Aquarela, um estilo tipicamente brasileiro.

Conheça um pouco mais sobre o estilo, e descubra 30 tatuadores brasileiros que dominam essa técnica.

-

“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo, e com cinco ou seis retas é facil fazer um castelo”. Assim começa Toquinho numa das músicas mais conhecidas de todos os brasileiros, e genialmente chamada de Aquarela. A gente poderia pensar que a ligação do brasileiro com as cores tenha surgido daí, mas seria até um absurdo esquecer que o nome do nosso país veio de uma árvore usada como corante para tingir roupas.

O fato é que as cores não se limitaram às roupas, elas dominaram nosso carnaval, entraram em nossas músicas e ganharam espaço em nossos corpos, e um estilo específico de tatuagem floresceu aqui no Brasil e foi ganhar o mundo. Sim! estamos falando da Aquarela.

A tatuagem em Aquarela tenta imitar a técnica pintura, e digo tenta, pois enquanto que na pintura a tinta é realmente diluída em água para causar o efeito, na pele a tinta é aplicada sem diluição, mas com tons graduais até formar o mesmo efeito. Então não se preocupe, uma tatuagem em aquarela desgasta na mesma velocidade que qualquer outro estilo.

Agora que falamos um pouquinho sobre esse estilo maravilhoso, que tal conhecermos alguns dos grandes artistas brasileiros que dominam essa técnica e fazem ela se tornar referência para o mundo inteiro.


Ivan Gomes
Cidade: Recife / Pernambuco
Instagram: @ivandrogomes27
Contato: gomessilva25@hotmail.com

Ivan tem 33 anos e ainda moleque procurava estar no meio de tudo que remetesse à arte. “Conheci o graffiti de rua onde abriu muito minhas ideias e com o passar dos anos migrei para o mundo da tatuagem”. Tatuador há 10 anos seu estilo predileto é Aquarela, está cada vez mais envolvido nesse mundo de cores e buscando aprimorar sua arte.


Paulo Montenegro
Cidade: Volta Redonda / Rio de Janeiro
Instagram: @tatuador_montenegro
WhatsApp: (24) 99981-2563

Paulo tem 22 anos e tudo começou quando foi colocar um piercing e viu pela primeira vez a tatuagem. “desde aquele dia me apaixonei pela arte e depois de um ano estudando comecei a tatuar”. Tatuador há 7 anos já trabalhou com vários estilos mas se encontrou de verdade no estilo Aquarela.


Weber Heliaco
Cidade: Itumbiara / Goiás
Instagram: @heliaco_tattoo
WhatsApp: (64) 9305-1971

Weber tem 26 anos e sempre desenhou, durante sua jornada o desenho ficou de lado. “Quando tinha 25 anos larguei minha profissão de programador para voltar a desenhar e começar a tatuar. Atualmente estou focado no estilo Sketch e estudando cada vez mais em busca de evolução”. Tatuador há pouco mais de 1 ano gosta de mesclar seus dois estilos prediletos (Sketch e Aquarela). Afirma que todas as suas artes são exclusivas e autorais “afinal as emoções e experiências de cada pessoa são únicas”.


Kelly Guesser
Cidade: Rio do Sul / Santa Catarina
Instagram: @kellyguessertattoo
Contato: https://www.facebook.com/kellyguesser

Kelly tem 32 anos e desde criança sempre gostou de tudo que envolvesse tintas, criações, desenhos etc. “Há 5 anos conheci a pessoa que me ensinou tudo que sei hoje sobre a arte na pele, meu esposo Maurício Carvalho e graças à ele eu pude construir minha caminhada no mundo da tatuagem”. Tatuadora há 5 anos seus estilos prediletos são Aquarela, Fineline e cover up.


Xebba
Cidade: Joinville / Santa Catarina
Instagram: @xebba.art
Whatsapp: (47) 99966–1508

Xebba tem 39 anos e desenha desde criança, além de ser fã de quadrinhos, desenhos animados, games e outros. Graduado em Design com ênfase em animação digital, se interessou por tatuagem quando seu amigo precisava de uma pele para treinar. “Abracei a tatuagem como meu caminho e profissão, pensei em desistir inúmeras vezes, mas minha esposa e fiel cobaia foi quem sempre me apoiou e incentivou a continuar”. Tatuador há 10 anos seus estilos prediletos são Aquarela, Realismo e Comics.


