Artistas que fazem tatuagem em pele preta: confira mais de 40 tatuadores e tatuadoras agora!

Você irá contar com mais de 40 artistas que fazem tatuagem em pele preta.

-

Foto de Wesley Rocha

Essa matéria foi feita com muito carinho para os seguidores do tattoo2me, e você irá contar com mais de 40 artistas que fazem tatuagem em pele preta.

Continue comigo que no final tem bônus, e já aviso logo que estou trabalhando na parte 2.

E para fortalecer o tema, convido você encaminhar esse link para todos os grupos do whatsapp que você conhece! Afinal, cansamos de FAKENEWS, bora nesse fim de ano trocar gente chata por tatuagem de qualidade!

Não vou alongar aqui, apesar desse tema precisar ser falado, mas de mansinho eu vou chegando e você não perde por esperar o que terá no blog do tattoo2me em 2022!

Com vocês artistas que fazem tatuagem em pele preta:


Adénere Pinheiro
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 94180-0376
@adenere.tattoo

“Sou uma mulher preta, caminhão e filha de Oya que tem como paixão eternizar nossa ancestralidade e homenagear nossos Orisas. Sou tatuadora não só pelo amor, mas também pela dor de saber que eu e os meus sempre ouvimos que tatuagem na nossa pele não fica bom. 90% de meus clientes são pessoas pretas, principalmente mulheres, e saber que elas se sentem acolhidas após muitas vezes terem sofrido racismo de outros profissionais faz eu saber que estou no caminho certo, mesmo não tendo a mesma visibilidade de tatuadores brancos. Pessoas pretas, tatuem com pessoas pretas e jamais acreditem no mito da “tatuagem verde”, de que ficará “apagado” e que tatuagem colorida não fica legal.”


Alexandre Henrique Ferreira Cruz
Cidade: Rio de Janeiro | RJ
Contato: (21) 96538-0318
@tattoodoale

“Olá me chamo Alexandre Henrique, e sou tatuador há 2 anos. Busco me especializar em pigmentação na pele preta, minhas referências são do estilo neo tradicional trazendo vertentes pretas para o estilo que é mais europeu e branco. Decidi me especializar no estilo por não existirem referências que fizessem isso, pra falar a verdade praticamente ninguém postava tatuagens em pele preta no feed, por não gostar da foto ou por não realizarem um bom trabalho escurecendo muito ou não realizando um bom desenho ou por que só tatuar branco já pagava as contas e com isso alimentando essa ideia de que tatuagem na pele preta não fica boa, quando na real o problema é o “profissional” que não sabe trabalhar direito. Algumas dúvidas que me perguntam muito é se a tatuagem na pele preta perde muito o pigmento ou fica apagada: Todo trabalho perde um pouco quando cicatriza, sendo ele na pele branca ou preta, mas ao ter uma boa aplicação, com uma boa tinta, um desenho com o contraste e sombra distribuídos corretamente e o cuidado pós tatuagem correto do cliente, você terá um trabalho lindo pra sempre no seu corpo. Um apelo que faço é simples, irmãos pretos e pretas, procurem sempre profissionais pretos para fazer suas tatuagens, ninguém entende melhor suas necessidades do que outro irmão preto.”


Ana Mares
Cidade: Rio de Janeiro | RJ
Contato: (21) 97527-8230
@anamares.tattoo

“Eu amo criar desenhos com temática da natureza, como animais, flores, paisagens e mandalas. Minhas artes são sempre autorais, que vagam entre o fineline e o blackwork, e minha especialidade são tatuagens delicadas. Muitas pessoas me perguntam se pele preta pode realizar tatuagem delicada e a resposta é: tatuagem é para todas as peles! Um tatuador que sabe disso, usa as técnicas certas para cada tatuagem e cada pele. Ninguém deve deixar de se tatuar por crenças limitantes e racistas. Muito pelo contrário, se tatuar é sempre um ritual lindo e, se você sente que gostaria de fazer uma tattoo, faça para você, por você!”


Beca Tavares
Cidade: Rio de Janeiro
Contato: (21) 98442-8201
@becatatuadora

“Iniciei na tatuagem em 2018, sempre vi ela como uma forma artística. Fui me dedicando muito, pois queria dar o meu melhor para cada cliente, e quando você está em busca do seu melhor o estudo se torna eterno. Me especializei no estilo Fine Line (traços finos) e Sketch (estilo mais “rabiscado”, com muitos traços) e nesses estilos vemos poucas peles pretas sendo representas. Devido ao racismo, muitos tatuadores mentem que a pele não fica legal com esses estilos, mas, na verdade, esses tatuadores são incompetentes. Pouco estudo o torna incompetente. Por isso o estudo é muito importante. Toda pele merece ser tatuada.”


