Fineline, Aquarela e Blackwork: Conheça os estilos

Saiba mais sobre o Fineline, a Aquarela e o Blackwork: Técnicas e conceitos de traços e preenchimentos para a sua tatuagem!

-

Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.

Existem muitos fatores que influenciam na hora de fazermos uma tatuagem. Fatores esses que determinam e dão personalidade ao desenho escolhido, o deixando mais simples, elaborado, colorido, leve, pesado, grande ou minimalista. Nesse texto vamos falar um pouco sobre os principais estilos da tatuagem: o Fineline, a Aquarela e o Blackwork.

Já sabemos que é muito importante a escolha do artista que irá interpretar sua vontade, sentimento e colocar a mão na massa, ops!, na pele. Imagina que você queira um desenho todo minimalista e caia em um tatuador que só trabalhe em… Blackwork! Vergonhoso, não é?

Mas, peraí, Tatto2me, Blackwork? Minimalista?

E você aí achando que fazer tatuagem é coisa simples e corriqueira.
Hoje, iremos falar sobre duas novas tendências e uma nem tão novinha assim: Fineline, Aquarela e Blackwork.

Hashtag vambora!

Encontre o tatuador e a inspiração perfeita para fazer sua tattoo.
Encontre os melhores estúdios de tatuagem e tatuadores na sua cidade, fique por dentro de todos os eventos e…tattoo2me.com


FINELINE

Em tradução livre, nada mais, nada menos do que “linha fina”. É uma técnica de traço muito fino, pontual e simétrico. Esse tipo de técnica soma ao desenho um aspecto de leveza, simplicidade e melhor acabamento, sem deixar de lado o poder e a expressividade. Para nós do Tatto2me, o lema do Fineline seria “menos é mais”.

Este tipo de técnica tem ficado cada vez mais popular, é uma boa pedida para quem ainda é inseguro para se aventurar em grandes obras de artes — no caso, a tatuagem mesmo — ou para quem procura algo simples e discreto. As tatuagens minimalistas podem ser delicadas, são modernas, dão personalidade ao visual sem chamar atenção e muitas vezes são tão suaves que mal parecem reais.

Minimalista é algo ou alguém que cultua o que é simples e elementar, meu caro Watson.

O conceito minimalista pode ser usado em várias áreas, inclusive na arte: Minimalismo surgiu, ainda, no século XX e seus artistas usavam em seus trabalhos uma quantidade limitada de processos, materiais e temas. A tatuagem minimalista segue o mesmo conceito de simplicidade, embora seja um sucesso para os tatuadores contemporâneos.

Normalmente, as tatuagens são pequenas, e apenas contornadas em cor preta. Quando pintadas, não se faz o uso de sombreamento. Muitas nem pintadas são.

Os desenhos mais comuns são:
Nomes, letras de músicas;
• Corações;
• Âncoras;
• Símbolo do infinito;
• Flechas;
• Animais.

@jesspaixaotattoo
@jesspaixaotattoo
@jesspaixaotattoo

Os lugares escolhidos para esse tipo de tattoo são, geralmente, as regiões das costelas, pulsos, dedos, pés, nuca e tornozelos.

A conceito Fineline é rápido de se aplicar e consequentemente doi menos (dependendo do desenho escolhido e local a ser feito), mas dizem as más línguas (ou serão boas?) que é altamente viciante.


AQUARELA

O estilo Aquarela ou “Watercolor” também é um dos estilos mais procurados atualmente. Seus desenhos se assemelham ao traço fluido feito com tinta aquosa, dando o efeito de delicados borrões. É uma técnica de preenchimento, ou seja, pintura de uma tatuagem. São traços únicos e nada óbvios. Se faz efeitos de respingos, manchas leves e fusões de cores para se montar uma imagem, complementando o desenho escolhido.

As principais características desse estilo de preenchimento são cores vibrantes e traços suaves que dão movimento e fluidez ao desenho.