Roger (Jeca Tattoo)
Cidade: São Paulo
Instagram: @jecatattoo
WhatsApp: (11) 98110–4005

Roger tem 52 anos e começou no mundo da tatuagem quando tinha 16 anos fazendo o que se chamava na época “tatuagem de verão”, eram feito um desenho com canetinhas coloridas onde passavam verniz para que o desenho não saísse na água permanecendo assim por aproximadamente uma semana.
“Depois de um ano, em 1984 comprei minha primeira máquina e então comecei a tatuar realmente e não parei até hoje, evolui através dos anos fazendo cursos de desenho das mais variadas técnicas e por isso trabalho com todos os estilos de tatuagens”. Tatuador há 35 anos curte muito os estilos Realismo com aquarela.


Ricco
Cidade: Itapecerica da Serra / São Paulo
Instagram: riccobyricco_ink
WhatsApp: (11) 99407-4283

Ricco tem 43 anos e em 2013 devido a vários problemas decidiu mudar totalmente sua carreira de profissional em um banco e também empresário à tatuador. “Sempre fiz preto e cinza e realismo, mas sempre tive uma queda pelas cores e em 2018 decidi me jogar no mundo fascinante das aquarelas. Minhas aquarelas são diferentes por misturar, lances de pinturas com splashs e muitas cores, traços fortes porém sem muita definição”. Tatuador há 4 anos seu estilo favorito é Aquarela.


Polielder Kenned
Cidade: Goiânia / Goiás
Instagram: @pollytattoomaster
WhatsApp: (62) 98573-5710

Polly tem 31 anos e desenha desde pequeno, sempre gostou de arte. “Há 5 anos atrás tive meu primeiro contato com a tatuagem, comecei estudando o estilo preto e cinza e aos poucos fui passando para o realismo colorido até que fiz meu primeiro trabalho em aquarela”. Tatuador que se aventurou em vários estilos mas se apaixonou por Aquarela, busca sempre aperfeiçoar sua técnica e produzir algo original para seus clientes.


Anderson Manasses
Cidade: Cianorte / Paraná
Instagram: @andersonmanassestattoo
WhatsApp: (44) 99162–5699

Anderson tem 25 anos e desenha desde pequeno. “Após me tatuar muitas vezes, comecei a me interessar em aprender a tatuar e com a ajuda de meu tatuador iniciei nesta profissão bela”. Tatuador há 4 anos, seus estilos prediletos são Aquarela e Blackwork, ele acredita que eternizar memórias na pele é uma forma de viver em paz consigo mesmo.


Lúcio Leandro
Cidade: Aracaju / Sergipe
Instagram: @lucioleandrotattoo
WhatsApp: (79) 99905–1229

Lúcio tem 28 anos e depois de largar vários cursos na faculdade e se dedicar ao trabalho, tomou a decisão de mudar sua vida. “Comecei a tatuar quando meus amigos começaram a me incentivar. A arte da tatuagem me fez enxergar melhor como viver é menos complexo e mais flexível”. Fazem 3 anos que tatua profissionalmente e tem como estilos que mais gosta a Aquarela, Fineline e Realismo.


Amanda Barroso
Cidade: Valinhos / São Paulo
Instagram: @amandb_
WhatsApp: (19) 99129-3606

Amanda tem 24 anos e sempre amou desenhar, aos 12 anos já pensava em trabalhar com arte. “Aos 17 anos comecei a praticar a técnica de pintura em aquarela e foi quando me apaixonei e me encontrei, aos 19 anos fui convidada pelo Tatuador Alan Albertino para ser sua aprendiz, então aceitei a oportunidade”. Tatuadora há 4 anos tem como estilos favoritos Aquarela e Sketch, até porque quando iniciou no mundo da tattoo já trouxe uma bagagem de arte com pinturas em tela e desenhos.


