Capittoo: um texto sobre nós.

Hoje parei alguns minutos a mais em frente ao espelho e questionei-me: quem é Capittoo?

-

Eu escrevi muitos textos para chegar até aqui. Não é fácil escrever sobre você e trazer esperança para mulheres diante de uma pandemia global em meio a tanta coisa que nós, mulheres, passamos. Mas meu objetivo no mundo é mostrar que as coisas podem ser mais bonitas. Seja para vocês ou para mim.

Hoje parei alguns minutos a mais em frente ao espelho e questionei-me: quem é Capittoo? Capittoo poderia ser muita coisa, “mais mulher do que eu era homem” – como diz Machado de Assis em Dom Casmurro -, pode ser esperança, pode ser a moça da limpeza que trabalha horas por dia para ganhar um salário mínimo, pode ser a professora em tempos de EAD tentando chamar a atenção do aluno por uma webcam, pode ser uma tatuadora falida com o sonho de abrir um studio próprio. Capittoo pode ser você que está lendo até aqui.

“Mais mulher do que eu era homem”

Machado de Assis em Dom Casmurro

Esta Capittoo, que está digitando, é uma mulher de muita luta. É uma mulher que chora, que erra, se arrepende. É uma mulher que se orgulha do que se tornou hoje. É uma mulher que escreve este texto com lágrimas no rosto porque sabe que está difícil para todos nós. Esta Capittoo tem emoções que nem ela mesma sabe expressar. Ela sente, ela ama, ela planeja, ela batalha. Ela te entende e, por muitas vezes, surta porque seria muito mais fácil ser um homem em várias das situações que ela passa.

Diante do espelho, vi uma mulher. E, através de meus olhos, vi minhas cicatrizes. Não foram poucas. Relacionamentos abusivos tanto familiares quanto amorosos, a dor da fome, do desespero de não saber se teria o que comer no dia seguinte, a dor de enxergar um mundo de uma forma diferente.

Dói acreditar que as pessoas são boas e ser passada para trás por elas. Decepções com os demais. Decepções comigo mesma. Talvez por eu ser sonhadora demais e acreditar num mundo no qual vivamos sem medo. Sem medo de andar na rua, sem medo de namorar alguém, sem medo de amar, de ser feliz. A gente anda tão machucado que não se entrega para mais nada além de nós mesmas e, por muitas vezes, nossa dedicação faz com que enfrentemos algumas pedras no caminho de nossa jornada profissional.

Ser uma mulher que fala por outras mulheres é muito difícil. Mas eu sabia que seria um caminho árduo. Dedos apontados nunca nos fazem bem e por muitos anos isso me doeu. Doeu tanto que pensei de inúmeras formas que seriam simples para acabar com isso tudo de vez. Seria fácil demais. Mas ser Capittoo não é fácil, nunca foi. Ser Capittoo é além de uma menina que tinha o sonho de ser artista. E tenho certeza de que se um homem agisse como eu, ele seria visto como alguém que leva sua vida profissional a sério. Eu só sou uma mulher difícil de lidar mesmo tendo as mesmas atitudes.

E, hoje, posso dizer em alta voz o porquê de eu ainda não ter desistido: Sutiãs foram queimados por mim, por você. Mulheres se tornaram apoio de outras mulheres, crianças estão aprendendo o significado de “não”, tatuadoras mulheres estão crescendo cada vez mais no mercado. Mulheres saem de suas casas para sustentar suas famílias. Mulheres enfrentam o mundo todos os dias porque aqueles caras que levam suas vidas profissionais a sério não dão conta de tudo o que a mulherada dá. A minha esperança é de que conquistemos cada vez mais um espaço que nos foi roubado. Nós merecemos tudo aquilo que lutamos para ter. E, enquanto eu puder dar voz para aquela mulher que está com um nó na garganta, eu vou gritar por ela!

Mulheres livres incomodam muito ao entorno. Já estou calejada demais para me importar com o que podem achar de mim. E eu estou aqui por você. Estou aqui por minha irmã, por minhas amigas, por aquela mocinha do ônibus, por aquela moça andando na rua à noite. Estou aqui para cada uma de vocês!

E por mais que pareça que tudo esteja desabando, lembrem-se que somos Capittoo. Somos muito mais do que achamos que poderíamos ser. Oblíquas e dissimuladas, mulheres fortes que já nascem prontas para nossas batalhas diárias. E, quando o mundo estiver desmoronando sobre suas cabeças, não deixem de lembrar que nenhum fardo é nos dado sem um propósito. E o nosso propósito é sermos cada vez mais donas de nós mesmas.

Feliz mês da mulher para todas nós.

Nós merecemos.

Continue em nosso blog =)

Matérias recentes

Capittoo
Capittoo
Tatuadora em São Paulo, formada em Letras, fazedora de post no Instagram que fala por cada mulher dessa profissão.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.