A tatuagem hoje em dia é vista quase como um acessório, algo ligado diretamente ao belo, estético. Mas, em contrapartida, temos cada dia mais pessoas buscando experiências, algo além do desenho na pele, e tem um processo diferente que está ganhando voz nesse meio, é a tatuagem ritualística.
Hoje, é sobre ela que vamos falar!
Espiritualidade e tatuagem tem tudo a ver, e pra comprovar isso o tema do post é sobre Tatuagem ritualística. Termo esse que é utilizado para, literalmente, um ritual durante a sessão de tatuagem, onde o tatuador atua também como um agente espiritual.
Tudo gira em torno do místico, do autoconhecimento e de muita energia. Este tipo de ritual traz em seu processo parte da história da tatuagem. Como em algumas tribos indígenas ligavam a tatuagem a atribuição da alma dos indivíduos em rituais de iniciação. Ou, como os primeiros habitantes do Japão, os Ainus (pescadores, caçadores e artesãos), que em 10.000 a.C tatuavam seu corpo para se proteger de maus espíritos. Os ritos nas tatuagens resgatam seu valor espiritual.
Ainda seguindo essa linha de tradições, temos também a técnica, a qual alguns tatuadores preferem trabalhar, chamada de handpoked (famosa nas tatuagens sagradas Sak Yant, feita por monges budistas), que consiste em depositar a tinta da tatuagem ponto a ponto na pele até formar o desenho ou o símbolo escolhido.
Hoje em dia cada tatuador adapta isso de maneira diferente, testando o que melhor funciona para si e seus clientes.
Abaixo fizemos uma lista de rituais que podem ser feitos durante a sessão de tatuagem:
Cristaloterapia:
É o nome dado ao uso terapêutico dos cristais. Segundo o esoterismo, os cristais devolvem o equilíbrio físico e espiritual, tendo efeito curativo e harmonizador, quando aplicados sobre determinadas áreas do nosso corpo. Outro meio de se usar cristais é diretamente na máquina, ou como na técnica citada acima, o handpoked.
Incensos:
O incenso serve para aromatizar, auxiliar no processo de cura e tratamento de doenças, tem efeito terapêutico e em rituais esotéricos e religiosos. Acredita-se que ao queima-lo espalha sua fumaça carregada da energia de cada planta que o compõe, atuando como uma espécie de medicina que vem pelo ar.
Reiki:
Uma técnica criada no Japão que é baseada na imposição de mãos para transferência de energia de uma pessoa para outra, desta forma alinhando os chakras (centros de energia do corpo), afim de promover o equilíbrio energético. O intuito é mudar a vibração das energias trazendo alguns benefícios já comprovados, como alívio de dores e redução de sintomas de ansiedade e estresse.
Cartomancia:
É a arte de se usar as cartas de um baralho para fazer adivinhações. Qualquer baralho pode ser utilizado para esta finalidade, baralho cigano, tarot, oráculo ou outros. A diferença principal é que, geralmente, quando utilizadas na sessão, a tiragem é voltada para o autoconhecimento do cliente ao invés de adivinhações a respeito do futuro.
Como pudemos ver, não tem regra para a tatuagem ritualística, galera!
E esses são só alguns dos ritos que podem ser realizados durante uma sessão de tatuagem, existem muitos outros, e eles ainda podem ser combinados, trazendo ainda mais individualidade ao ritual! Tudo pode variar muito de tatuador para tatuador.
Agora, depois de toda essa explicação, eu te pergunto, e aí, você faria uma tattoo ritualística?
Conta pra gente!
<3