João Pedro Rodrigues
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: @joaopedrot2
Contato: rodrigues.jaopedro@gmail.com

João tem 31 anos e quando era estudante de mecânica, visitou um estúdio de tatuagem e se apaixonou pela experiência. “Decidi aprender a desenhar e poder traduzir as ideias das pessoas para a pele. Um quase músico frustrado que sou decidi incorporar músicas para ajudar a criar atmosferas para os desenhos e assim sair do óbvio”. Tatuador há 6 anos e tendo como estilos prediletos Aquarela e Blackwork, suas maiores referências são os artistas Nick Ruge e Marco Beccari.


Thati Carneiro
Cidade: Goiânia / Goiás
Instagram: @carneiroink
Contato: carneiroink@gmail.com

Thati tem 23 anos e no início de sua infância já apresentava grande interesse por arte. “Meu primeiro contato com arte de forma mais intensa foi através do curso de Arquietura e Urbanismo, onde aprimorei meu estilo sketch e minhas habilidades com aquarela pois vendia pinturas e participava do urban sketchers. Comecei a tatuar como um hobby, assim como a aquarela tatuagem se tornou minha paixão. Sempre gostei de marcar meu corpo com arte, e agora eu posso fazer o mesmo por outras pessoas”. Tatuadora há 2 anos Aquarela, Sketch, Fineline são os estilos que se destacam em seus trabalhos.
“Em cada projeto coloco muita dedicação e energia, porque para mim não é apenas um trabalho, mas o espaço em que posso exercer a minha paixão pela arte”.


Maurício Lima (MALI)
Cidade: Fortaleza / Ceará
Instagram: @mali8
Contato: bourbontattoosc@gmail.com

Mali tem 31 anos e começou no mundo da tatuagem por influência de amigos que viam nele muito potencial para se tornar um bom tatuador. “Pelo fato de amar arte e de me envolver com o desenho desde muito cedo, gosto de tatuar inúmeros estilos e com o passar do tempo venho me dedicando a criar um estilo próprio onde posso utilizar um pouco de cada estrutura para compor uma nova”. Tatuador há 11 anos seu estilo predileto é Fusion e suas inspirações são Fredão Oliveira, Victor Octaviano, Lincon Almeida, Dmitriy Samohin.


Ferx
Cidade: São Paulo
Instagram: @ferx.tattoo
WhatsApp: (11) 97512–7773

Ferx tem 35 anos e sempre desenhou. “Comecei a tatuar pela necessidade de me expressar mais com arte e poder ser mais livre com isso. Minha família foi crucial nesse ponto, pois larguei meu trabalho como Design para começar do zero uma nova profissão que se tornou mais algo que eu sou do que o que eu faço!”. Tatuador há 6 anos seus estilo prediletos são Aquarela, Sketch e Blackwork e seus trabalhos tem uma mescla desses estilos criando uma identidade.


Bruna Dias
Cidade: Uberaba / Minas Gerais
Instagram: @brunanevestattoo
WhatsApp: (34) 99676–4871

Bruna tem 19 anos e desenhava mesmo quando era criança, na escola foi a aluna que sentava no fundo da sala e ficava rabiscando seus cadernos com desenhos aleatórios. “Eu tinha uma amiga que ficava me falando que eu devia começar a tatuar porque eu desenhava bem, mas nunca levava isso a sério, até que em 2016 resolvi testar minhas habilidades. Eu vendi pulseiras de macramê e filtros dos sonhos até conseguir o dinheiro pra comprar meu primeiro kit de tattoo pela internet, e com 16 anos comecei a tatuar”. Tatuadora há 3 anos se encontrou no estilo Aquarela que é o seu predileto. Ela conta ainda que não se vê fazendo outra que não seja arte.


