Fineline, Aquarela e Blackwork: Conheça os estilos

Saiba mais sobre o Fineline, a Aquarela e o Blackwork: Técnicas e conceitos de traços e preenchimentos para a sua tatuagem!

-

Existem muitos fatores que influenciam na hora de fazermos uma tatuagem. Fatores esses que determinam e dão personalidade ao desenho escolhido, o deixando mais simples, elaborado, colorido, leve, pesado, grande ou minimalista. Nesse texto vamos falar um pouco sobre os principais estilos da tatuagem: o Fineline, a Aquarela e o Blackwork.

Já sabemos que é muito importante a escolha do artista que irá interpretar sua vontade, sentimento e colocar a mão na massa, ops!, na pele. Imagina que você queira um desenho todo minimalista e caia em um tatuador que só trabalhe em… Blackwork! Vergonhoso, não é?

Mas, peraí, Tatto2me, Blackwork? Minimalista?

E você aí achando que fazer tatuagem é coisa simples e corriqueira.
Hoje, iremos falar sobre duas novas tendências e uma nem tão novinha assim: Fineline, Aquarela e Blackwork.

Hashtag vambora!

Encontre o tatuador e a inspiração perfeita para fazer sua tattoo.
Encontre os melhores estúdios de tatuagem e tatuadores na sua cidade, fique por dentro de todos os eventos e…tattoo2me.com


FINELINE

Em tradução livre, nada mais, nada menos do que “linha fina”. É uma técnica de traço muito fino, pontual e simétrico. Esse tipo de técnica soma ao desenho um aspecto de leveza, simplicidade e melhor acabamento, sem deixar de lado o poder e a expressividade. Para nós do Tatto2me, o lema do Fineline seria “menos é mais”.

Este tipo de técnica tem ficado cada vez mais popular, é uma boa pedida para quem ainda é inseguro para se aventurar em grandes obras de artes — no caso, a tatuagem mesmo — ou para quem procura algo simples e discreto. As tatuagens minimalistas podem ser delicadas, são modernas, dão personalidade ao visual sem chamar atenção e muitas vezes são tão suaves que mal parecem reais.

Minimalista é algo ou alguém que cultua o que é simples e elementar, meu caro Watson.

O conceito minimalista pode ser usado em várias áreas, inclusive na arte: Minimalismo surgiu, ainda, no século XX e seus artistas usavam em seus trabalhos uma quantidade limitada de processos, materiais e temas. A tatuagem minimalista segue o mesmo conceito de simplicidade, embora seja um sucesso para os tatuadores contemporâneos.

Normalmente, as tatuagens são pequenas, e apenas contornadas em cor preta. Quando pintadas, não se faz o uso de sombreamento. Muitas nem pintadas são.

Os desenhos mais comuns são:
Nomes, letras de músicas;
• Corações;
• Âncoras;
• Símbolo do infinito;
• Flechas;
• Animais.

@jesspaixaotattoo
@jesspaixaotattoo
@jesspaixaotattoo

Os lugares escolhidos para esse tipo de tattoo são, geralmente, as regiões das costelas, pulsos, dedos, pés, nuca e tornozelos.

A conceito Fineline é rápido de se aplicar e consequentemente doi menos (dependendo do desenho escolhido e local a ser feito), mas dizem as más línguas (ou serão boas?) que é altamente viciante.


AQUARELA

O estilo Aquarela ou “Watercolor” também é um dos estilos mais procurados atualmente. Seus desenhos se assemelham ao traço fluido feito com tinta aquosa, dando o efeito de delicados borrões. É uma técnica de preenchimento, ou seja, pintura de uma tatuagem. São traços únicos e nada óbvios. Se faz efeitos de respingos, manchas leves e fusões de cores para se montar uma imagem, complementando o desenho escolhido.

As principais características desse estilo de preenchimento são cores vibrantes e traços suaves que dão movimento e fluidez ao desenho.

As tatuagens neste estilo chamam atenção pela forma como as cores são expostas, como se fossem verdadeiras pinceladas sobre a pele. O que pode parecer uma simples mancha, na verdade é um processo minucioso para o efeito de Aquarela, que surgiu da evolução técnica das tatuagens e vem possibilitando aos tatuadores uma nova estética de trabalho. Com isso, a tatuagem vem se tornando muito mais do que um adereço na pele, mas obras de artes, já que nesta técnica o profissional precisa estar atento a sua capacidade de observação, pois as manchas e a fusão de cores são feitas na hora, sem a possibilidade de decalque, já que o resultado necessita ser o mais real possível.

São inúmeros os tipos de desenhos que somam com a Aquarela, podendo ser abstratos ou figurativos.

Listamos alguns desenhos que ganham a ideia de movimento, fluidez, leveza e contraste com a técnica:
Pássaros;
• Balões;
• Flores de lótus;
• Elementos marinhos;
• Música;
• Retratos e personagens;
• Mapas;
• Animais selvagens;
• Filtros dos sonhos;
• Geométricas.

@victoroctaviano
@victoroctaviano
@victoroctaviano

BLACKWORK

Essa é uma tendência no mundo da tatuagem que não é tão recente quanto a Fineline e Aquarela. Sua história até pode se confundir com o surgimento da própria tatuagem, já que os primeiros desenhos feitos em pele eram na cor preta.

Resumidamente, a técnica em Blackwork são desenhos feitos em preto. “Trabalho em preto”, como seu próprio nome diz. Mas o que seriam esses trabalhos em preto?

Bom, com a popularização dos Maoris e Tribais (falaremos desses estilos de tattoos em outro post), os tatuadores sentiram uma necessidade de aperfeiçoamento da técnica. Juntaram, então, um pouco da Geometria e do Pontilhismo (lá vem post!) e chegou-se ao que chamamos de Blackwork ou Neo Tribal, como também é conhecido o estilo.

Antes dessa “reformulação”, se é que podemos chamar assim, o Blackwork era uma alternativa à Cover Up e… Cover Up? Oi?!

Calma, a gente explica: Cover Up é a “técnica utilizada para cobrir uma tatuagem com outra tatuagem.” Voltando…

O conceito Blackwork era usado apenas como, digamos, conserto, pois diferente dos outros estilos, conceitos e técnicas, o “trabalho em preto” não se concentra muito em realismo, significados, mas sim no design da tatuagem.

Hashtag ornamental!

Se você curtiu o Blackwork, fica ligado que a técnica é a forma mais adequada para quem quer uma tatuagem que combine com a sua anatomia corporal. Desenhos simples e pouco sofisticados, como três linhas ou um desenho super trabalhado, que usa técnicas de sombreamento e até faz uso do espaço negativo do corpo, estão incluídas nesta técnica que usa também a geometria e o pontilhismo para criar um design único.

Mas atenção redobrada: o Blackwork é um dos estilos mais difíceis de trabalhar, os profissionais não podem dar margem de erros para os traços, que necessitam ser contínuos e perfeitos. Pode parecer simples, mas preencher grandes áreas continuamente e de maneira igual é um trabalho minucioso e dificílimo.

Os locais mais comuns para tatuagens em “Blackwork” são a região das costas, braços, antebraços, pernas e peitorais.

@ibrahimtattoo
@ibrahimtattoo
@ibrahimtattoo

Encontre o tatuador e a inspiração perfeita para fazer sua tattoo.
Encontre os melhores estúdios de tatuagem e tatuadores na sua cidade, fique por dentro de todos os eventos e…tattoo2me.com

Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!

Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.

Fernanda Moraes
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.