Que música e tatuagem se conectam na minha vida isso vocês já estão sabendo. O que eu vim contar hoje é como às vezes elas se unem de maneira inusitada.
Em agosto de 2017 viajei para a Europa e um dos meus destinos foi Barcelona. A capital da comunidade autônoma da Catalunha era o destino perfeito para um pedido de casamento. E assim foi. Após um breve passeio em “Las Ramblas”, voltamos ao hotel e pedi a mão da Carla, minha companheira, em casamento.
No dia seguinte, pela manhã, decidi eternizar a cidade na pele e, com um brasileiro que lá morava há 10 anos, tatuei a pontos turísticos da cidade no braço. A Casa Milá, o Museu de Arte Contemporânea e a igreja da Sagrada Família faziam agora parte de mim.
No mesmo dia à tarde, uma notícia que abalou o mundo: atentado em um dos principais pontos turísticos da cidade, Las Ramblas, local aonde havíamos ido no dia anterior.
Voltamos ao hotel e lá ficamos o restante do dia, num misto de alívio e apreensão. Pela manhã, no dia 18 de agosto, me veio a letra de uma música na cabeça. O nome não poderia ser outro: Barcelona.
Hoje, praticamente 3 anos depois, a minha banda, Lemak, decidiu lançar essa música. Como o tema da mesma é bem pesado, fala sobre os atentados que vivemos diariamente, como um gay morto depois de tanto apanhar, o jovem da favela que tem seu sonho interrompido por um tiro de fuzil, a trans que é discriminada o tempo todo, religiões que são confundidas com poder, o feminicídio que nunca esteve tão presente em nossa sociedade entre outros, nós decidimos fazer a divulgação da música usando exatamente o oposto:
Pequenas boas ações que fizessem a diferença na vida de alguém. Começamos divulgando uma campanha séria de doação que foi a Cruz Vermelha Brasileira. Na semana seguinte, colamos mensagens positivas em carros, portas de casa, caixas de correio.
E nesta última semana antes do lançamento uma campanha de pré-save nas plataformas digitais em que, a cada 5 pré-saves, doaremos 1kg de alimento em parceria com uma empresa chamada ServRio.
Cada um que ouve falar em Barcelona tem uma lembrança. Nós temos esperança de que após o dia 31 de julho as lembranças sejam cada vez melhores.
CONTINUE NO BLOG…
Música e tatuagem: como as artes se conectam?
Música e Tatuagem: que trecho de música você tatuaria?
Foto da capa: Photo by David Rüsseler on Unsplash