Jimmy Rodrigues
Cidade: Santo André / São Paulo
Instagram: @jimmy_rodrigues_art
WhatsApp: ( 11) 99823-3763

Jimmy tem 32 anos e começou a tatuar porque sempre teve uma forte ligação com a arte do desenho. “Há 4 anos atrás procurei me especializar no estilo aquarela já que esse estilo permite uma liberdade criativa e assim criar algo exclusivo para meus clientes”. Aquarela e Sketch são os estilos que mais usa no seu dia a dia e possivelmente os que mais gosta, os artistas que mais lhe inspiram são Jime Litwalk, Pepe e Pablo Ortiz.


Dan Atila
Cidade: Brasília / Distrito Federal
Instagram: @dan.atilaa
WhatsApp: (61) 98275-5281

Dan começou a tatuar por incentivo de um amigo que também foi seu mestre, (Fah Matos). “Larguei uma agência de publicidade e vários clientes pra me dedicar a tatuagem, estive inserido em meio a arte desde sempre só com a tatuagem que precisei estudar mais e compreender melhor as técnicas”. Tatuador há um bom tempo seus estilos favoritos são Aquarela e Sketch. Japaartwork, Drikalinas e Akira Toryama são os artistas que mais lhe inspiram.


Jonas Souza
Cidade: Santa Maria / Rio Grande do Sul
Instagram: @jonastattoo_
WhatsApp: (55) 98469-9466

Jonas tem 23 anos e começou na arte com graffiti há alguns anos, em uma busca de realização profissional viu que na tatuagem seu crescimento seria maior. Foi quando recebeu um convite de seu amigo que estava iniciando em um estúdio e queria repassar os aprendizados. “Fiquei dentro deste estúdio um ano onde estudei bastante os desenhos para tatuagem, composição, harmonia e estrutura. Comecei com o estilo Newschool mas como a procura foi pouca acabei me entregando a Aquarela”. Jonas tatua profissionalmente há 3 anos e o estilo Aquarela, Sketch e Blackwork são seus favoritos. “Estudo diariamente para superar minhas dificuldades como desenhar e isso me tornou um artista completo, aquele capaz de reconhecer as falhas e buscar evolução. Agradeço imensamente ao Tattoo2me por contar minha história e dar visibilidade aos tatuadores”.


Rafa Oliveira
Cidade: São Paulo
Instagram: @rafa_tattooist
WhatsApp: (11) 97957–5061

Rafa tem 31 anos e apesar de desenhar desde pequeno, não se imaginava na profissão de tatuador. “Meados de 2013 foi o último suspiro, onde encontrei minha paz na arte me tornando tatuador. Me inspiro em todos os artistas pois a arte deve ser apreciada em toda sua essência, cada um tem um detalhe que o outro não tem e isso pra mim é o mais incrível”. Tatuador há 5 anos tem como predileção os estilos Aquarela, Realismo e Slim.


Ivan Frare
Cidade: Fortaleza / Ceará
Instagram: @ivanfraretattoo
WhatsApp: (85) 99731-0769

Ivan tem 29 anos e iniciou sua carreira como professor. “Lecionava aulas de desenho e pintura em uma escola particular em São Paulo, posteriormente trabalhei como ilustrador para a revista IstoÉ durante dois anos e meio. Enquanto já flertava com a tatuagem, após a minha saída da revista me dediquei exclusivamente para me tornar tatuador”. Aquarela, Neo Tradicional e realismo são os estilos prediletos desse artista que já atua há 5 anos profissionalmente.


Lady’s
Cidade: Campo Grande / Mato Grosso do Sul
Instagram: @ladystattooart
WhatsApp: (67) 98138-8470

Lady’s tem 28 anos e sempre gostou de desenhar, graduada em Artes decidiu ir mais além. “Na faculdade de artes conheci um amigo que já trabalhava com Tattoo e sempre curti o trabalho dele, como meu desejo era de passar minha arte para a pele, pedi uma força pra fazer minha primeiras tattoos com meu amigo. Através da ajuda dele comecei a estudar e fiquei como aprendiz em um estúdio, tentei conciliar o ensino de artes na escola após a formação com a tattoo mas percebi que me faltava tempo para estudar pois ser professora consome muito tempo”. Tatuadora há 4 anos, os estilos Fullcolor , Aquarela, Neo Tradicional e New school ganharam seu coração. Hoje Lady’s e seu marido trabalham juntos em seu próprio estúdio, ele com Lettering e ela com trabalhos coloridos.


