Uma Luz No Fim Do Clipcord.

A insegurança de um tatuador não é coisa da sua cabeça. Fique tranquilo quanto a isso.

-

Eu demorei muito para aparecer por aqui porque por muitas vezes é necessário parar, respirar fundo para podermos caminhar novamente. É difícil demais estar no caminho da tatuagem enquanto muitos acreditam que é fácil.

Todos os dias pensamos em desistir – falo por todos nós.

E eu não viria aqui se não fosse para abraçá-los e deixar um grãozinho de esperança no coração de quem se dispõe a ler tudo isso daqui!

Encontrarmos nosso valor é uma caminhada árdua. É um caminho com muitas pedras. Mas, por qual motivo não usamos estas pedras para fazermos degraus?

Eu sou da teoria de que tatuadores devem ser como motoqueiros: se um cai, todo mundo desce da moto para ajudar. e por isso estamos aqui.

Perguntei para algumas pessoas sobre seus medos e receios quando iniciaram na tatuagem. O coro foi unânime: ninguém acredita num iniciante.

Ouvi relatos de pessoas que só conseguiam trabalhar na tatuagem cobrando 50 reais porque ninguém acreditava no seu potencial. “Tudo isso?” – ele ouvia quando um valor acima era cobrado.

Assim como também ouvi sobre espaços que cobram valores de % exorbitantes enquanto as aprendizes tinham de lavar banheiro e não aprendiam a tatuar – o que era o objetivo ali.

Está cada vez mais difícil de iniciar num studio tatuando. Muitos vendem uma ideia de equipe extraordinária, como numa empresa dos sonhos, te trazendo clientes, te divulgando e com o tempo este trabalho é deixado de lado e a % cobrada já não faz mais sentido, pois para se sustentar, o próprio tatuador é quem precisa ir atrás de seus clientes.

Quando estudamos um pouco sobre administração de empresas, percebemos que este sonho se torna um pesadelo. Não é porque o marketing de studio-família diz que seja fácil trabalhar ali que realmente, seja.

Uma empresa é um barco.

Quando um faz algo de ruim, todos podem afundar.


A insegurança de um tatuador não é coisa da sua cabeça. Fique tranquilo quanto a isso.

Todos nós sentimos a mesma coisa, mas de formas diferentes. Muitos já carregam esta insegurança por sua bagagem, porém ela é posta em evidência quando passamos por espaços que vêem potencial naquele profissional e, por medo de perdê-lo, fazem de tudo para que ele não cresça mais do que o necessário para permanecer ali.

Seu trabalho deve ser tão respeitado quanto você.

E, se em algum momento, você perceber que não é justa como está sendo tratado, fuja!

Eu sei que pode parecer radical demais, mas, acredite: tenho uma vasta experiência de fugir de lugares que tentam me trancar dentro de um vaso impedindo, por poda, que eu cresça.

Mas eu não poderia deixar de dar esperança para vocês!

Por muitas vezes ouvi pessoas da tatuagem de várias décadas e é possível perceber que o empreendedorismo da tattoo está sempre em movimento. Traçando uma linha histórica, antigamente os clientes buscavam estúdios e eles faziam o nome de um tatuador.

Estúdios de porta estão cada vez perdendo seus espaços para tatuagens com hora marcada.

Muitos podem achar que a tatuagem está tomando um rumo não muito viável, porém, quando se pára para analisar, tatuadores que atendem com agendamentos espaçados podem dar uma atenção maior ao cliente, ao atendimento, à arte. Isso tudo faz parte de um marketing que ninguém imaginou que uma profissão marginalizada chegaria.

Tatuadores com estas organizações estão podendo aprimorar mais ainda seus estudos e estão sendo capazes de fazerem artes que provavelmente Saylor Jerry não imaginou!

Além dos espaços privados, é possível que encontremos um novo formato de estúdio: o Coworking.

Ele se resume a um espaço sem vínculo fixo com o tatuador, permitindo que ele alugue macas – tanto por hora quanto diário – e atenda seus clientes da melhor forma possível. O que seria cobrado 50% num estúdio sendo que você mesmo faz a divulgação do seu trabalho e capta clientes, você pode pagar até 30% apenas num Coworking e utilizar o restante do salário como uma bonificação por todo trabalho por trás da tattoo.

Em São Paulo, mais precisamente na República, eu conheci o espaço Tattoo Time.

É um dos primeiros espaços Coworking com aluguel de maca que permaneceram após a pandemia – infelizmente muitos autônomos precisaram parar diante da situação do país.

Mas algo me chamou a atenção neste espaço por isso estou falando sobre ele: é um studio que, por mais que o tatuador não tenha vínculo, eu vi o incentivo que o dono dá para tatuadores iniciantes.

Lembrei-me do meu começo na tatuagem e senti uma pontinha de inveja (risos).

Se alguém acreditasse em mim como o dono deste espaço acredita nos iniciantes que agendam ali, eu estaria feita!

Durante meus 5 anos no meio da tatuagem (e 3 como tatuadora), recebi todo tipo de proposta para estúdios.

E percebi que muitos espaços exigem uma fidelidade financeira sua com 30 clientes pelo menos, um salário altíssimo e 5 anos de experiência para você ser apto a entrar na lista de possíveis funcionários no studio.

Num cenário pós-pandêmico é muito difícil para tatuadores que passaram 2 anos com altos e baixos, sem sequer ter a oportunidade de evoluir por muitas vezes não poderem sair de casa.

O Cowoorking começa a fazer mais sentido depois deste texto, né?! Pra mim também fez!

♀️ Capittoo

🎨 Tatuagens Blackwork e Colorido
🖋 Coberturas de tatuagens
🌎 SÃO PAULO/SP
👇 Agenda sempre aberta!

linklist.bio/Capittoo

Capittoo
Capittoo
Tatuadora em São Paulo, formada em Letras, fazedora de post no Instagram que fala por cada mulher dessa profissão.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.