As marcas da nação africana podem ser vistas tanto como tatuagem- injetando pigmento na pele- quanto como escarificações- produção de cicatrizes no corpo através de instrumentos cortantes- de acordo com suas tradições.
Muitos autores usaram a palavra “tatuagem” para escarificações. Mas somente ao longo do século XX que elas foram diferenciadas. Tais marcas não foram extinguidas, mas, radicalmente, se transformaram.
Povos africanos tinham muitas marcas de acordo com suas crenças.
A palavra “sinal”, na época da escravidão, não era apenas para distinguirmos suas tribos, mas se transformaram em marcas de punições ao homem negro no Brasil. De inúmeras formas o homem negro foi torturado e “tatuagens” sem consentimento foram feitas em suas peles. Quando os povos escravizados fugiam, eram descritos por suas marcas culturais.
Foram encontrados registros da época de 1800 de homens negros com âncoras tatuadas nos peitos. Muito tempo depois, foram encontradas pessoas negras que já não tinham marcas físicas da escravidão.
Nos anos 2000, em São Paulo, ainda é possível encontrar camelôs nigerianos com marcas no rosto. Eles dizem que são marcas de suas tribos. Elas são encontradas nas bochechas, ou têmporas e testa.
Força, dor, resiliência e esperança sempre fizeram parte das tatuagens no povo negro.
Hoje, em 2020, diante de tantos protestos antirracistas, a população está tentando, finalmente e mais uma vez, se conscientizar.
E, nós, do Tattoo2me, por sabermos que existe uma ausência de referências de tatuagem em pele negra na internet, deixamos, aqui, alguns exemplos de que pele negra pode, sim, ser tatuada.
E é obrigação de cada tatuador adaptar seu trabalho para que cada cliente fique feliz com aquela marca que ESCOLHEU para sua pele.
Peles negras também importam para nós, tatuadores!
As referências deste texto são do Livro Uma História da Tatuagem no Brasil, de Silvana Jeha, Editora Veneta.
Deixamos, também, aqui, uma galeria de imagens de vários tons de pele para servir de inspiração para você, que sofreu racismo vindo de algum tatuador perceber que você pode, sim, fazer uma tatuagem!
Tatuagem feita por @penafortetattoo Tatuagem feita por @penafortetattoo Tatuagem feita por @penafortetattoo
Tatuagem feita por @karoltattooart Tatuagem feita por @karoltattooart Tatuagem feita por @karoltattooart
Tatuagem feita por @dib.tattoo Tatuagem feita por @dib.tattoo
Tatuagem feita por @clarissatattoo Tatuagem feita por @clarissatattoo
Tatuagem feita por @bruxstattoo Tatuagem feita por @bruxstattoo
Tatuagem feita por @brucorbellitattoo Tatuagem feita por @brucorbellitattoo
Tatuagem feita por @becatavares Tatuagem feita por @becatavares
E vocês acham que acabou? Não mesmo!
Temos, aqui, indicação de perfis de tatuagem em pele preta! Isso mesmo, meus amores! Vocês merecem tatuadores que valorizem sua história!
Perfil focado em tatuagem em pele negra:
@bastostattoo
Perfil de um projeto elaborado por mulheres negras de diversas áreas artísticas
@flashdaydaspretas
Perfil de um coletivo de tatuadoras pretas para aquilombamento, construção e fortalecimento de novas narrativas pelo artivismo.
@pretosas