Brenda Falcão
Cidade: Ribeirão Preto | SP
Contato: (16) 99107-1966
@cigarratattoo

“Aos 17 anos comecei como aprendiz, mas parei e fui para a faculdade de Publicidade. Em 2015 abandonei o curso e voltei para o estúdio. Para uma menina do interior de São Paulo a tatuagem significou emancipação. Foi através dela que conquistei a liberdade financeira que sonhava e pude viajar fazendo o que amo. Desde o início, fiz o que pude para alcançar o público negro e oferecer o melhor atendimento e cuidado. Muitos relatam ouvir de outros “profissionais” que tatuagem não fica boa em pele preta, então trabalho para quebrar este estigma e sou a única tatuadora negra da cidade de Ribeirão Preto. Hoje atendo em um estúdio excelente e me sinto feliz de ver peles pretas ocupando minha maca, ofereço profissionalismo e atenção como diferenciais, sempre estudando para obter o melhor resultado na aplicação. Depois que conheci o trabalho da Hellen Zumbi, da India Tattoo e da Larissa Dedis, me senti ainda mais inspirada para seguir na profissão e entregar arte com qualidade. Tatuagem é um resgate da autoestima e ancestral também.”


Débora Elen de Souza Mota
Cidade: Belo Horizonte | MG
Contato: (91) 98251-8408
@debbymttt

“Pra começar, o básico: Me chamo Debby Mota. Nascida e crescida em Belém do Pará região norte. Sou uma mana indígena e pansexual. A tatuagem pra mim, começou como um “passa-tempo”. Eu não imaginava pegar tanto amor em criar historias pelos corpos das pessoas. Isso aconteceu em 2017, de lá pra cá foi muita pisa, aprendizado e realizações, até chegar onde estou. Acredito que terão muito mais coisas pra contar, a tendência é crescer como pessoa e profissional. No início meti a cara pra atuar na tatuagem por meio do pontilhismo. Mas com o tempo criei amor no whipshading, um gênero que nasceu dentro do Blackwork, o famoso rastelado que a gente tá acostumado a ouvir e ver por aí rs. As temáticas que abordo nas minhas artes falam muito sobre quem eu sou. Sobre tudo que sinto, sei e amo. Então tu vais ver muito trampo híbrido, afro e indígena no meu perfil.”


Debs
Cidade: Rio de Janeiro | RJ
Contato: (21) 97118-5766
@debsttt

“Meu nome é Deborah, tenho 30 anos e sou tatuadora há 4. Sou bióloga por formação, o que reflete muito nesse trabalho 🥰 a maioria das minhas tatuagens é focada em elementos da natureza e desenhos ornamentais! Atualmente 80% das minhas clientes têm pele preta e basicamente o que tenho pra dizer é: tatuagem é realizada na pele, e pele não é papel branco. A ideia de que certas peles não ficam bem com tatuagem vem do embranquecimento dessa carreira, dominada ainda por tatuadores homens brancos e gerou uma visão embranquecida da arte, como se a tatuagem devesse sobressair, ou só ficasse “boa” numa pele que imita papel. A verdade é que tatuagem é ancestral, marca história, um lugar, pessoa, seja com símbolos ou esteticamente levando as pessoas a se tornarem cada vez mais elas mesmas. E não do Oldschool pra cá, isso é ancestral dos povos originários! E mais: pele preta precisa de mais ainda mais delicadeza ao tatuar porque tem maior chance de formar cicatrizes hipertróficas (o famoso alto-relevo).”


Desirée Ferreira
Cidade: Porto Alegre e Gravataí | Rio Grande do Sul
Contato: @_40acres_
@_40acres_

“Sou Desirée Ferreira, mulher negra, artista visual e pesquisadora da história negra. No processo de aceitação enquanto corpo negro, 40 acres chegou como um abraço cheio de coragem de todas as pessoas que vieram antes de mim. Trabalho com os principais elementos, pois sei do barro de onde vim e é com ele que moldo minha estrada através da arte e encontro forças pra (r)existir. 40 Acres & uma Mula é o resgate da minha história, 40 Acres & uma Mula é um chamado. “Ainda tem alguém me ouvindo, ou não sobrou mais ninguém?”


Diego Menuzzi (podem usar só menuzzi)
Cidade: Curitiba | PR
Contato: (41) 99617-0510
@diego.menuzzi

“No final de 2018 comecei meus primeiros estudos em pele artificial e após um ano de tatuagem já surgiam em mim os primeiros questionamentos sobre “identidade racial e tatuagem”, e desde então, comecei a conversar com o escasso público preto no ramo (tanto de clientes quanto de tatuadores). Hoje, junto ao meu trabalho cotidiano como tatuador, procuro abordar temas de reeducação quanto a discriminação e a falta de conhecimento quanto a aplicação de tinta em pele tinta e retinta, sempre visando desconstruir a antiga (e preconceituosa) ideia que se criou de que a tatuagem não é algo que cabe para pessoas de pele preta.”


