A tatuagem que salta da pele

Conheça o Realismo, mistura de técnica e ilusão de ótica.

-

Sabe aquelas tatuagens sinistras que parecem “saltar” da pele de tão reais? Ou aquelas que imitam cicatrizes, zíperes, sabe? Então, muita gente se refere a esse tipo de tattoo como tatuagens tridimensionais ou em 3D, mas, na verdade, esse efeito tridimensional não existe, é como se o próprio desenho criasse uma espécie de ilusão ao nosso cérebro.

Calma, vamos explicar! Esse tipo de tatuagem são as desenhadas no estilo REALISMO, aquele estilo onde o artista reproduz exatamente o desenho como ele é na realidade, sem abrir brechas para a criatividade do tatuador.

Tatuagem por Chico Morbene ( @chicomorbene )

Mas você deve estar curioso para saber o que acontece com essas tattoos que saltam da pele. Como “Realismo”, Tattoo2me? Pois bem, essa ilusão tridimensional se dá graças a um elaborado jogo de cores e sombras. Sim! Basicamente, a única diferença entre uma tatuagem realista e uma tattoo que salta da pele é o sombreamento que o artista faz, dando profundidade ao desenho escolhido. Lembrando que esse tipo de tatuagem pertence ao estilo realista. Só existe a possibilidade de uma ilusão em 3D se o desenho seguir este estilo.

Tatuagem por Jefree Naderali ( @jefreenaderali )

Precisamos deixar nítido que não é qualquer profissional que dará vida — literalmente — ao seu desenho. O artista precisa dominar técnicas de luz, cores, profundidade, sombreamento, traço. Esse profissional escolherá o equipamento adequado e orientará o melhor local para que o desenho seja feito.

É trabalhoso, mas precisamos focar em 3 coisas importantes antes de fazer esse tipo de tatuagem:

  • Um excelente profissional;
  • Escolha do desenho dentro do estilo realista;
  • Local, parte do corpo onde a tatuagem será produzida.

Todos esses 3 itens são muito importantes para que o desenho tenha a impressão de algo real, algo que faça, realmente, parte do corpo da pessoa e que até engane nossos olhos.

Tatuagem por Marquinho André ( @marquinhoandretattoo )

Alguns desenhos são famosos por ter esse efeito:

Robótica;

Madeira Esculpida;

Animais (borboletas, leões, cães, cavalos, serpentes, aranhas);

Olhos;

Laços;

Bússolas;

Cicatrizes;

Zíperes;

Caveiras.

Tatuagem por Alexandre Dallier ( @dallier_biomecanico )
Tatuagem por Ganso Galvão ( @gansogalvao )

Bônus: Selecionamos mais de 40 tatuagens tridimensionais para vocês!

O REALISMO E A AUTOESTIMA FEMININA

Essa técnica existe desde os anos 80, mas atualmente tem se popularizado pela possibilidade de melhores equipamentos e com o avanço da tecnologia. De cada 10 pessoas, 3 procuram por essa técnica nos estúdios de tatuagem.

E nós podemos afirmar que a tatuagem é mais do que apenas adereço. É arte, sim. Arte que auxilia, que ajuda, que empodera.

Tatuagem por Miro Dantas ( @mirodantas )

As tatuagens que “saltam” da pele auxiliam na reconstrução mamária de mulheres que passaram por uma mastectomia. A tatuagem “recria” o mamilo e a auréola. É um aliado indicado por médicos, pois evita procedimentos cirúrgicos para a reconstrução e possui resultados muito mais satisfatórios, segundo um estudo realizado nos EUA.

Tatuagem por Miro Dantas ( @mirodantas )

Antes da possibilidade de reconstrução com esta técnica, os próprios médicos tentavam recriar o mamilo com cores mais escuras e a auréola com cores mais claras. Com a popularização do estilo e da própria tatuagem, foi possível que a autoestima da pessoa que passa por uma reconstrução, seja mamária ou facial, fosse elevada, já que os profissionais fazem com que, realmente, aquela arte faça parte do corpo da pessoa.

Tatuagem por Tatiana Alves ( @tatianaalves )

O Tattoo2me apoia esse tipo de ação e se orgulha de promover a arte da tatuagem, seus artistas e seu público.


Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!

Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.

Avatar
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Rafa Ferrari: um tatuador na quarentena italiana

Tatuador brasileiro Rafa Ferrari, especialista em tribal e ornamental, conta sobre sua vivência no período de LockDown na Itália, onde mora há 2 anos.

Máscara de proteção: Como tirar e colocar corretamente

Todos sabem onde colocar a máscara de proteção, mas o maior problema está na hora de colocar e tirar esse item! Você sabe como fazer?

Instagram é a rede que mais causa depressão?

O que o Instagram tem a ver com depressão? Veja a resposta para essa pergunta e a solução nessa reportagem sobre nossa rede social queridinha: O Instagram!

Publicidade

Mais Populares

Tatuagem e doação de sangue, tudo que você precisa saber.

Quem tem tatuagem pode doar sangue? Saiba tudo sobre a doação de sangue.

Como cuidar da cicatrização da tatuagem

Confira nossas dicas para garantir sua tatuagem perfeita.

30 tatuagens em homenagem as mães e filhos.

Aquela lista que você não pediu, mas fizemos para falar de amor incondicional: tatuagens em homenagem as mães e filhos!