Leander Piva
Cidade: Paulínia / São Paulo
Instagram: @leanderpiva
WhatsApp: (19) 97402–9918

Leander tem 31 anos e teve contato com arte aos 6 anos, depois desse encontro a arte mudou sua vida. “Me formei em Artes Visuais na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC) em 2011, e tive o prazer de experimentar diversas técnicas desde desenho artístico, aerografia, animação em stop-motion, esculturas em mármore. Meu primeiro contato com a tatuagem foi quando fiz a minha primeira tattoo com o Fernando Bacon, foi o início para aprimorar minha arte”. Tatuador há 9 anos e trabalhando com tatuagem artística ele adotou como estilos prediletos Aquarela, New School e Full Color.


Karen Techi
Cidade: Porto Alegre / Rio Grande do Sul
Instagram: @karen_techi
WhatsApp: (51) 99240-0404

Karen tem 27 anos e acredita que desenhar sempre fez parte da sua vida, desde pequena gostava de reproduzir e criar personagens com base nos filmes que assistia, principalmente filmes da disney que acabou por ser uma das suas inspirações para artes coloridas. “Na minha adolescência comecei a me interessar por tattoo, mas por medo de arriscar demorei para amadurecer a ideia. Hoje tenho certeza que só consegui pelo apoio e incentivo do meu parceiro, que foi uma das poucas pessoas que acreditaram na minha capacidade e também minha primeira cobaia à ser tatuada hahaha”. Tatuadora em constante evolução nesses quase 3 anos de profissão, ela adotou o estilo Aquarela como favorito.


Camila Correa
Cidade: Brasília / DF
Instagram: @camilacorrea.tattooist
Email: minhanovatattoo@gmail.com

Camila tem 34 anos, é tatuadora há 7, mas sempre gostou de desenhar, desde sua infância, mas ela demorou um certo tempo para aceitar essa vocação. “Fiz faculdade de Educação Física na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e vim para Brasília exercer a profissão. Já morando em Brasília, teve um período em que fiquei desempregada e resolvi investir na minha paixão que sempre foi desenhar. Aí a possibilidade de me tornar tatuadora apareceu e resolvi empreender na área. Comprei todo o material e vendo vídeos na internet comecei a treinar, depois de algum tempo já tatuando, investi em alguns cursos para me aperfeiçoar em estilos específicos. Minha família e amigos, principalmente minha mãe, sempre acreditaram e confiaram em mim. Isso me ajudou muito também”. Seus estilos preferidos são Aquarela e Sketch.


Raul Sousa
Cidade: Vila Velha / Espírito Santo
Instagram: raulsousatattoo
WhatsApp: (27) 99647-6800

Raul tem 27 anos e sempre foi encantado pela arte da tatuagem. “Eu era militar da Marinha do Brasil, atuava na área da saúde e por algum tempo morei no Mato Grosso do Sul onde realizava assistência hospitalar aos ribeirinhos. Quando retornava das viagens comecei a tatuar por hobby, e foi a arte que me fez desligar da Marinha para me tornar tatuador”. Tatuador há 4 anos Aquarela, Blackwork, Preto e Cinza são seus estilos favoritos, e sua inspiração no Aquarela no Brasil é a artista Drika. “Tive a oportunidade de ver seu trabalho de perto no Hostel do Rio de Janeiro, e o trampo dela é sensacional”.


Henrique Campos Tatuador
Cidade: Mauá / São Paulo
Intagram: @henriquecampostatuador
WhatsApp: (11) 97269-1811

Henrique tem 29 anos e desde pequeno já desenhava, não imaginava que se tornaria tatuador mas queria muito ser um profissional da arte. “Trabalhei durante 5 anos na nestlé como designer gráfico, quando decidi largar tudo e mergulhar de cabeça nesse mundo fantástico chamado tatuagem. Quem me impulsionou e motivou foram os artistas Léo Trad, Alexandre Dallier e a empresa Art Fusion com seu projeto Starter”. Tatuador há 4 anos seus estilos prediletos são Aquarela e Neo Tradicional.