Drikalinas
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 98110-4005
@drikalinastattoo_

“Eu sou a Drikalinas, tatuo há 6 anos focados em aquarela, espalhar cores pelo mundo afora sempre foi minha paixão e maior sonho. Minhas referências nesse quesito são Victor Octaviano e @findyoursmille. Tatuagem em pele preta nunca foi questão de ficar “bonito” ou não, e sim sobre racismo enraizado na comunidade da tatuagem. O segredo é saber usar contraste e tons que ao cicatrizarem continuem se destacando, cada pele é única seja qual tom ela tenha, toda pele precisa de um estudo específico.”


Eduardo Alves
Cidade: Rio de Janeiro | RJ
Contato: (21) 99559-7669
@edusevlatattoo

“Oi, sou o Edu! Acredito que não exista uma tela perfeita, técnica ou material, pois a arte é maior que isso. A pele negra é uma tela que pode e deve ter uma arte linda. O que faço é olhar cada pessoa de forma única e juntos chegarmos na arte que melhor representa seu desejo, de acordo com seu tom de pele, assim desmistificando mais esse tabu.”


Fabiane Lopes
Cidade: Recife | Pernambuco
Contato: (81) 98229-5080
@fabtatu

“Natural de Abreu e Lima-PE, trabalho com tatuagem há 5 anos. Sou estudante de jornalismo e também me aventuro na fotografia. Antes de começar a tatuar já desenhava e ilustrava desde que me entendo por gente. Gosto de explorar o desenho através de diferentes mídias e superfícies, ponto decisivo para o início da minha caminhada na tattoo. Represento a cultura e experiência afro no modo mais diverso possível, nossa experiência enquanto corpas diaspóricas não pode ser monolítica. Gosto de tatuar retratos e figuras negras femininas, me inspiro em amigas, na cultura pop, hiphop e no que mais compõe a experiência de ser negro, que é múltipla. Consumo bastante quadrinhos, ficção científica e afins, e isso acaba se tornando temática nos meus trabalhos também. Pode-se chamar afrosurealismo, apesar de não gostar muito dessas classificações.”


Fabio Lopes
Cidade: Recife | PE
Contato: (81) 99193-2943
@fabiolopes_ttt

“Comecei a tatuar em junho de 2020, meus trabalhos artísticos sempre estiveram atrelados a temas políticos. Na tatuagem encontrei um universo aonde meu corpo (de homem negro) não era bem-vindo, desde workshops, convenções, cursos e etc eram todos pautados por pessoas brancas para pessoas brancas e isso sempre me fez com que desde o início a minha missão dentro da tatuagem era aproximar a tatuagem de corpos pretos. Hoje possuo um estúdio coletivo chamado Casa Ubuntu que é um estúdio afrocentrado pensado e construído por pessoas negras, mas comportamos todos os tipos de pessoas, temos tatuadores pretos e brancos, mas a missão coletiva é a mesma: aproximar corpos pretos da tatuagem e desconstruir todo e qualquer pensamento através do preconceito com tatuagem em pessoas pretas.”


Felipe Vendrame
Cidade: Sorocaba | SP
Contato: https://bit.ly/orcamento-felipe
@vendrameink

“Faço trabalhos no estilo Neotradicional, limpos e de fácil visualização. Postando tatuagens realizadas em pele preta, tento derrubar a ideia de que a foto e a arte só ficam bonitas se a tatuagem for realizada em pele branca.”


Fhanny Cardim
Cidade: Salvador | Bahia
Contato: (71) 99273-2717
@fhannycardim

“Me chamo Stéfany, conhecida como Fhanny Cardim, desenho desde criança, atuo no ramo da tatuagem há 6 anos. Não limito a tatuagem a cor da pele, a pele negra pode ter traçado ou pintura colorida como qualquer outra pele.”


Gabriel Lacerda
Cidade: Recife | Pernambuco
Contato: (81) 98815-5957
@lacerda.tattoo

“Me chamo Gabriel Lacerda, mais conhecido como Lacerda tattoo, tatuo há 3 anos, atualmente no estúdio coletivo chamado Ubuntu tattoo, justamente com artistas que trabalham com autorais e tatuagem em pele negra assim como eu, meus estilos de tattoos são versáteis usando técnicas de linhas e rabiscos que expressam um abstrato sólido e consciente, basicamente uma mistura e experimentos de várias composições para deixar a arte/tattoo harmônica com o corpo/lugar em que a tatuagem vai ficar.”


