César Augusto: Ressignificando a tatuagem “comercial”

O artista César Augusto é especialista em tatuagens ornamentais, mandalas e é fã do Pontilhismo, mas conta sobre sua relação com as tatuagens comerciais.

-

César Augusto iniciou sua carreira na tatuagem “tarde”, segundo ele. Aos 35 anos, resolveu largar tudo e se aventurar nas artes. O artista é natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e, atualmente, além de atender em sua cidade, também tem clientela garantida em São Paulo. São 13 anos de história na tattoo, desde de que ele iniciou um curso no renomado Estúdio Verani Tattoo, também em Porto Alegre.

“Iniciei com o curso do Verani Tattoo, aqui em Porto Alegre. E logo me tornei aprendiz do estúdio. Acho que ter largado tudo que eu fazia foi marcante. Ter fechado algumas parcerias com vocês do Tattoo2me, pra mim, também foi muito importante. Isso é massa e dá frio na barriga!” brinca o artista.

O HIGH SPACE CURSOS – A ESCOLA DE TATTOO

Hoje, César Augusto tem seu próprio estúdio de tattoo, O High Space Tattoo, em Porto Alegre, e de 2 em 2 meses tem agenda fechada em São Paulo, no estúdio Ita Tattoo Club.
Seu estúdio, inclusive, deu frutos e César Augusto está à frente do High Space Cursos, uma espécie de escola da tattoo onde o artista ensina tudo aquilo que aprendeu com sua experiência em tattoos ornamentais, Pontilhismo, Geometria e tattoos ditas comerciais.

“O projeto começou há um ano e a ideia surgiu pela quantidade de pessoas que vinham me procurar para buscar dicas de assuntos variados, mas muitas dicas de início da tattoo. Aí, me dei conta que, hoje, as pessoas tem o acesso muito fácil a algumas informações da tatuagem. Eu considero isso muito bom, mas por outro lado a tatuagem é uma atividade muito manual, então, fica faltando algo. Vi as pessoas deletando a parte da Bio Segurança, teve gente me procurando porque a máquina não funcionava, também não tinham noção sobre regulagem da máquina. Tudo muito inicial mesmo. 
Foi aí que eu criei uma turma experimental de 4 alunos e o resultado foi que eu curti demais a troca que rolou.
Hoje, depois de um ano, o funcionamento da escola acontece em sala própria para aulas teóricas e práticas com todo material. Ainda são turmas de 4 pessoas e resolvemos dividir o custo do curso nesses 4 alunos. Isso, pra mim, é uma inovação e costumo chamar de Coworking de aulas.” brinca César Augusto.

O High Space Cursos fica localizado em um bairro central de Porto Alegre, possibilitando, assim, a vinda de alunos de toda cidade. César conta que o público-alvo da escola é bem amplo e que qualquer pessoa interessada no universo da tatuagem, é bem vinda.

“Acredito que a forma de se entrar na tattoo tenha mudado demais nos últimos anos. Temos uma certa facilidade com materiais acessíveis e baratos, a facilidade de informações pela internet, facilidade na divulgação dos trabalhos e tantos outros fatores, como as próprias redes sociais. Os iniciantes tem o direito de aprender e nós, como profissionais mais antigo e que já acumulamos algum conhecimento, temos o dever de passar essas informações.”

PONTILHISMO, GEOMETRIA E TATUAGENS COMERCIAIS

O artista é referência em seu estilo Ornamental e Geométrico e carrega traços exclusivos em seus trabalhos. Mas, tem uma certa preferência pelo estilo Pontilhismo e conta que tem ressignificado as tatuagens menores e mais procuradas pelo público, ou seja, as tattoos ditas “comerciais”.


“Meu estilo, hoje, seria o Geométrico, o Pontilhismo. Mas eu curto demais as Mandalas… E o Blackwork floral também. Acho que não tenho um estilo só: até coloridos, pequenos, eu curto fazer. Curto demais fazer trabalhos comerciais, como se fala. São escritas e símbolos simples, em geral. Tenho um carinho bem especial com esse tipo de tattoo: Acredito que muito da tattoo, é o que ela vai representar para a pessoa. Às vezes, um trampo comercial, simples e pequeno, pode ter um valor gigante para o cliente. E isso, quando respeitado, é muito gratificante!”

César completa e diz que sempre respeita a ideia do cliente na criação de desenhos e projetos. “Costumo dar o pontapé inicial com um desenho feito na primeira conversa, e vamos trocando ideia e afinando. Claro que dou muita ideia e opinião sobre alguns detalhes. Por exemplo, meus trabalhos geométricos partem, basicamente, de referências de trabalhos de tatuadores que eu admiro e tenho como referência. Quando estou criando algum projeto, costumo ter muitas referências abertas por perto e utilizo um processo bem manual para o primeiro esboço da criação: Uso papel milimetrado, compasso, réguas e grafites de cores diferentes. Quando chego em um ideia que considero legal, aí sim transfiro o processo de finalização para o iPad.”

E aí, ficou curioso para entender melhor o processo do artista? Melhor que isso é acompanhar todos os projetos aqui no Instagram do artista.


CONTINUE NO BLOG…

45 inspirações de tatuagens masculinas tribais
Conheça o fenômeno das tatuagens florais em Blacwork e Fineline
Despigmentação de tatuagem à laser: saiba tudo!


Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!
Faça a sua busca de estúdio em nosso site, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, compartilha em suas redes sociais para que o nosso texto chegue à outras pessoas.






Fernanda Moraes
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.