O Puerpério coletivo e a Covid-19

Você sabe o que é o Puerpério? Se sabe, precisa entender a relação entre esse momento e o isolamento social. E se não sabe, precisa saber!

-

Observando o relato das pessoas sobre o isolamento social que estamos vivendo, cheguei a conclusão de que estamos vivendo um puerpério coletivo.

Eu sei que as mães vão entender perfeitamente o que eu estou querendo dizer. Porém, também sei que tem muita gente que desconhece o termo e o seu significado. Por isso, eu vou fazer uma breve explicação, porque esse assunto, puerpério, é bem complexo.

Puerpério, popularmente conhecido como resguardo ou quarentena, é o nome dado à fase em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas, após o nascimento do bebê, tendo seu momento de término impreciso.

É impreciso porque marca a fase dos primeiros meses e anos da vida de uma mulher-mãe. São as transformações que ocorrem internamente para que a mulher consiga se ver e se encontrar nesse novo papel.

Durante o puerpério, a mulher-mãe fica mais isolada, desligada do mundo externo, que está fora dessa relação mãe-bebê. Por essa razão, nos primeiros meses do bebê, a maioria das mulheres fica bem mais isolada, em casa, evitando sair e em pouco contato com terceiros.

Além disso, a mulher se encontra mais vulnerável, com as emoções mais intensas e conflitantes, por uma série de motivos: a mudança brusca na rotina, o cansaço, o isolamento, a invisibilidade repentina, as novas demandas, dentre outras coisas.

Eu consigo perceber muitas similaridades do puerpério com o momento que estamos vivendo agora.

Estamos em isolamento para preservar a nossa saúde e a de terceiros. Estamos tomando medidas radicais sobre higiene e limpeza. Nossa rotina mudou de forma brusca, perdemos a nossa antiga liberdade, a possibilidade de ir e vir quando bem entendíamos. Implementamos, assim, novos hábitos e rotinas.

Estamos mais sensíveis, vulneráveis, com as emoções borbulhando, com altos e baixos; precisando de atenção, colo, abraço e contato físico. Estamos vivendo o luto de uma vida que nunca mais será a mesma. Mudando nosso olhar em relação ao mundo, à vida e à nós mesmos.

Apesar de tudo isso e do medo do futuro, não podemos perder a esperança, porque por mais nebuloso que o agora nos pareça, nós temos a certeza de que tudo vai passar, que é só uma fase.

Assim como uma mulher puérpera, estamos aprendendo a valorizar a vida, a pensar no bem-estar alheio, e nos adaptando a essa nova vida que está diante de nós. E chegará o momento em que iremos sair desse puerpério coletivo, voltaremos a frequentar esse mundo externo, além das nossas casas, e nos reencontraremos.

Pra quem quer saber mais sobre o assunto, vou indicar aqui alguns Livros e Podcasts.

Livros:

1. A Maternidade e o Encontro com a própria sombra – Laura Gutman

“Com a chegada dos filhos, muitos aspectos ocultos da psique feminina são desvelados e ativados. Estes momentos são, habitualmente, de revelação e de experiências místicas caso as mulheres estejam dispostas a vivê-los nesse sentido e possam encontrar ajuda e apoio para enfrentá-los. Ser mãe é uma experiência única e indescritível. Mas também é o ponto de partida para a vivência de inúmeros sentimentos e emoções aos quais as mulheres nunca foram apresentadas…” https://amzn.to/2TGvrlC

2. 60 dias de neblina – Rafaela Carvalho

Esse livro trás crônicas sobre a maternidade, a autora consegue traduzir em palavras aquilo que sentimos nos primeiros meses dessa nova relação mãe-bebê, te fazendo rir e chorar com a mesma intensidade. É como um abraço carinhoso na solidão das madrugadas. https://amzn.to/2M1ppI4

3. Mãe fora da caixa – Thaís Vilarinho

Não é só um livro de relatos de experiências maternas, é também um colo, aquele abraço que cura. Nos identificamos com os desafios e doçuras da maternidade. Esse livro fez tanto sucesso, que virou peça interpretada pela Mia Melo. https://amzn.to/2X8NqmS

Para os amantes de Podcast:

1. Tenda Materna – fala sobre maternidade, criação com apego e outros temas relacionados à maternidade.

https://www.cantomaternar.com/podcasts/podcast-tenda-materna/

2. Tetas na mesa – 3 amigas que se juntam para conversar sobre assuntos variados do universo feminino, incluindo a maternidade.

https://opodcastedelas.com.br/podcast-tetas-na-mesa/

3. Café com Cuscuz – Reflexões sobre parentalidade consciente e criação com apego com Alexandre Coimbra Amaral e Elisama Santos.

https://open.spotify.com/show/23dOM06Wf0qtbHY3W7gwA1

Curtiu as indicações? Conta pra gente!

Deborah Mattos
Deborah Mattos
Sou uma geminiana com ascendente em sagitário. Pra quem gosta de astrologia, só isso basta ;) Sou curiosa por natureza, me interesso por praticamente tudo, mas se for algo místico, espiritual ou racional você ganha minha atenção instantaneamente. Adoro uma boa conversa; sou apaixonada por livros, artes e artesanato. Estou numa incessante e eterna descoberta por mim mesma, e abraçando o poder e delícias de ser mulher. Profissionalmente sou advogada, porém minha inquietude não me permite ser uma coisa só. Então também me tornei artesã (crochê e bordado). De todas as atividades e funções que exerço e abraço, a melhor delas e a que me dá enorme prazer na mesma proporção que me deixa louca é ser mãe. É no meu maternar que me (re)descubro, me transformo e me acolho todos os dias. E acredito ser a minha maior contribuição pro futuro.

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.