Gabriel Vellozo Ribeiro
Cidade: Rio de Janeiro | Rio de Janeiro
Contato: (21) 99908-8729
@bielkrugerr

“Meu nome é Gabriel Vellozo, chamam de Biel e o “Kruger” é inspiração de um ilustrador. Tenho 4 anos de tatuagem, vivo só da tatuagem tem 2 anos, antes disso trabalhei bem pouco, tanto que nunca assinei minha carteira de trabalho. Minhas referências de trabalho são meus amigos tatuadores, no estúdio onde trabalho tem diversos artistas que trabalham com estilos totalmente diferentes é isso me inspira a cada dia Tatuagem em pele preta, que eu faço desde o início. Minha família é majoritariamente negra, então tatuei meus primos e amigos próximos, existe um certo preconceito de diversos artistas quando se trata de tatuar pele negra, porém não é esse bicho de 7 cabeças, as técnicas são como qualquer outra, necessita de estudo e dedicação. Em pele negra também se aplica cor, também se aplica branco e também é possível trabalhos ricos em detalhes. Procure um Profissional qualificado para tal trabalho e manda bala.”


Gabriela
Cidade: Belo Horizonte/ Mg
Contato: https://bityli.com/vyMm3m
@gabbi.garccia

“Eu me interessei pela tatuagem desde os 17 anos, e ela tem me acompanhado em todos os momentos desde então. Trabalho com ornamentos fluidos, que acompanham bem os movimentos do corpo. Os contrastes e os resultados que consigo alcançar na pele preta foi dos motivos pra eu me voltar mais pra esse tipo de trabalho.”


Gabrielle Silva – Kuz
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 98957-0909
@k_uztattoo

“Filha de Oxossi, em estudo constante sobre a comunicação gráfica na pele, entendo a tatuagem como elo de ligação ancestral, amuleto, representada nos processos e elementos da arte. Possuo um portfólio com diversos tons de pele, composições legíveis e harmônicas em preto, cinza e cor.”


Gi Araujo (TatuaGi)
Cidade: Belo Horizonte | MG
Contato: (31) 99925-9673
@tatuagi.araujo

“Oi, eu sou a Gi, do TatuaGi. Sou arteira desde muito nova, sempre gostei muito de desenhar e pintar. Comecei a tatuar no início de 2020 e foi amor à primeira vista. Me encontro e me descubro diariamente na tatuagem. São muiiiiitos desafios, um deles tem sido me encaixar e buscar um propósito para o meu fazer artístico nessa sociedade tão racista e excludente, sendo uma mulher negra e buscando incentivar a galera preta a experimentar a arte da tatuagem.”


Hevelin Moreira
Cidade: Salvador | Bahia
Contato: (71) 98873-5533
@brabatattooo

“Nascida em Feira de Santana com raízes em Salvador, tenho 28 anos e tive meu primeiro contato com a tatuagem em 2019, onde conheci de perto o pontilhismo, desde então sigo apaixonada. Atualmente trabalho com pontilhismo, ornamental e blackwork. Ser tatuadora de pele preta surgiu quando deixei de colocar filtro nas fotos. A maioria dos meus clientes me procuram pois se sentem representados ao entrar em meu perfil e encontrar peles reais e cores reais!”


Iza Preta
Cidade: Igarassu | Pernambuco
Contato: (81) 99863-8273
@izapreta_tattoo

“Sou Iza Preta, tenho 27 anos. Sou sócia e proprietária do estúdio @duaspontas_tattoo. Tatuo desde 2019 e em 2020 resolvi me especializar em pontilhismo e fineline. Minhas inspirações para criação de ilustrações sempre foram as mulheres pretas e trago isso nas minhas tatuagens. Muitas pessoas negras se queixam da falta de representatividade nas tatuagens, então minha intenção é fazer com que essa representatividade seja encontrada nas minhas artes e no meu feed do instagram.”


Jaqueline Flores
Cidade: Cachoeirinha | Rio Grande do Sul
Contato: (51) 98543-6424
@jaquelineflorestattoo

“Sempre fui contra qualquer tipo de preconceito, o racismo estrutural sempre foi um dos que mais presenciei e no meio da tatuagem assim como muitos outros é um meio que exclui pessoas negras. A maioria dos tatuadores só querem pele branca, não postam fotos de pele preta no feed, às vezes nem tiram foto e fazem pelo cash. Quero mudar isso, fazer minha parte pra incentivar o máximo de pessoas pretas a se tatuarem e verem como fica lindo arte na pele dela também. Por isso estou focada e com projetos voltados somente a peles pretas. Sinto que estou no caminho que tenho que seguir agora, é muito importante pra mim!”


Jessi Barros
Cidade: Brasília | DF
Contato: (61) 99172-6855
@jessib.tattoo

Jessi Barros é natural de Brasília e filha de piauienses. Seu trabalho percorre esse caminho geográfico por meio das representações da fauna e flora brasileiras. Jess também incorpora nas suas tatuagens elementos geométricos, ornamentais, e de representações de personagens pretes, estudando e fazendo arte de e para pessoas pretas.


