A Pele e a Pintura: Bruma Rodriguez promove tatuadoras e piercers

A pele e a Pintura: Artista, tatuadora e pintora, Bruma fala da importância de acabar com a invisibilidade feminina na cena da tatuagem no Brasil.

-

Nessa matéria especial, em comemoração ao dia Internacional da Mulher, que aconteceu no último dia 8 de Março, vamos contar sobre a iniciativa da artista plástica e tatuadora Bruma Rodriguez que promove o trabalho de outras artistas da modificação corporal no país.
O projeto “A Pele e a Pintura” nasceu de registros fotográficos de Bruma e que, logo, se tornaram pinturas em suas telas.

“Eu comecei a fazer minhas primeiras telas sobre o assunto em 2015, quando fazia 1 ano que havia me tornado aprendiz de tatuagem. A necessidade de transformar essas produções num projeto surgiu no final da minha graduação em Artes Visuais quando decidi que essa seria a minha pesquisa também.
Como mulher e aprendiz de tatuagem de uma tatuadora mulher, sempre achei importante discutir sobre o nosso espaço no meio da tatuagem. Entendo que de certo modo, fui uma aprendiz privilegiada por poder aprender tatuagem com outra mulher, por isso, conversar com outras colegas de profissão sobre suas experiências em estúdios com a predominância de homens se tornou importante. Claro, que vivendo no meio, fui entendo que existia uma manutenção muito forte do machismo, muitas vezes amenizada pela máscara do “alternativismo”. Quantas mulheres, mesmo depois de serem aprendizes, continuaram tendo uma carga de responsabilidade muito maior com a limpeza ou simplesmente foram invisibilizadas no meio? Abordar sobre isso, então, foi a minha grande motivação na pintura. Queria poder, além de tudo, mostrar e engrandecer ainda mais o trabalho das mulheres que são tatuadoras e/ou piercers.”

Bruma ainda conta que se interessou pela fotografia ainda muito nova, aos 14 anos. E que, já na universidade de Artes Visuais, observou a semelhança entre os estúdios de tatuagem e ateliês de arte. Bruma acrescenta: “Por isso, em minhas pinturas, há sempre a presença de espelhos e de um contraste de luz muito forte, pois são elementos que marcam o espaço de produção da tatuagem.”

PROTAGONISMO FEMININO

Em suas pesquisas, Bruma, encontrou conteúdos sobre Maud Stevens e Mildred Hill, tatuadoras tradicionais do século XX, e o importante trabalho de Whang-od, tatuadora das Filipinas. “Essa história da mulher na tatuagem não é nada recente. Já em algumas civilizações antigas e tribais, a tatuagem era exclusivo como um ofício praticado apenas por mulheres.”

E então, a artista juntou suas pesquisas, fotografias de seu acervo pessoal e começou a produzir, também, telas onde realça os traços e os trabalhos de outras tatuadoras e piercers.


“Em cada tela, tento expressar a individualidade de cada tatuadora ou piercer no seu trabalho. Por isso, acompanhar seu trabalho e eu mesma realizar o registro fotográfico é muito importante. E para mim, poder ter a licença de vivenciar o procedimento de minhas colegas é algo muito sagrado, pois entendo que a minha intervenção tem que ser muito silenciosa e responsável. Toda vez que conheço o trabalho de uma colega sempre me interesso em retratá-la trabalhando, né? Mas existem alguns critérios que me ajudam e que são muito importantes para o meu processo. O primeiro é ja conhecer o trabalho da pessoa e, de alguma forma, ser íntimo dele. Conhecer a trajetória da pessoa também é muito importante, conhecer o seu procedimento e o seu envolvimento com o trabalho também. Depois de trocar a ideia sobre o interesse, vejo se a pessoa demonstra real interesse… Eu pinto principalmente por paixão, pelo que faço e também por sentir paixão pelo que minhas colegas fazem e sentem sobre o nosso espaço no mundo da modificação corporal.”

Bruma finaliza: “Todas as mulheres que pinto vão sendo informadas do processo, até o final da produção. O resultado é entregue por meio de uma representação fotográfica e digital, pois a ideia é, sempre que possível, expor as telas juntamente com os trabalhos das tatuadoras e piercers.”

E nós, aqui do Tattoo2me, separamos algumas dessas telas para você poder, aqui, participar dessa exposição e colaborar com o projeto da artista compartilhando em suas redes sociais fazendo com que mais pessoas cheguem ao projeto “A Pele e a Pintura”.

Profissionais retratadas no projeto A pele e a Pintura:
– Cami Sama: @camisamapiercer
– Blanca Rodriguez: @lablancapiercer
– Juliana Becker: @julianabtattoo
– Fernanda Moreira: @fernandamoreiratattoo
– Kami kuhn: @kuhntattooing
– Fernanda Bloodmoon: @bloodmoonpiercer
– Cami Sama: @camisamapiercer e Désiré Low: @desirelow

Artista responsável: Bruma Rodriguez
Contato:
Email: [email protected]
Instagram: @rodriguezbruma
Whatsapp: (51) 98411-2765


CONTINUE NO BLOG…

Veja mais de 80 inspirações de tatuagens femininas!


Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!
Faça a sua busca de estúdio em nosso site, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, compartilha em suas redes sociais para que o nosso texto chegue à outras pessoas.






Fernanda Moraes
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.