Leonardo Dionízio
Cidade: São Paulo
Instagram: @leods21
WhatsApp: (11) ‭98443–2175‬

Leonardo tem 34 anos e mesmo em sua infância já se destacava com arte, em forma de desenho, pintura um artista mirim. “Graduado em Design gráfico eu vinha tendo crises de ansiedade neste trabalho, resolvi buscar outra profissão. Por incentivo de amigos comecei a tatuar e sigo estudando quadrinhos e ilustrações”. Tatuador há 3 anos seus estilos favoritos são Aquarela e Pontilhismo, suas inspirações vem dos artistas Rodrigo Tas, Felipe Bernardes e Victor Montaghini.


Van Souza
Cidade: Rio de Janeiro
Instagram: @vansouz4
WhatsApp: (21) 98332–6913

Van tem 24 anos e sempre gostou de arte no geral. “Na minha cabeça sempre ficou claro que eu trabalharia com arte, pretendia trabalhar com quadrinhos ou concept art, um dia eu vi uma matéria que fez eu querer tatuagem pra minha vida. Levo a arte na minha vida com muita profundidade, trabalhei em diversos estúdios, aprendi muitas lições com todos os altos e baixos que passei por eles e atualmente tenho meu próprio estúdio privado na Tijuca”. Tatuadora há 4 anos e seus estilos predileto são Aquarela, Sketch e Blackwork. Suas maiores inspirações estão nos artistas Thamires Barbosa, Cárcamo e Victor Octaviano. “Sou bem conhecida por fazer trabalhos sobre a cultura geek, mas também amo trabalhar com criações em conjunto com o cliente, conversando, ouvindo, enfim buscando compreender seus sentimentos e produzir uma obra autoral e exclusiva”.


Jana Cevey
Cidade: Lages / Santa Catarina
Instagram: @janacevey
Contato: janainacevey@gmail.com

Jana tem 29 anos e arte sempre fez parte de sua vida. “Desenho e faço pinturas desde criança e vi na tatuagem uma forma de compartilhar minha arte com as pessoas. Busco inspiração em toda forma de arte, literatura, poesia, música, cinema, estudos de anatomia, surrealismo, corpo e mente”. Tatuadora há 3 anos seu estilo favorito é Aquarela e suas principais inspirações vem dos grandes artistas Salvador Dalí, Leonardo Da Vinci, Van Gogh e Voka.


Uau, você leu tudo! ❤
Compartilha o nosso texto, vai!

Quer mais inspirações de tattoo? Acesse nosso board só de Aquarela no Pinterest.

Ainda não achou o artista ideal? Você pode encontrar os melhores artistas perto de você, acesse o nosso site:

Encontre o tatuador e a inspiração perfeita para fazer sua tattoo.
Encontre os melhores estúdios de tatuagem e tatuadores na sua cidade, fique por dentro de todos os eventos e…tattoo2me.com

E nossos perfis no Instagram são atualizados de 3 em 3 horas:
Tattoo2us e Tattoo2me

Mais Recentes

Você conhece o significado da tatuagem de Leão?

Esta fera pode significar muitas coisas e aí vamos conferir algumas delas?

Fineline: Uma aposta para suas primeiras tatuagens!

Onde faço minha primeira tatuagem? Com quem faço minha primeira tatuagem? Onde encontro minha primeira tatuagem? A gente te ajuda!

Como cuidar do piercing do verão:

Pequenas dicas que fazem toda diferença para cuidar do seu piercing no calor =)

Publicidade

Mais Populares

Tatuagem e doação de sangue, tudo que você precisa saber.

Quem tem tatuagem pode doar sangue? Saiba tudo sobre a doação de sangue.

Como cuidar da cicatrização da tatuagem

Confira nossas dicas para garantir sua tatuagem perfeita.

30 tatuagens em homenagem as mães e filhos.

Aquela lista que você não pediu, mas fizemos para falar de amor incondicional.