Jessica Rodrigues
Cidade: Dublin | Ireland
Contato: [email protected]
@artbyjroiz

“Sou Jessica, nasci na Bahia e moro na Irlanda há 5 anos. Mesmo estando no lugar com maior população negra do país ainda me faltavam referências. Então criei meu próprio universo tatuando sonhos e fazendo as pessoas se enxergarem naquilo que eu crio. Creio que a maior dúvida é em relação à cores. Absolutamente nada impede de usar cores, o mais importante é criar contraste com a pele e lembrar que independentemente do tom de pele, ele sempre vai funcionar como um filtro sobre a tatuagem, e manter a hidratação e proteger do sol são essenciais pra beleza a longo prazo.”


Johnny Chagas
Cidade: Recife | Pernambuco
Contato: (81) 99283-6605
@johnnychagastattoo

“Me chamo Johnny Chagas, pratico a arte da tatuagem a cerca de 12 anos, e desses 12 anos, 6 são exercidos profissionalmente. Além de minha profissão, a tatuagem se tornou uma ferramenta de resgate, uma forma de incluir e representar pessoas negras, de restaurar a autoestima, e de nos sentirmos protagonistas de nossa história. Minha maior referência e inspiração é a natureza.”


Julia Sincero
Cidade: Maringá | Paraná
Contato: (44) 99838-9797
@jusincero

“Estou desde 2017 no mundo da tatuagem e sou apaixonada por projetos coloridos! Já ouvi muitos clientes perguntando se é possível fazer tatuagens coloridas em pele preta, pois existe um conhecimento geral (e mentiroso!) de que a pele preta não reage bem com cor. Acredito que com as novas técnicas e materiais é possível cada dia mais fazer trabalhos maravilhosos em pele preta, depende apenas dos tatuadores quebrarem esses preconceitos e se aprofundarem nos estudos de colorimetria e pigmentação.”


Juliana Nadu
Cidade: São Paulo | São Paulo
Contato: (11) 98518-7013
@juhnadutattoo

“Sou tatuadora desde 2012 atuando na cidade de São Paulo, meu trabalho passeia por vários estilos na tatuagem. Desde o início da minha carreira por conta de experiências racistas em estúdios de tatuagem, comecei a direcionar parte do meu trabalho para o cuidado e pigmentação de pele preta. Hoje além do meu trabalho no meu estúdio JuhNadu Tattoo faço parte de uma coletiva com tatuadoras pretas de vários lugares do país que se especializam em pele preta, a coletiva @pretosas.


Junior Santo
Cidade: Salvador | Bahia
Contato: (71) 98667-4193
@tropeek

Júnior Santo, Tatuador, trabalha com tatuagem autoral há 15 anos. Natural de Salvador, já atuou em diversos estúdios no Brasil e países da Europa. Seu traço limpo e firme aliados à técnicas de pintura sólida e vibrante. Tem referência direta do estilo tradicional Oldschool. Porém, a versatilidade do artista permite que o mesmo transite em diversos estilos de desenho. Adepto de técnicas tradicionais da tatuagem, seus trabalhos apresentam sempre tatuagens com estética sólida e duradoura.”


Lais Deosdede da Silva
Cidade: Recife | Pernambuco
Contato: [email protected]
@afoita_tattoo

“Me chamo Laís Deosdede, também sou conhecida pelo codinome de AFOITA, tenho 26 anos. Estou tatuando há 3 anos e sou fundadora do WEST STUDIO, um estúdio de tattoo na Zona Oeste do Recife no bairro da Várzea. Sou uma mulher negra, lésbica e periférica que se dedica ao estudo do realismo preto e cinza na pele e no papel.”


Larissa Campos
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 95764-7195
@lariink

“Sempre gostei de desenhar e realizar trabalhos manuais, mas só após passar por várias áreas aleatórias e por várias tentativas frustradas de me encontrar, que descobri com a tatuagem a chance de fazer algo que eu realmente gostasse. Me dedico à tattoo há 5 anos, e desde cedo infelizmente percebi a grande falta de referências e aplicações em pele não-branca, mesmo no Brasil onde mais de 54% da população é negra/parda/fruto de miscigenação. Ainda recebo muitos relatos de clientes que desistiram de tatuar depois de simplesmente não acharem referências e ficarem com medo do resultado, ou de ouvir que tatuagem nenhuma funcionaria no tom de pele da pessoa. Infelizmente sinto que ainda há desinteresse pela parte dos profissionais em estudar e adaptar o seu trabalho para a infinita diversidade de tons de pele que existem.”


Levi da Silva B.
Cidade: Recife | Pernambuco
Contato: (81) 98284-1100
@levis.ttt

“Olá, meu nome é Levi, sou natural de Olinda, Pernambucano e atualmente moro em Igarassu, região metropolitana do Recife e atuo em Recife e Igarassu. Tenho 34 anos e sempre tive interesse pela arte, desenhar faz parte da minha vida desde a infância. Meu primeiro contato com o mundo da tattoo foi em 2016 na convenção de tatuagem, Recife Tattoo Arte. E foi lá que surgiu o interesse de me tornar tatuador. Meu estilo consiste em fazer uma mescla de traços finos e grossos, e uso a tinta pura para fazer as sobras nas minhas tattoos.”


