Sabe aquelas tatuagens sinistras que parecem “saltar” da pele de tão reais? Ou aquelas que imitam cicatrizes, zíperes, sabe? Então, muita gente se refere a esse tipo de tattoo como tatuagens tridimensionais ou em 3D, mas, na verdade, esse efeito tridimensional não existe, é como se o próprio desenho criasse uma espécie de ilusão ao nosso cérebro.
Calma, vamos explicar! Esse tipo de tatuagem são as desenhadas no estilo REALISMO, aquele estilo onde o artista reproduz exatamente o desenho como ele é na realidade, sem abrir brechas para a criatividade do tatuador.
Mas você deve estar curioso para saber o que acontece com essas tattoos que saltam da pele. Como “Realismo”, Tattoo2me? Pois bem, essa ilusão tridimensional se dá graças a um elaborado jogo de cores e sombras. Sim! Basicamente, a única diferença entre uma tatuagem realista e uma tattoo que salta da pele é o sombreamento que o artista faz, dando profundidade ao desenho escolhido. Lembrando que esse tipo de tatuagem pertence ao estilo realista. Só existe a possibilidade de uma ilusão em 3D se o desenho seguir este estilo.
Precisamos deixar nítido que não é qualquer profissional que dará vida — literalmente — ao seu desenho. O artista precisa dominar técnicas de luz, cores, profundidade, sombreamento, traço. Esse profissional escolherá o equipamento adequado e orientará o melhor local para que o desenho seja feito.
É trabalhoso, mas precisamos focar em 3 coisas importantes antes de fazer esse tipo de tatuagem:
- Um excelente profissional;
- Escolha do desenho dentro do estilo realista;
- Local, parte do corpo onde a tatuagem será produzida.
Todos esses 3 itens são muito importantes para que o desenho tenha a impressão de algo real, algo que faça, realmente, parte do corpo da pessoa e que até engane nossos olhos.
Alguns desenhos são famosos por ter esse efeito:
Animais (borboletas, leões, cães, cavalos, serpentes, aranhas);
Bônus: Selecionamos mais de 40 tatuagens tridimensionais para vocês!
O REALISMO E A AUTOESTIMA FEMININA
Essa técnica existe desde os anos 80, mas atualmente tem se popularizado pela possibilidade de melhores equipamentos e com o avanço da tecnologia. De cada 10 pessoas, 3 procuram por essa técnica nos estúdios de tatuagem.
E nós podemos afirmar que a tatuagem é mais do que apenas adereço. É arte, sim. Arte que auxilia, que ajuda, que empodera.
As tatuagens que “saltam” da pele auxiliam na reconstrução mamária de mulheres que passaram por uma mastectomia. A tatuagem “recria” o mamilo e a auréola. É um aliado indicado por médicos, pois evita procedimentos cirúrgicos para a reconstrução e possui resultados muito mais satisfatórios, segundo um estudo realizado nos EUA.
Antes da possibilidade de reconstrução com esta técnica, os próprios médicos tentavam recriar o mamilo com cores mais escuras e a auréola com cores mais claras. Com a popularização do estilo e da própria tatuagem, foi possível que a autoestima da pessoa que passa por uma reconstrução, seja mamária ou facial, fosse elevada, já que os profissionais fazem com que, realmente, aquela arte faça parte do corpo da pessoa.
O Tattoo2me apoia esse tipo de ação e se orgulha de promover a arte da tatuagem, seus artistas e seu público.
Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!
Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.
❤