As tatuagens neste estilo chamam atenção pela forma como as cores são expostas, como se fossem verdadeiras pinceladas sobre a pele. O que pode parecer uma simples mancha, na verdade é um processo minucioso para o efeito de Aquarela, que surgiu da evolução técnica das tatuagens e vem possibilitando aos tatuadores uma nova estética de trabalho. Com isso, a tatuagem vem se tornando muito mais do que um adereço na pele, mas obras de artes, já que nesta técnica o profissional precisa estar atento a sua capacidade de observação, pois as manchas e a fusão de cores são feitas na hora, sem a possibilidade de decalque, já que o resultado necessita ser o mais real possível.

São inúmeros os tipos de desenhos que somam com a Aquarela, podendo ser abstratos ou figurativos.

Listamos alguns desenhos que ganham a ideia de movimento, fluidez, leveza e contraste com a técnica:
Pássaros;
• Balões;
• Flores de lótus;
• Elementos marinhos;
• Música;
• Retratos e personagens;
• Mapas;
• Animais selvagens;
• Filtros dos sonhos;
• Geométricas.

@victoroctaviano
@victoroctaviano
@victoroctaviano

BLACKWORK

Essa é uma tendência no mundo da tatuagem que não é tão recente quanto a Fineline e Aquarela. Sua história até pode se confundir com o surgimento da própria tatuagem, já que os primeiros desenhos feitos em pele eram na cor preta.

Resumidamente, a técnica em Blackwork são desenhos feitos em preto. “Trabalho em preto”, como seu próprio nome diz. Mas o que seriam esses trabalhos em preto?

Bom, com a popularização dos Maoris e Tribais (falaremos desses estilos de tattoos em outro post), os tatuadores sentiram uma necessidade de aperfeiçoamento da técnica. Juntaram, então, um pouco da Geometria e do Pontilhismo (lá vem post!) e chegou-se ao que chamamos de Blackwork ou Neo Tribal, como também é conhecido o estilo.

Antes dessa “reformulação”, se é que podemos chamar assim, o Blackwork era uma alternativa à Cover Up e… Cover Up? Oi?!

Calma, a gente explica: Cover Up é a “técnica utilizada para cobrir uma tatuagem com outra tatuagem.” Voltando…

O conceito Blackwork era usado apenas como, digamos, conserto, pois diferente dos outros estilos, conceitos e técnicas, o “trabalho em preto” não se concentra muito em realismo, significados, mas sim no design da tatuagem.

Hashtag ornamental!

Se você curtiu o Blackwork, fica ligado que a técnica é a forma mais adequada para quem quer uma tatuagem que combine com a sua anatomia corporal. Desenhos simples e pouco sofisticados, como três linhas ou um desenho super trabalhado, que usa técnicas de sombreamento e até faz uso do espaço negativo do corpo, estão incluídas nesta técnica que usa também a geometria e o pontilhismo para criar um design único.

Mas atenção redobrada: o Blackwork é um dos estilos mais difíceis de trabalhar, os profissionais não podem dar margem de erros para os traços, que necessitam ser contínuos e perfeitos. Pode parecer simples, mas preencher grandes áreas continuamente e de maneira igual é um trabalho minucioso e dificílimo.

Os locais mais comuns para tatuagens em “Blackwork” são a região das costas, braços, antebraços, pernas e peitorais.

@ibrahimtattoo
@ibrahimtattoo
@ibrahimtattoo

Encontre o tatuador e a inspiração perfeita para fazer sua tattoo.
Encontre os melhores estúdios de tatuagem e tatuadores na sua cidade, fique por dentro de todos os eventos e…tattoo2me.com

Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!

Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.

Avatar
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Arte Intuitiva: Conheça o trabalho da tatuadora Thayana TBF

Meu nome é Thayana Britto, vulgo TBF, e sou a nova colaboradora do blog Tattoo2me!

Como é uma convenção de Tatuagem online

Vale a pena participar de eventos de tatuagem online?

Artista desde criança: Conheça a história da Johanna Halonen

O poder feminino invadiu o blog do tattoo2me e contamos a história da artista Johanna Halonen

Publicidade

Mais Populares

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

Significado da tatuagem de Lobo

Conheça o significado da tatuagem de lobo e veja mais de 30 inspirações de tatuagens desse animal que chama tanto a nossa atenção e está presente em tantas histórias.

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.