Maiara Moura
Cidade: Divinópolis e Belo Horizonte | Minas Gerais
Contato: (37) 98851-5556
@maiaramouratattoo

“Tatuadora desde 2016 com especialidade em fineline e também coberturas. Gosto de dizer que trabalho com histórias na pele. Um momento marcante, algum desenho simbólico e bonito, uma história, uma pessoa, um sentimento,tudo pode virar tatuagem. Tatuagens em peles negras também tem seu lugar neste mundo, e sim, podemos conseguir fazer um trabalho com um bom resultado. Tatuagem é pra todo mundo, é pra quem quer.”


Mandah Gotsfritz
Cidade: Salvador | Bahia
Contato: @mandaharts
@mandaharts

“Tatuo há 7 anos e sou apaixonada por colorido. Existe uma diversidade enorme de tipos e tons de pele no nosso país, o que exige dedicação e cuidado pra sair colorindo geral por aí! A gente que tem que correr atrás e não o público. Existe muito preconceito e racismo na tatuagem.”


Marcus Oliveira
Cidade: Rj e SP | Viaja o Brasil todo
Contato: https://wa.me/message/F7VPTQ67B23WG1
@arte.preta

“Sou de Brasília tenho 30 anos e tatuo há três anos e meio, atualmente moro em São Paulo e trabalho visitando e apresentando o Arte Preta em todas as capitais do Brasil. Comecei a tatuar por causa do Arte Preta, na época procurei tatuadores que pudessem fazer trabalhos em mim relacionado ao que faço hoje e não encontrei nenhum, então fui lá e fiz. Hoje os clientes reclamam muito de não acharem tatuadores pretos que tenham em seu portfólio peles pretas tatuadas.”


Marcus Santos
Cidade: Montevideo | Uruguay
Contato: [email protected]
@marv.tattoo

“Nascido e criado até os 19 em Belém do Pará, me mudei para Uruguay para estudar Design e Comunicação Visual que onde estudei por 2 anos. Um pouco após sair da faculdade comecei a tatuar por conta própria. Sempre tive o foco de aprender a tatuar da melhor forma pele negra por também ser um tatuador afro, tive algumas tatuagens que não foram bem feitos por falta de conhecimento do tatuador, e sempre busquei meu melhor desempenho tratando com pele preta. Sou tatuador de principalmente Blackwork e botânica. Mas também trabalho com vários estilos para poder ter todas as ferramentas para ser um bom tatuador.”


Mart
Cidade: Rio de janeiro | RJ
Contato: (21) 96759-7565
@martst2

“Sou tatuadora há 4 anos, comecei a tatuar com a ideia de descolonizar o olhar para a tatuagem em pele preta, no decorrer do meu caminho como tatuadora minha arte foi tomando forma e hoje costumo criar desenhos com temática de candomblé e umbanda, ancestralidade e afrocentrismo. Gosto de trabalhar com linhas de espessura variada e sombras, também sou apaixonada por cobertura e reforma de tatuagens. Para mim, o que faço vai além da estética, leva conexão. Tento chegar o mais perto possível do que o cliente gostaria de ver na própria pele.”


Mike Tchibekoova
Cidade: Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Contato: t.me/Unseenaw
@unseenaw

“Sou do Benim (País da Africa) vim através de um intercambio em Design gráfico e acabei descobrindo a tatuagem no meio. Trago mais artes sobre alguns personagens na história, contando suas histórias e realizando composições ilustrativas, com o significado além da imagem. Assim acredito que a arte não é apenas uma tatuagem no corpo, mas uma expressão e identificação para quem a carrega. Tatuar pele preta é sempre desafio bem grande, quem vem muitas vezes já chega com receio de como será o resultado e como aprendiz fica o medo de não atender as expectativas. O bom mesmo é poder colocar a arte sem tabus e mostrar que o trampo fica incrível além de superar as expectativas de quem veio a sessão.”


NANE MEDUSA
Cidade: Rio de Janeiro | RJ
Contato: wa.me/message/F7PFXRPUDDGPA1
@nanemedusa

“Sou tatuadora há quase 8 anos, minhas artes são totalmente exclusivas e eu navego em vários estilos. Sou apaixonada por old school e lettering, mas isso não me impede de unir diversos estilo em uma única tatuagem. Sou do Rio de Janeiro, mas também atendo em Petrópolis, São Paulo, Florianópolis, Brasília e Salvador. Faço tatuagens para todas as pessoas, corpos e cores, meu foco é desmistificar que a tatuagem é somente para as pessoas brancas e magras. Meu estúdio é acessível para todas as pessoas, inclusive para PcD’s. Fundei a Medusa Cursos, cujo é a primeira escola de tatuagem com acessibilidade para pessoas surdas, as aulas são particulares.”


