de paz e tranquilidade e que te faça ficar em casa.
E pra te ajudar a encontrar essas atividades e tempo pra elas (o mais importante! rs), vou te dar duas dicas. Primeiro, faça uma lista com 10 atividades que você gosta, lembrando que tem que ser coisas que você pode fazer de casa. Depois você entra em um dos sites listados abaixo, e escolha a melhor atividade para fazer com seu filho.
1. https://www.tempojunto.com/
2. https://www.eagoraeducando.com.br/
3. https://pequenada.com/