Tay Ruts
Cidade: Salvador | Bahia
Contato: (71) 99395-8460
@tayrutstattoo

“Sou Tay, mais conhecida como Tayruts. Minha história com a tatuagem começou como uma forma de autonomia, para buscar protagonismo e como uma alternativa financeira, depois da maternidade solo atípica. Busquei apresentar minha identidade visual e autoral para meu público, e fazer um serviço de qualidade na tatuagem para meu povo, como um processo de Retomada, já que a tatuagem vem de um processo Ancestral. Ofereço uma criação autoral para pele negra. Transformo a tatuagem em uma arte com significado que muitas vezes, funciona como um processo de cura. Meu portfólio é voltado para pele negra. Idealizei em 2019 um projeto chamado @flashdaydaspretas um projeto para gerar Black Money e protagonismo mulheres artistas, empreendedoras e tatuadoras negras, e realizar nosso flash, das pretas. Nossa ocupação já passou por vários espaços na nossa cidade. A produção do projeto é composta por uma equipe de minhas amigas, mulheres e também empreendedoras e donas de seus negócios: Bastos tattoo, Mariana Raposo com o Brownie da preta, Luma com o atelier Luma Maria flor, Monique grafiteira e arquiteta, Meduza Tattoo. Minhas referências na tatuagem é a minha Ancestralidade. Busco estudar tudo que posso da cultura Africana, como a filosofia africana, a espiritualidade, dentre muito mais. Tatuagem para mim, é marca de cura.”


Tetex
Cidade: Campina Grande e João Pessoa | Paraíba
Contato: Orçamentos por DM
@tetextattoo

“Desde sempre achei muito injusto que pra se ter uma tatuagem você teria que ter a pele branca. Já ouvi pessoas dizendo que era ruim tatuar em pele preta e que o resultado não ficava legal depois, quando, na verdade, não passava de um mito. Desde então tenho me empenhado em lutar contra isso e mostrar que tatuagem é universal. Com habilidade correta se tem um resultado satisfatório independente de cor de pele.”


Thai Prado
Cidade: Rio de Janeiro |
Contato: (21) 98039-6505
@thaiprado.tattoo

“Eu, como mulher negra e além de tatuadora, fã de tatuagem sempre busquei artistas com referências em pele negra, (e acreditem), era muito difícil encontrar. Nas convenções de tatuagem, apenas pele branca como modelo, no feed, apenas peles brancas pra “ficar mais bonito e com mais contraste”… desde então faço para os meus clientes, o que não encontrei: Representatividade no meu feed e na minha arte.”


Thamú
Cidade: São Paulo | SP
Contato: http://bit.ly/OiThamu
@candylust

“Sou Thamú Candylust, conhecide como Thamusa, estou tatuando há 14 anos profissionalmente. Aprendiz do Duel já há 17 anos, minha especialidade são peles, em especial a pele preta. Trabalho com traços finos e sólidos, sombreados, cores e blackout, gosto de tatuar de uma maneira fluída e orgânica unindo minha arte a ideias dos clientes.”


Thiago Gomes
Cidade: Rio de Janeiro | Rio de Janeiro
Contato: (21) 98527-1881
@poliarteista

“Sou o Thiago, estudo artes há 21 anos e estou na tatuagem há 3 anos e meio. Por conta de minha pesquisa como artista sempre estar focada em África, assim que entrei para o ramo, quis aprender a tatuar pele preta, até porque a maior parte de meus amigos e familiares são negros. A vontade de poder expressar minha arte na pele deles era o combustível que me fez estudar as minúcias de micropigmentação nesse tipo de pele. A partir daí, comecei a perceber que o racismo também estava nessa área. Ouvia coisas como: “Pele preta não dá pra tatuar” “Pele preta da queloide” “Na pele preta a tatuagem vira um borrão” dentre outros tantos absurdos. Isso me fazia querer mais e mais aprender, para provar o contrário. Hoje cerca de 70% dos meus clientes são pessoas negras, que sempre voltam pra fazer mais trampos e indicam para outras pessoas que querem se tatuar, mas tem medo. Além de ganhar a vida como tatuador, a parte mais legal é a reação das pessoas ao ver que tudo que falam a respeito de tattoo em pele preta, não passam de afirmações racistas de tatuadores que não querem se esforçar para aprender a micropigmentar pele preta! Fé pra eles! Quer se tatuar? Chama o Poli.”😬


Vinicius Forte Menoli
Cidade: Maringá | Paraná
Contato: (44) 99838-9797
@viniciusfmenoli

“Em seis anos como tatuador já trabalhei com todos os tipos de pele, mas vejo muitas dúvidas sobre a pigmentação na pele preta, principalmente com a utilização de cores. Muitos clientes já disseram que existem estúdios que se recusam a realizar tatuagem em pele negra, acredito que por falta de experiência dos tatuadores e preconceito. É preciso que o tatuador entenda de colorimetria e contraste, e prepare o projeto para se adaptar com a pele do cliente. Tatuagem é uma arte para todos, é dever dos profissionais estudar e saber informar seus clientes sobre as possibilidades de trabalho em todos os tipos de pele.”

Mais inspirações:

Aqui vai mais algumas formas de encontrar artistas: 

Perfis no instagram:

Tatuagens em peles pretas feitas por artistas pretos ou indígenas https://www.instagram.com/pelepreta_tatuada/

Tatuagem em Pele Preta PODE! Colorir PODE! Fechar o corpo PODE!
https://www.instagram.com/tatuagensempelepreta/

Pretosas, coletiva de tatuadoras pretas voltada para aquilombamento, construção e fortalecimento de novas narrativas pelo artivismo. https://www.instagram.com/pretosas/


Você pode seguir hashtags no instagram e acompanhar postagens: 



https://www.instagram.com/explore/tags/tatuagemempelenegra/

https://www.instagram.com/explore/tags/tatuagemempelepreta/

https://www.instagram.com/explore/tags/pelepretatatuada/

https://www.instagram.com/explore/tags/pretosastattoo/

Sobre esse texto e propósito atual do blog:

Essa lista é um grande orgulho, foi 1 ano salvando fotos, artistas e conversando com muitos que aqui estão. São diversos planos e eu estou animadíssima para concluir.

Foi o ano mais difícil para o tattoo2me, onde deixou de ser uma equipe com as dificuldades da pandemia, mas também o melhor ano, quando assumi uma grande responsabilidade: Continuar sozinha ou não?

Decidi continuar.

O Grande presente foi que nesses dois anos em que eu dava passa para trás, diversas pessoas com vontade de escrever se uniram com o propósito de falar de tatuagem e assuntos que desejavam contar pro mundo.

Hoje o blog do tattoo2me conta com mais de 30 collabs, pessoas como eu, como você, que tem uma história para contar, que de alguma forma estava inconformado e pegou o teclado para escrever.

Você é uma pessoa inconformada? Tá faltando conteúdo sobre o que você mais entende por ai? Deseja escrever?

Vem comigo se inscreva no blog do tattoo2me e suba um texto, conte sua história!

Finalizo meu último texto do ano emocionada por esse trabalho lindo.

Eu comecei o ano sem saber o que fazer, finalizo com a certeza do que sou capaz de fazer.

Obrigada!

Até 2022.


Textos em andamento para 2022 aqui no blog:

  • Parte 2 desse texto.
  • Tatuadoras negras e suas histórias.
  • Tatuadores e tatuadoras negros: conheça artistas próximo de você.
  • Entrevistas com artistas negros, contando suas experiências e mostrando seus trabalhos.
  • Collab com artistas: Artistas irão escrever sobre os temas que mais desejam externalizar no blog.
  • Histórias reais: Tatuados e tatuadas contam suas experiências ao fazer orçamentos para tatuagens em pele negra.
  • Indicação de estúdios e coletivos com foco em diversidade.

Textos relacionados ao tema que você também pode gostar estão aqui no blog do tattoo2me:

Pele Preta Tatuada: Confira o editorial fotográfico que mistura arte e empoderamento.
Leia aqui!

11 inspirações de tatuagens em pele negra e morena!
Leia aqui!

Tatuagem em pele negra: tire todas as dúvidas!
Leia aqui!

Tattoo em Pele Negra? 16 ideias para você
Leia aqui!

Tatuagem colorida em Pele Negra: Pode ou não?
Leia aqui!

Tatuagem em pele negra: As marcas da Pele Africana
Leia aqui!

Mais inspirações em fotos aqui: https://blog.tattoo2me.com/tatuagem-em-pele-preta-tudo-que-voce-precisa-saber-agora



Esse texto foi iniciado por mim, Nicole, 33 anos, mulher branca, cis, de classe média, residente na capital, zona oeste do Rio de Janeiro, meu texto é feito com base na minha vivência de vida e de escrita, deixando o espaço aberto para cada artista participante, sem qualquer edição de sentido dos textos, abrindo o espaço para cada um, cada uma, expressar sua história e colaboração a esse espaço.


Te convido a somar junto comigo e contribuir para ampliar as vozes desse blog, que nasceu para falar exclusivamente sobre tatuagem, mas com o passar do tempo se descobriu um espaço de informação e discussão para diversos temas.

Desejo que esse texto e os outros que estão a caminho sirva de inspiração e suporte para que você, e todos que acompanham as redes sociais do Tattoo2me possam encontrar artistas gentis e qualificados para trocar ideias e fazer tatuagens incríveis e você!

O blog do tattoo2me é independente, não possui associação com nenhuma marca de tatuagem, evento, estúdio ou empresas. A monetização é feita através de serviços de produção de conteúdo (quando patrocinados são sinalizados ao final dos textos) e cursos de marketing criados por Nicole Ognibeni.

Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

WithMaiza: Uma Jornada Inspiradora de Superação e Arte

Do Sonho à Realidade: A Transformação de Maiza

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.